segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

RJ: polícia prende 3 em casa com 42 pés de maconha no quintal

Três pessoas foram detidas numa residência da Rua 27, em Itaipu, região oceânica de Niterói, na Grande Rio, na manhã desta sexta-feira. No quintal da casa, havia uma plantação de maconha. Inicialmente, foi divulgado que seriam 35 pés, mas a perícia verificou mais tarde que eram na verdade 42. A plantação está sendo examinada por peritos do Instituto de Criminalística.

De acordo com a assessoria da Polícia Civil, agentes da 77ª DP chegaram ao imóvel depois de receberem uma denúncia anônima sobre o cultivo da droga. No local, os policiais apreenderam ainda uma balança de precisão e uma estufa.

Os suspeitos foram levados à delegacia para prestar esclarecimentos.

Fonte: Portal TERRA

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Passo da Semana (27 a 05/03): 10º - SERVIR

  
Senhor, SERVINDO, a exemplo de Maria, nossa mãe e de todos, queremos, gratuitamente, fazer dos excluídos os nossos preferidos, através da Pastoral da Sobriedade.

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Programa Pastoral da Sobriedade na FM Dom Bosco 96,1 - Amanhã

 Acompanhe e participe:



Programa da Pastoral da Sobriedade
Fortaleza na FM DOM BOSCO 96,1:



 Todo Domingo às 13:00hs.


Acompanhe também pela internet:

"Sobriedade e Paz, só por Hoje, graças a Deus".

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Pai fala sobre vício de Charlie Sheen: 'É como um câncer'

Martin Sheen disse que o filho precisa de 'amor' para vencer o vício em drogas.


Martin Sheen, pai de Charlie Sheen, disse em entrevista ao programa "The Way" que o filho precisa de "amor" para vencer o vício em drogas. E comparou a doença do ator a câncer.

"É como se ele tivesse um câncer. Temos de tratá-lo do mesmo jeito com que faríamos com alguém doente, com amor e preocupação. É o que tentamos fazer por ele. Charlie é um homem extraordinário", disse o ator.

Charlie Sheen foi internado no fim de janeiro depois de sentir fortes dores após festinha com atrizes pornô e cocaína em sua casa. O ator está em reabilitação domiciliar.

Fonte: Site EGO

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Pastoral da Sobriedade amplia ação

Descobrir uma vida nova em Cristo, livre das drogas e do alcoolismo, é a meta da Pastoral da Sobriedade no Cariri.


Dom Fernando Panico, bispo da Diocese do Crato, quer expandir a nova ação pastoral a 32 Municípios
FOTO: ELIZÂNGELA SANTOS

 Crato. Preocupada com o contexto considerado como de degradação moral, a Diocese de Crato está implantando, em cerca de 30 Municípios de sua jurisdição, a "Pastoral da Sobriedade", que consiste numa Ação da Igreja Católica na prevenção e recuperação da dependência química.

Neste fim de semana, está sendo realizado na Paróquia de São Francisco das Chagas, em Juazeiro do Norte, um Curso de Capacitação que tem como objetivo a formação de agentes pastorais da sobriedade. A solenidade de abertura contará com a presença de Dom Fernando Pânico, que pretende expandir a Pastoral aos 32 Municípios da Diocese do Crato.

"Vivemos numa época em que nossas vidas e nossos valores são conduzidos pela tirania do mercado. Somos medidos pelo poder de consumo. Todos os dias nos são postos que só seremos felizes se usarmos isto ou aquilo. Todos os exageros são totalmente permitidos pela sociedade. É natural o uso de drogas licitas ou ilícitas entre os adolescentes. Na busca de um prazer imediato, tudo é permitido. A essência da vida está ameaçada", avalia o documento da Pastoral da Sobriedade.

A campanha nasceu em 1998, na 36ª Assembleia dos Bispos do Brasil, para responder à delicada questão do uso de drogas. E hoje, vai além. Trata de qualquer tipo de dependência - química ou não - vícios, manias, compulsões ou pecados. O primeiro núcleo da Diocese de Crato foi implantado há três anos, na Paróquia de São Francisco das Chagas, de Juazeiro do Norte, com o apoio do Frei Barbosa.

A coordenadora da Pastoral é Teresinha Siebra Correia. Ela explica que, além das visitas às famílias envolvidas com o problema das drogas, é realizada uma reunião semanal, quando são repassadas e discutidas as orientações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Durante as reuniões, segundo Teresinha, é proposto o Programa de Vida Nova, por meio da vivência dos 12 Passos da Sobriedade Cristã: admitir, entregar, confiar, arrepender-se, renascer, confessar, reparar, professar a fé, orar e vigiar, servir, celebrar e festejar.

A Pastoral busca implantar grupos de autoajuda nas paróquias e desenvolver a formação permanente dos agentes já capacitados, sempre com o objetivo de recuperar todo e qualquer tipo de dependente químico. O monsenhor João Bosco Cartaxo Esmeraldo, reitor do Santuário Diocesano do Crato, define a Pastoral como um trabalho conjunto que visa a integração entre todas as Pastorais, movimentos, comunidades terapêuticas, casas de recuperação para, por meio da "Pedagogia de Jesus - Libertador", resgatar e reinserir os excluídos, propondo uma mudança de vida pela conversão. "É uma resposta da Igreja a uma problemática social", justifica o monsenhor.

