quinta-feira, 31 de março de 2011

Psiquiatras rebatem críticas ao método do AA

O método dos Alcoólicos Anônimos é o tratamento contra dependência de maior acesso no Brasil.
"O tratamento formal atende pouca gente", diz o psiquiatra Ronaldo Laranjeira, diretor da Unidade de Pesquisas em Álcool e Drogas da Unifesp.

No país desde 1948, os Alcoólicos Anônimos têm hoje cerca de 5.000 grupos e um total de 130 mil frequentadores, de acordo com Hugo (que não revela o sobrenome), coordenador de divulgação do AA.

Esses grupos de autoajuda funcionam, segundo Laranjeira. "Não é panaceia, não dá certo para todo mundo, mas as grandes pesquisas não conseguiram responder se é melhor ou pior que outras abordagens."

Um dos maiores estudos, chamado Match ("combinando tratamentos de alcoolismo com a heterogeneidade do paciente", na sigla em inglês), avaliou por oito anos resultados do programa de 12 passos (a base do AA), terapia cognitivo-comportamental e terapia motivacional.

"A pesquisa mostra que o AA é tão bom quanto os outros", diz Laranjeira.

A ponderação do especialista é que, para comparar diferentes tratamentos, eles devem ter "doses" semelhantes. Nesse caso, a dose é o tempo de exposição do alcoólatra ao método (número de sessões por período).

O sucesso depende mais da aderência ao tratamento _que, em geral, é baixa. "A adesão depende do serviço. Quanto mais organizado, melhor. Nem todo serviço formal é bem organizado. E nos AA, os grupos são muito heterogêneos."

Hugo, do AA, confirma: "São milhares de grupos, não controlamos. Não temos índices de recuperação porque não pesquisamos isso. O que queremos é dar a melhor cobertura para o doente."

Ele afirma que a visão antiga dos AA que, entre outras coisas, rejeitavam uso de remédios, mudou. "A resistência de muitos psiquiatras é baseada em experiências do passado, quando medicamentos não eram admitidos. Hoje a tendência é somar tratamentos", diz Laranjeira.

DESISTÊNCIA
O psiquiatra Dartiu Xavier, um dos responsáveis pela pesquisa da Unifesp que questiona a eficácia dos AA, como noticiado ontem na Folha, afirma que os dados não são para dizer que o método é o pior, mas que também não é o melhor modelo.

"O problema é que muitos colocam nesses termos. A pesquisa, que envolveu cerca de 300 alcoólatras, confirma que a questão da aderência [ao tratamento] é fundamental e questiona como a dinâmica de funcionamento de alguns grupos dos AA estimula a desistência."

Fonte: ABEAD(Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas)

quarta-feira, 30 de março de 2011

Apresentação da Pastoral da Sobriedade para o ECC da Paróquia Santa Luzia‏

Aconteceu dia 27/3/2011 no Centro Pastoral Maria Mãe da Igreja, o 2º aprofundamento do ano de 2011 para o da Paróquia de Santa Luzia.

A Pastoral da Sobriedade foi representada pelo Coordenador de Formação (Rogério Melo) e pela Secretária Diocesana (Danielle).

Esta apresentação contou com pelo menos 200 pessoas que participaram da formação, além também da presença do Bispo Arquidiocesano da Paraíba (Dom Aldo Pagotto)

Em nome da Coordenação, agradeço pelo convite e que o Grupo do ECC da Paróquia de Santa Luzia sempre seja guiado pela Luz do Evangelho de Jesus Cristo.

Rogério Melo - Coordenador de Formação da Pastoral da Sobriedade.

"Sobriedade e Paz, só por Hoje, graça a Deus".

terça-feira, 29 de março de 2011

Reunião com novos Agentes e Coordenadores Paroquias

Aconteceu Sábado dia 26/03/2011 no Centro Pastoral Maria, Mãe da Igreja, a Reunião de Avaliação Final do Curso de Capacitação de Novos Agentes que aconteceu em Fevereiro, e com os Coordenadores Paroquiais.

Foram abordados diversos temas, em especial, a caminhada da Pastoral na Arquidiocese de Fortaleza e no Interior, assim como a Campanha da Fraternidade, 1ª Campanha de Concientização ao Uso de Drogas Lícitas, também sobre o próximo Curso de Capacitação que acontecerá dos dias 02 à 06 de Maio em Fortaleza, e Pe. Glaílson falou da última Reunião da Coordenação Arquidiocesana.

A Coordenação de Formação agradece à todos pela disponibilidade e a presença de todos.

Foi feito também o convite à todos para o Encontro permanente de Formação que acontecerá dia 09/04/2011 no Centro Pastoral Maria, Mãe da Igreja, que fica situada na Rua Rodrigues JR, nº 300, Centro - Fortaleza.

TEMA DA FORMAÇÃO:

Ceará na Prevenção contra o Tabagismo.

Quem ministrará o Curso será a Equipe da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará.

Contamos com a participação de todos os Agentes da Sobriedade.

Confirme sua presença pelo fone: (85) 9141-2371 - Daniele (Sec. Arquidiocesana)


"Sobriedade e Paz, só po Hoje, graças a Deus".

segunda-feira, 28 de março de 2011

Mais um Grupo de Autoajuda da Pastoral da Sobriedade - Ubajara-CE‏



Acontecerá no próximo final de semana dias 02 e 03 de Abril na cidade de Ubajara-ce, a implatação do primeiro grupo da Pastoral da Sobriedade na Diocese de Tiángua.