Luta pela vida

Considera-se que 25% da população brasileira está, direta ou indiretamente, ligada ao fenômeno das drogas.
Cada vez mais cedo os adolescentes entram em contato com as drogas, carregando consigo, em média, quatro outras pessoas, chamadas de codependentes, membros da família e amigos.

Assim, a Pastoral da Sobriedade capacita aqueles que, de alguma maneira, se identificam com a causa e desejam lutar pela vida, tornando-se um agente da Pastoral da Sobriedade. As atividades iniciam-se por meio da abertura do Grupo de Auto-Ajuda da Sobriedade nas paróquias, que atua na prevenção e na atuação política da região.

MAIS INFORMAÇÕES:

Paróquia de São Francisco
Rua São Benedito, 517
Juazeiro do Norte - Região do Cariri
Telefone: (88) 3511.4523

Fonte: Diário do Nordeste

Viciados em Brasília vivem até dentro de esgotos para consumir crack

Em uma reportagem especial, o Bom Dia Brasil revela o drama da droga na capital do Brasil. Vidas na escuridão são destruídas pelo crack.

Imagens fortes mostram pessoas vivendo como ratos, em esgoto. Gente que abandonou a vida por causa das drogas. São flagrantes gravados pela equipe de reportagem do Bom Dia Brasil a poucos quilômetros de Brasília e até mesmo no centro da capital federal. O avanço do tráfico e o caminho desse comércio são conhecidos da polícia. O resultado é um quadro de degradação.

O número de viciados em crack tem aumentado assustadoramente, e são cada vez mais jovens. Trata-se de um combate que só será possível se for feito de maneira integrada, com participação da Polícia Federal, que cuida das fronteiras, e das polícias Civil e Militar de Goiás e do Distrito Federal.

Vidas na escuridão são destruídas pelo crack. “Eu dei brecha e deixei o diabo entrar, invadir e destruir. E me levou para esse mundo”, conta um homem. “Comecei na maconha, depois bebida, depois a ‘merla’ e depois esse ponto final”, relata outro homem. “A química já tomou conta do meu organismo. Eu não consigo ficar sem tomar”, diz uma mulher.

Na cidade de Ceilândia, a 25 quilômetros de Brasília, encontramos usuários de crack vivendo nos subterrâneos da rede de esgoto. Muitos dependentes do crack vão até os bueiros para consumir a droga. Mas muitos deles também já perderam tudo, não têm mais onde morar e passam a maior parte do tempo nos bueiros. É onde eles vivem.

Uma mulher de 40 anos perdeu o emprego e já esteve presa. Deixou os três filhos. “Só destruição, só destruição”, lamenta. São como vidas quase invisíveis para quem passa lá fora. “É o que eu mais sonho na minha vida é poder andar de cabeça erguida. Não como um bicho, como um resto”, sonha um viciado.

Ao longo da linha do metrô, o tráfico é feito à luz do dia. Um casal dá dinheiro a um traficante. Ele entrega as pedras de crack e esfrega a mão na roupa para tirar os resíduos. Usuários preparam os cachimbos para queimar as pedras e fumar a droga. O pastor evangélico Luciano Gonzaga faz um trabalho de assistência com os viciados em crack de Ceilândia.

“Esse lugar aqui, para mim, é o último estágio. A pessoa morar dentro de um esgoto significa que ela está morando no lixo”, observa o pastor.

No centro de Brasília, mais flagrantes: um rapaz traz um par de tênis para um homem de boné, que é o traficante. Outro traz óculos. É o pagamento pelo crack. Um adolescente traz dinheiro e recebe a droga. Outro homem compra o crack, dá uma pedra para um menino e se esconde com uma mulher embaixo de um cobertor para fumar a droga. Depois, fuma com o menino.

“Com certeza é uma epidemia”, aponta o psiquiatra Rafael Boechat, que também é professor da Universidade de Brasília (UnB). Boechat trabalha com dependentes de droga há uma década. Nos últimos cinco anos, viu crescer o número de viciados em crack. São cada vez mais jovens e de todas as classes sociais.

“Acho que nós estamos perdendo uma geração bastante jovem entrando nessa droga, que é muito pesada. Com isso, o país perde muito. Perde mão de obra e toda uma geração”, afirma o psiquiatra Rafael Boechat.

Segundo a polícia, até chegar a Brasília, o crack percorre um longo caminho. A pasta base da cocaína vem da Bolívia, entra no Brasil por Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Em laboratórios clandestinos em Goiás, a pasta base é misturada a produtos químicos para fazer as pedras de crack, que chegam a Brasília. Em 2010, a polícia apreendeu 35 quilos de pedras de crack em Brasília, três vezes mais do que no ano anterior.

“Nós temos de trabalhar de maneira bastante determinada para pegar os narcotraficantes. Trabalhos estes que têm de ser integrados e coordenados por uma inteligência única, que possa fornecer elementos para as autoridades policiais trabalharem de uma maneira mais eficaz no combate às drogas”, explica Daniel Lorenz de Azevedo, secretário de Segurança Pública do Distrito Federal.

Mas só a repressão não basta. É preciso tratar os dependentes, afirma o psiquiatra Rafael Boechat, que critica a omissão dos governos.

“O custo do tratamento em si é barato. A gente precisa de pessoas, de profissionais treinados e de estrutura física simples. Isso é bem barato, se comparado a todo prejuízo que a droga causa. A gente sabe que tem o que fazer, sim, e não está se fazendo porque não é prioridade”, conclui Boechat.

A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal disse ainda que existe a preocupação de identificar, além do pequeno fornecedor que atua nas ruas, os médios e grandes traficantes que agem na região do entorno do Distrito Federal.

Fonte: Bom Dia Brasil

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Em Honduras lei antifumo quer limitar cigarro até em residências

Uma nova lei que passou a valer na segunda em Honduras, na América Central, bane o fumo na maioria dos locais públicos fechados.

A regra não chega a proibir o fumo em casa, mas tem uma brecha que permite fazer denúncias sobre fumo passivo em residências.

Uma violação da lei pode render de advertência verbal até prisão e multa de US$ 311 (R$ 520), o equivalente a um salário mínimo do país.

Até grupos antitabagistas suspeitam que essa parte da lei não vai funcionar.

"Parece que a intenção é educar por meio de reclamações, algo que não acho possível", diz Armando Peruga, da Iniciativa por um Mundo Livre do Tabaco, da OMS (Organização Mundial da Saúde).

Peruga elogia o país por adotar uma lei antifumo abrangente, lembrando que Honduras é só a 29ª nação a adotar esse tipo de regra entre os 193 membros da OMS.

Além de vetar o cigarro em locais fechados, a lei exige que o fumante fique a pelo menos 1,8 metro de um não fumante em locais abertos.

A publicidade de cigarros também fica proibida. Os maços terão que exibir fotos de pulmões afetados pelo câncer.

Em Honduras, 30% da população fuma. Para cada dólar que a indústria de cigarros ganha por lá, o país gasta US$ 10 para combater doenças relacionadas ao fumo.

Autor: ASSOCIATED PRESS
Fonte: Folha de São Paulo

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Polícia apreende 14 mil

A Polícia Federal apreendeu cerca de 14 mil comprimidos de ecstasy, no aeroporto de Belém (PA). Toda a droga foi encontrada dentro de uma lixeira de um banheiro do aeroporto.

Segundo a polícia, os comprimidos vieram da cidade de Cruzeiro do Sul, município a 648 km de Rio Branco (AC). Os policiais avaliaram o material em R$ 1 milhão e acreditam que a droga seria vendida no Carnaval.

Ninguém foi preso. A Polícia Federal irá analisar as imagens do circuito interno para localizar os responsáveis pela droga.

Fonte: R7

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Programa da Pastoral da Sobriedade na FM Dom Bosco - 20/02/2011

Aconteceu ontem Domingo (dia do Senhor), mais um Programa da Pastoral da Sobriedade na FM Dom Bosco 96,1. Programa esse que já é referência no início das tardes de Domingo.

Quem conduziu o Programa foi o Srº Luís, Coordenador Arquidiocesano da Pastoral da Sobriedade Fortaleza, onde vivenciamos o 9º PassoOrar e Vigiar dos 12 que fazem parte do Programa de Vida Nova. Programa esse que é baseado na palavra de Deus, na Doutrina da Igreja, nos Sacramentos e na Pedagogia de Jesus Cristo libertador para nos levar a uma conversão.


A leutura do dia Fl 4, 4-9, ficou por conta de Regina, Coordenadora do Grupo do Santuário Nossa Senhora da Assunção.

Reflexão - Dá-me a Tua Paz

              A Alegria verdadeira para o cristão e para quem está vivenciando este Programa de Vida Nova está baseada na salvação que vem de Jesus.
         
              Alegrem-se no Senhor porque o Senhor é bom, mensageiro da Paz e está próximo de nós. Que nada pertube a vossa sobriedade, só por hoje.

              Vamos praticar com Sobriedade e com Paz o que ouvimos e aprendemos no Senhor porque é o Deus da Paz que estará sempre conosco para que sejamos sóbrios na oração, vigilantes nas tribulações e perseverantes na justiça, na vida digna e solidária que nos levará à paz.


Os avisos e comentários sobre o Blog, ficaram com Giuliano (Blogueiro da Sobriedade Fortaleza e Reg. NE I), onde informou aos ouvintes novidades no end. eletrônico além do I CHÁ DA VIDA da Pastoral da Sobriedade Fortaleza, que será realizado no dia 21/05/2011 às 18:00hs, na àrea Pastoral do Santuário Nossa Senhora da Assunção. Mais detalhes no decorrer dos programas e no próprio Blog.


Agradecemos a participação de todos que ligaram, em especial, aos que conseguiram falar ao vivo com a gente:





 Lembramos que Domingo que vem dia 28/02,  se Deus quiser, teremos mais um Programa da Pastoral da Sobriedade na Fm Dom Bosco, 96,1 às 13:00hs. Acompanhe e participe.


"Sobriedade e Paz, só por Hoje, graças a Deus".

Curso de Capacitação de novos Agentes 2011.1 - Diocese do Crato

É com alegria em nosso Senhor Jesus Cristo que convidamos à todos os irmãos da Diocese de Crato a virem participar da 1ª Capacitação de Novos Agentes da Pastoral da Sobriedade nesta diocese, que acontecerá dos dia 25 à 27 de Fevereiro de 2011. A Capacitação será ministrada pela Equipe de Formação da Pastoral da Sobriedade.

A Coordenação de Formação da Pastoral da Sobriedade agradece o apoio de Dom Fernando (Bispo local), Monsenhor Bosco, Frei Barbosa e de toda a Cordenação Diocesana da Pastoral da Sobriedade de Crato.

Esperamos que nosso Senhor Jesus Cristo possa vim a derramar suas bençãos e graças sobre todos os participantes, e que eles possam assimilar a verdadeira missão da Pastoral que é "Fazer dos Excluídos os Nossos Preferidos".



"Sobriedade e Paz, só por Hoje, graças a Deus".

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Passo da Semana (20 a 26/02): 9º - ORAR E VIGIAR

Senhor, ORANDO e VIGIANDO para não cair em tentação, seremos perseverantes nos teus ensinamentos. Dá-me a Tua Paz!.

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Programa Pastoral da Sobriedade na FM Dom Bosco 96,1 - Amanhã

 Acompanhe e participe do:



Programa da Pastoral da Sobriedade
Fortaleza na FM DOM BOSCO 96,1:

           
Todo Domingo às 13:00hs.




"Sobriedade e Paz, só por Hoje, graças a Deus".

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

MP quer coibir consumo de bebidas alcoólicas em cidade do RN

A Promotoria de Justiça de Monte Alegre expediu uma recomendação a respeito da proibição de venda de cigarros e bebidas alcoólicas a crianças e adolescentes.

O documento cita também a proibição da entrada e permanência dos menores em estabelecimentos de bilhar, sinuca ou demais casas de jogos, dentre outras disposições relacionadas, tais estabelecimentos deverão conter avisos afixados sobre essas proibições.

A recomendação é dirigida aos pais e proprietários ou responsáveis pelos estabelecimentos comerciais que vendem bebidas alcoólicas. Segundo as orientações da Promotora de Justiça Lara Teixeira Morais, os pais tem a obrigação de conscientizar os jovens com relação aos males das bebidas alcoólicas, drogas, cigarro e jogos de azar advertindo-os das consequências nocivas para a saúde, sociedade e família. Além disso as crianças menores de dez anos somente poderão ingressar e permanecer em casas de shows ou outros locais que apresentem diversão e espetáculos públicos quando acompanhadas dos pais ou responsável O objetivo é diminuir a frequência das crianças e adolescentes nos estabelecimento que oferecem esses produtos.


Já os donos e responsáveis por bares, casas de show, mercadinhos, cigarreiras, mercearias e supermercados deverão cumprir a lei e se abster de vender bebidas alcoólicas, cigarros ou outras substâncias que causam dependência física, a crianças e adolescentes. Além disso, não poderão servir pessoas que já estiverem em estado ébrio, sofrerem distúrbios das faculdades mentais ou estiverem judicialmente impedidas de consumir tais produtos.

Caberá a Secretaria de Educação de Monte Alegre o desenvolvimento de uma campanha de conscientização sobre o tema, nas escolas. A fiscalização do cumprimento dessas recomendações caberá às autoridades policiais, ao Conselho Tutelar e a População em geral.

Fonte: Diário de Natal

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

PRE prende 2 com 120 Kg de maconha em Maracanaú

Cerca de 120kg de maconha foram apreendidos e 2 pessoas foram presas, nesta quarta-feira (16) à noite, no bairro Pajuçara, em Maracanaú, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

As 7 sacas com a droga estavam na carroceria de uma pickup verde. O veículo tentou escapar de uma blitz que a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) realizava com o Detran, no quilômetro 05, da CE-060, sentido sertão-praia, mas a PRE colocou uma viatura no desvio.

Ao ser abordado, o motorista da pickup arrancou em alta velocidade. A polícia saiu em perseguição e ao parar o carro, se deparou com a grande quantidade de maconha que iria ser levada para a comunidade Rosalina, em Fortaleza.

Condutor disse não saber do que se tratava a mercadoria
O condutor, Darlean Castro Ferreira, de 19 anos, disse não saber do que se tratava a mercadoria e que apenas estava fazendo o frete.

A acompanhante, Elenilda Gonçalves da Silva, de 41 anos, afirmou ter contratado Darlean por R$ 50,00. Ela receberia R$ 100,00 pelo transporte.

Elenilda é dona de um bar no bairro Passaré, onde recebeu de um cliente um celular para falar com o mandante da entrega. As sacas foram colocadas na pickup numa estrada próximo à Central de Abastecimento do Ceará (Ceasa).

Um cão farejador vistoriou o interior do veículo, mas não foi encontrado nenhum outro vestígio de drogas.

Fonte: Diário do Nordeste

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Alcoolismo precoce

Estudos apontam que dependência pode começar na infância.

O uso de bebidas alcoólicas por jovens é um tema que preocupa vários segmentos da sociedade. Profissionais de saúde denunciam que esse precoce consumo pode levar a uma série de complicações e aumentar o risco de dependência de álcool na fase adulta, entre outros problemas. Segundo dados do 1º Levantamento Domiciliar Sobre o Uso de Drogas Psicotrópicas no Brasil, 48,3% dos jovens de 12 a 17 anos já fizeram uso de álcool. Entre 18 e 24 anos, esse número atinge 73,2%.

Já estatísticas do Centro de Referência em Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod), da Secretaria de Saúde de São Paulo, revelam que 40% dos adolescentes e 16% dos adultos que procuram auxílio ou tratamento para deixar o alcoolismo experimentaram bebida alcoólica antes mesmo dos 11 anos de idade. O que chama a atenção nestes levantamentos é o fato de muitos jovens terem se iniciado nesta dependência precocemente.

De acordo com a psiquiatra Camila Magalhães Silveira, coordenadora do Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (Cisa), “a dependência do álcool é um transtorno complexo, que envolve aspectos genéticos, psicológicos e socioculturais. Entretanto, as ações, palavras e opções dos pais e familiares com relação ao consumo de álcool também exercem uma grande influência sobre as crianças e adolescentes”.

Dados do Cratod também demonstram que em 39% dos casos de alcoolismo entre os jovens, o pai bebia abusivamente; em 19%, a mãe; e em 11%, o padrasto. Quando os adultos procuram ajuda contra o alcoolismo, em muitas situações já se envolveram com outras drogas, estão vivendo em depressão (com algumas tentativas de suicídio) ou com alguma sequela ou doença decorrente do consumo abusivo.

Diversos fatores influenciam o consumo

Quando os jovens recorrem ao órgão da Secretaria de Saúde, na maioria dos casos é porque se envolveram em conflitos na sociedade ou na própria residência. “Há diversos fatores fisiológicos, ambientais e sociais que influenciam o uso de álcool. Entre os fisiológicos, estima-se que os fatores genéticos expliquem cerca de 50% das vulnerabilidades que levam a beber em excesso - principalmente genes que estariam envolvidos no metabolismo do álcool e/ou a sensibilidade dos efeitos do álcool”, acrescenta Camila.

O alcoolismo prejudica muito o corpo humano. “É um depressor do Sistema Nervoso Central (SNC) e age diretamente em diversos órgãos, tais como o fígado, o coração, vasos e na parede do estômago. No SNC, por exemplo, pode provocar amnésia anterógrada (“blackouts” alcoólicos), déficits cognitivos temporários e prejuízos nos processos de aprendizado e memória. Além disso, o uso do álcool e transtornos relacionados (abuso e dependência) estão associados a cerca de 60 tipos de doenças e lesões, que podem ser separados em três categorias: condições de saúde totalmente atribuíveis ao uso de álcool (relação de causalidade direta, como psicoses alcoólicas, abuso e dependência de álcool, síndrome alcoólica fetal, cirrose hepática, entre outras); condições crônicas em que o álcool é fator contribuinte (como câncer de boca, de orofaringe e de mama, aborto espontâneo); e condições agudas em que o álcool é fator contribuinte (como acidentes automobilísticos, quedas, envenenamento, afogamentos, homicídios, suicídios, etc.).

Segundo a especialista, o consumo do álcool pode também desencadear doenças mentais como depressão, transtorno bipolar e síndrome do pânico. Seu consumo nocivo pode ter diversas consequências sociais negativas, como violência, desemprego, absenteísmo, entre outras.

Campanhas para diminuir o consumo

Muitos setores da sociedade criticam o excesso de publicidade das bebidas alcoólicas e defendem fortes campanhas de conscientização específicas, principalmente as voltadas para as crianças. “Campanhas educativas são importantes para reduzir o uso nocivo de álcool, mas são mais efetivas quando acompanhadas por outras estratégias (como, por exemplo, maior fiscalização da venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos de idade, da direção de veículos automotores sob influência dos efeitos do álcool, entre outros)”, destaca a coordenadora do Cisa.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou, recentemente, um estudo denominado Estratégia Global Para a Redução do Uso Nocivo de Álcool. “Ele traz uma série de sugestões de ações para diminuir as consequências negativas do uso dessa substância. De acordo com o documento, a implementação de tais estratégias deve ser compartilhada entre diversos setores da sociedade, como profissionais da área da saúde, familiares, educadores, políticos e a indústria de bebidas”, conclui Camila

Fonte: ABEAD(Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas)

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Prazer sem limite ou censura

Pior do que a prostituição tem sido a expansão do tráfico de drogas, como cocaína e crack no litoral do Ceará.

Grupos de mulheres nas madrugadas perambulam na Praia de Canoa Quebrada, distrito de Aracati, no litoral Leste do Ceará. Elas suscitam uma facilidade para a prostituição. Giram em torno dos "gringos", que após altas horas no consumo de álcool e drogas, já perdem a timidez e claramente se expõem e se insinuam à caça, sem censuras, das fêmeas oferecidas.

É uma afirmação preconceituosa? Não, a Polícia em Aracati sabe passo a passo como a atividade se desenvolve, sem precisar de circuito fechado de vídeo, informantes pagos ou até mesmo de pessoal infiltrado.

Pela madrugada, os frequentadores estão mais liberados para os prazeres do sexo e do consumo de drogas FOTOS: VIVIANE PINHEIRO
 A venda de drogas é explícita e acontece nas esquinas na madrugada. As mulheres também se cercam daqueles que podem ser potencialmente clientes, como afirma O.S, que prefere não se identificar. E o que lhe surpreende é que cada vez mais aumenta a oferta de prostitutas e viciadas em drogas.

O fenômeno consiste numa migração natural de mulheres de programas, que encontraram naquele trecho da costa uma "clientela" de estrangeiros, que se aproveitam da imagem hedonista do lugar.

Com suas falésias, boa oferta de pousadas e restaurantes, Canoa Quebrada ficou num meio termo, entre uma praia urbana (guardadas as proporções, semelhante a Pipa, no Rio Grande do Norte) e um lugar de beleza natural singular.

Liberal

A atração pelas prostitutas se deu, como afirmam seus moradores mais antigos, pela fama de lugar liberal e paraíso de alguns hippies retardatários da década de 1970. Em menos de duas décadas, a vida alternativa cedia lugar para os negociantes, que aproveitavam os louros da fama de paraíso de Canoa.

O presidente do Conselho Comunitário de Canoa Quebrada, Francisco Edvandro Ferreira, conhecido como Louro, reconhece que essas mudanças sem planejamento e sem visão sobre os danos morais acarretaram o aviltamento da praia.

Noitada regada, sobretudo ao álcool, instiga uma prostNoitada regada, sobretudo ao álcool, instiga uma prostituição discreta e crescente pela "Broadway", rua de Canoaituição discreta e crescente pela "Broadway", rua de Canoa

O líder comunitário diz que as últimas décadas foram muito mais de descaracterização de Canoa. As boates e restaurantes, embora mudando de nomes e proprietários, passaram a contar com uma frequência que nada lembrava os visitantes pioneiros.

Assim como já foi Arembepe, na Bahia, despontava como um novo paraíso da contra cultura, após sua descoberta por cineastas franceses na década de 1960. As casas de palhas, concebidas com esse material exatamente, porque as residências deveriam ser móveis e ao sabor do movimento das dunas, cederam lugar a prédios de alvenaria, com piscinas e com uma rua principal mutante chamada "Broadway".

Esse corredor quase sempre foi garantia de noitadas regadas a álcool, drogas e o forró (ou ainda o tradicional reggae).

A prostituição, conforme conta Edvandro, não é fato novo. Mas nunca antes naquele trecho do litoral, houve tanta liberdade e demanda para a promiscuidade. Além de Fortaleza, as mulheres chegam de cidades vizinhas e até de um outro Estado, como o Rio Grande do Norte. "Nada substitui o ser humano. E o nosso nativo, em sua grande maioria, foi rebaixado a uma condição inferior", afirma Edvandro.

Afinal, como avalia, não poderia se pensar em um patamar mais elevado, quando as drogas se disseminam entre pacatas comunidades nativas, dentre elas a dos Esteves. Também os crimes envolvendo partilha e prestação de contas em torno do narcotráfico passaram a se tornar mais frequentes.

"Canoa Quebrada ficou pequena para tantos investimentos. Não houve sequer um planejamento de como comportaria a demanda de leitos na baixa estação", diz o comerciante Luís Osvaldo Cardoso.

Um sistema de monitoramento eletrônico proporcionaria inibiria a prática criminosa que ocorre publicamente na área central
Ele conta que os erros evitados em Jericoacoara são irreversíveis em Canoa Quebrada. Não fala apenas na degradação do litoral, onde as falésias cedem à ação das marés e das chuvas se dividindo ao meio, como um bolo, e encharcando de lama e barro a comunidade dos Esteves e localidades vizinhas.

Na sua opinião, a principal degradação do lugar foi a moral, onde os nativos exploraram o que podiam com a prostituição e o narcotráfico. Resultado disso, são casos de morte por overdose, inclusive de um espanhol no ano passado, brigas por pontos de drogas, venda do crack e até jovens que agem ou como "aviões" para o transporte de drogas até o viciado, ou roubam, matam e morrem pela posse da pedra.

O Ministério Público em Aracati é favorável ao incremento da atuação policial nas praias do município. Do mesmo modo, entende-se que é igualmente necessário ter clínicas especializadas para a desintoxicação de viciados, pois somente assim se pode diminuir a demanda de drogas, inclusive na zona rural. Por enquanto, a ideia existe apenas no papel.

Preços

25 reais é quanto custa a menor porção de cocaína vendida em Canoa. A "parada" pode custar R$ 50,00, como é conhecida no lugar. Já as pedras de crack custam de R$ 5 a R$ 10.

DELEGADO ADVERTE

Plano de segurança envolve pouca verba


"O governo tem gasto milhões de reais para divulgar o litoral cearense no exterior. Enquanto isso, alguns milhares desse dinheiro seriam suficientes para se implantar um plano de segurança e pôr um fim ao estigma de praia violenta, promíscua e tomada pelo narcotráfico".

A afirmação é do delegado titular da Delegacia Regional de Aracati, João Eudes Félix Moreira, que reclama da falta de um plano de segurança, apesar das autoridades estarem conscientes do agravamento da criminalidade naquele local.

Eudes, através de um projeto concluído em janeiro de 2009, considera como fundamental a construção de um posto avançado da Polícia Federal, a exemplo do que existe na Região Sul, na cidade de Juazeiro do Norte.

O posto, como quer o delegado, deveria ser instalado no entroncamento da BR-304 com a CE-261 que dá acesso ao município de Icapuí, onde as ações preventivas contra o crime organizado nesse corredor e saída de bandidos do Estado inibiria a prática de crimes em todo o litoral Leste.

Ele também defende a criação da Delegacia de Narcóticos ou uma Divisão Antidrogas do litoral Leste, com sede em Aracati, estruturada com meios e pessoal no objetivo de que os delegados desenvolvam um trabalho de Polícia Judiciária.

"Pedimos, principalmente, a construção de um centro de tratamento e profissionalização para usuários de drogas, principalmente jovens e adolescentes. O tratamento adequado e a profissionalização em oficinas de trabalho garantirão, a essas vítimas da sociedade, o lançamento no mercado de trabalho e a inclusão social, onde sem dúvida estaremos dando um "golpe" nas finanças dos traficantes sem precisar prendê-los", afirmou Eudes.

Recursos

Contudo, o que mais reclama é da falta de recursos para a atividade policial. O trabalho investigativo, como recrutamento de informantes, acaba representando um custo, que sai de seu bolso. "São atividades simples, mas não contamos com recursos e sequer com a determinação em resolver, de fato, essa situação", afirma o delegado.

Ele lembra que desde 2009 traçou um plano de segurança, que envolvia parceria com o poder público e inclusive a iniciativa privada, os comerciantes locais, mas até o momento não verifica uma adesão às ideias já postas no papel.

ESTRUTURA PRECÁRIA

Polícia não inibe criminosos


A decoração natalina retardatária pode conferir uma beleza suplementar a Canoa Quebrada, mas é vista como mais um recurso "trash", do que ajustá-la no âmbito de uma praia moderna. Essa é a opinião, por exemplo, da artesã Michele, como prefere se identificar.

Michele está há um ano atuando na praia com o artesanato à base de palha de coco e penas. Ela lamenta que a cada ano, o lugar se apresente ainda mais corrompido e abandonado pelo poder público. "Não é só o fato de se retirar ou não a iluminação natalina. São muitos os aspectos que poderiam melhor garantir a presença de mais famílias", garante a artesã.

A opinião de Michele não é isolada. O delegado regional João Eudes Félix Moreira disse que a Segurança Pública está assistindo à droga se expandir em Canoa Quebrada, sem que se faça qualquer intervenção efetiva para combatê-la.

"Aqui, o crack chegou e se instalou de forma cruel. Temos mães que chegam aqui suplicando para que prendamos um filho. Isso se dá porque para elas se tornou insuportável a convivência com um viciado", disse.

Ele afirma que esses relatórios de uso e distribuição de drogas em Aracati e na região litorânea já é do conhecimento do GGI, inclusive tem destinado serviços de inteligência para reforçar as investigações. No entanto, considera que o enfrentamento do problema ainda tem sido insuficiente.

Para Eudes, a Polícia perdeu o foco quando começou a atacar as casas de meretrício de Aracati. Ele lembra que por ser uma região praiana, os cabarés fazem parte da tradição do lugar e não incomodam as famílias, uma vez que ficam em áreas afastadas e nas proximidades das rodovias estadual e federal. O problema é que, com o pretexto de se combater o tráfico de seres humanos, como afirma Eudes, as mulheres passaram a temer a convivência no meretrício e migraram para a Canoa Quebrada, onde a fiscalização é frouxa.

Erro

"Para mim, foi um erro estratégico, porque essas mulheres já não têm mais onde arranjar um meio de sobrevivência e recorrem aos prostíbulos", afirma o policial.

Ele diz que a falta de uma polícia investigativa fez com que se cometessem erros e exageros nos "lupanares", enquanto a droga deixava de ser combatida nas áreas turística e praianas do Município.

Fonte: Diário do Nordeste - MARCUS PEIXOTO - REPÓRTER

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Frente de Combate ao Crack

Na esteira de medidas já anunciadas pelo Executivo e pelo Judiciário, o Poder Legislativo do Estado também aderiu ao processo de enfrentamento ao crack e às demais drogas, cujos efeitos devastadores nas famílias piauienses merecem uma reação coletiva - e urgente - das instituições públicas e privadas e da sociedade civil.

O posicionamento da Assembleia Legislativa será formalizado com a criação, composição e instalação da Frente Parlamentar de Combate ao Crack e drogas afins, nos termos de proposta de-fendida na última quinta-feira pela advogada e deputada Margareth Coelho.

Consubstanciada em requerimento unanimemente aprovada, a proposição da deputada do Partido Popular já conta com o apoio de 21 dos 30 parlamentares estaduais, sendo que todos os que firmarem os respectivos termos de adesão, nos próximos 120 dias, serão membros fundadores da Frente Parlamentar - cuja natureza jurídica é de uma associação sem fins lucrativos, que funcionará por tempo indeterminado, com sede e foro no Palácio Petrônio Portella, em Teresina. Justificando a sua proposta, Margareth Coelho fez ver que o índice de dependentes químicos no Brasil vem se elevando a cada dia, podendo ser considerado, hoje, um dos maiores desafios para os atuais gestores públicos e para a sociedade em geral. Dentre as drogas mais utilizadas - disse ela - o crack tem se destacado pela sua agressividade e pelo poder devastador que provoca no usuário, na família e na sociedade, concorrendo para o aumento da criminalidade.

Fonte: ABEAD(Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas)

domingo, 13 de fevereiro de 2011

sábado, 12 de fevereiro de 2011

5º dia - Capacitação de novos Agentes da Pastoral da Sobriedade

Dia 11 de Fevereiro de 2011

Este dia vai ficar marcado na vida dos 58 novos Agentes da Pastoral da Sobriedade que se capacitaram neste primeiro curso do ano de 2011, assim como na vida da Equipe de Formação que trabalhou para que este cuso se realizar-se.

Começamos com a proclamação do Evangelho do dia Mc- 8,1-10.

Logo após tivemos a Palestra** 5 Frentes de Ação** da Pastoral da Sobriedade e o resumo do conteúdo do curso ministrado pelo Coordenador de Formação Rogério Melo.





Após esta Palestra, deu-se início ao momento de dúvidas, questionamentos, perguntas e destaques, a qual a Equipe de Formação notou a satisfação de todos na conclusão deste curso e também o desejo de estar organizando a Pastoral da Sobriedade nas suas Comunidades Paroquias e Áreas Pastorais.




Após este momento, aconteceu a Vivência dos 12 passos **Festejar** entre os Agentes e a Equipe de Formação. Tivemos a entrega dos Certificados , citacões de Poemas e Cordeis , terminando com a Oração Final e o envio dos Agentes para Missão Pastoral.




















A 1ª Reunião dos novos Agentes ficou marcada para o dia 26/03/2011 (Avalição final do Curso).

Rogério Melo - Coordenador de Formação da Pastoral da Sobriedade.

"Sobriedade e Paz, só por Hoje, graças a Deus".

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

4º dia - Capacitação de novos Agentes da Pastoral da Sobriedade

No quarto dia do curso de Capacitação (dia 10), começou como nos dias anteriores, com a leitura do Evagelho do dia, experiencia feita pela 1ª vez no Curso da Pastoral da Sobriedade que vai ser seguidos nos demais que aconteceram pela frente. Experiencia esta altamente positiva motivando a todos a meditar no evangelho do dia. Leitura e oração inicial feitas pelo Coordenado de Formação ROGÉRIO MELO.




Nessa mesmo dia, aconteceu também um testemunho pessoal do Srº Luis Alberto (Coordenação Diocesano), que através de suas palavras passou para os futuros agentes, como na Recuperação e Libertação dos Vícios tudo é possível quando existe a Perseverança e a Misericórdia de Deus.



Após o testemunho do Srº Luís, tivemos a Palestra: Características da Pastoral da Sobriedade ** Grupo de Auto Ajuda**, ministrada por Rogério Melo.



Logo após o intervalo aconteceu a palestra **Drogas e seus Efeitos**, ministrada  pelo Professor, Doutor Ajax Queiroz que deste de 2010 vem fazendo um trabalho conjunto com Pastoral da Sobriedade Fortaleza passando sua experiência no trabalho de drogadição. 











Este dia foi encerrado com Orações e Exortações...

"Sobriedade e Paz, só por Hoje, graças a Deus".

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

3º dia - Capacitação de novos Agentes da Pastoral da Sobriedade


No Terceiro dia do Curso de Formação (dia 09), foi dado a palestra Estrutura do Grupo de Auto Ajuda e Funções das Equipes...

Após o intervalo, tivemos a vivência dos Passos da Pastoral da Sobriedade, onde nesse momento toda a Espiritualidade e preparação para a Partilha nos Grupos ficou por conta de Daniele, do grupo do Araturi, que engrandeceu muito e preparou os Agentes em formação para o seu 1º momento num Grupo de Partilha, com toda a sua esperiência em oração.







Partilha dos Grupos:












"Sobriedade e Paz, só por Hoje, graças a Deus".
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...