Dia 02 acontecerá uma Mesa de Debate sobre a Problemática da Drogadição no Município, Estado e no Pais.

Dia 03 está programado uma Missa. Após acontecerá a solenidade de abertura do Grupo de Autoajuda da Pastoral da Sobriedade ,que iram acontecer todas as semanas no Salão Paroquial da Paroquia São José de Ubajara.

Deste de já a Coordenação de Formação da Pastoral da Sobriedade agradece pelo empenho e a acolhida do Pe.Olivio e do agente pioneiro da Pastoral naquela cidade, Francisco Joaquim de Sousa, em que o mesmo será o Coordenador do grupo na cidade de Ubajara-ce.

**EIS O AMOR!**   



Aos tóxicodependentes, às vítimas do alcoolismo, às comunidades familiares e sociais, que tanto sofrem por causa desta enfermidade dos seus membros, a Igreja, em nome de Cristo, propõe como resposta e como alternativa a Terapia do Amor.


Deus é amor, e "quem não ama permanece na morte" (1Jo 3,14).
Mas quem ama, saboreia a vida, e permanece nela!





"Sobriedade e Paz, só por Hoje, graças a Deus".

domingo, 27 de março de 2011

Passo da Semana (27 a 02/04): 2º- CONFIAR

Senhor, CONFIO em Ti, ouve o meu clamor. Cura-me!.

MC 10, 46-52

46 E foram para Jericó. Quando ele saía de Jericó, juntamente com os discípulos e numerosa multidão, Bartimeu, cego mendigo, filho de Timeu, estava assentado à beira do caminho
47e, ouvindo que era Jesus, o Nazareno, pôs-se a clamar: Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim!
48 E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele cada vez gritava mais: Filho de Davi, tem misericórdia de mim!
49 Parou Jesus e disse: Chamai-o. Chamaram, então, o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, ele te chama.
50 Lançando de si a capa, levantou-se de um salto e foi ter com Jesus.
51 Perguntou-lhe Jesus: Que queres que eu te faça? Respondeu o cego: Mestre, que eu torne a ver.
52 Então, Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E imediatamente tornou a ver e seguia a Jesus estrada fora.

sábado, 26 de março de 2011

Regras e diálogo em casa reduzem problemas relacionados ao álcool em jovens

Pesquisadores analisaram os relacionamentos entre 581 universitários e seus pais. Os estudantes responderam questionários, dizendo se seus pais eram autoritários e fechados ao diálogo, autoritários mas abertos a discussões ou permissivos, se comportando como amigos do filho. Os resultados mostraram que pais autoritários, mas abertos a diálogo tinham mais chances de monitorarem seus filhos, enquanto os pais rígidos ou permissivos não tinham o mesmo sucesso.
 

Os dados da pesquisa mostraram que quando a monitoração era feita pelo pai ou mãe - opondo o gênero sexual do filho ou filha – a impulsividade do jovem diminuía, reduzindo indiretamente problemas relacionados ao álcool.

Autor: Baylor University (EUA) Fonte: OBID/Journal of Studies on Alcohol and Drugs

sexta-feira, 25 de março de 2011

Reunião de Avaliação Final do Curso de Capacitação da Pastoral da Sobriedade 2011.1

Acontecerá dia 26 de Março de 2011 no Centro Pastoral Maria, Mãe da Igreja, que fica situado à Rua Rodrigues Jr, nº 300 - Centro - Fortalerza, a Reunião de Avaliação Final do Curso de Capacitação da Pastoral da Sobriedade.


Contamos com a presença de todos os agentes capacitados.


Convidamos também todos os Coordenadores Paroquiais da Arquidiocese de Fortaleza e se fazerem presentes.

"Mesmo quando não se alcançou a meta da Sobriedade, não é para desistir, é apenas sinal de que precisa de mais tempo e de perseverança. A gente pode aprender das próprias dificuldades; elas não são problemas, mais novas oportunidades".

DOM IRINEU DANELON


 Maiores informações:

(85) 3388-870786879628                                                


"Sobriedade e Paz, só por Hoje, graças a Deus".

quinta-feira, 24 de março de 2011

Crack, maconha e celulares são apreendidos na Cadeia Pública de Aracati

O material estava dentro de um saco, que foi encontrado por policiais da unidade carcerária.
 
  A Polícia Militar realizou uma vistoria na Cadeia Pública de Aracati, a 150 quilômetros da capital cearense, e encontrou drogas e celulares no forro das celas. Ao todo, foram apreendidos três aparelhos de telefonia móvel, nove pedras de crack, três "petecas" grandes de maconha e 24 "dólares" da mesma droga.

O material estava dentro de um saco, que foi encontrado por policiais da unidade carcerária. Drogas e celulares foram encaminhados à Unidade de Segurança Integrada (USI). A informação é do 1º Batalhão de Polícia Militar, de Russas.

Por: Márcio Dornelles 
Colaborou Rozil Bezerra
Fonte: Ceará Agora

quarta-feira, 23 de março de 2011

O Cigarro e seus males causadores de câncer

O cigarro foi considerado por muito tempo como símbolo de status. Hoje em dia, porém, sabe-se que o cigarro é um dos piores inimigos da saúde, e aos poucos ele vai saindo de moda.

Um bom exemplo de doença associada ao fumo é o câncer de pulmão, doença altamente fatal, em que a quantidade de cigarros fumados por dia é proporcional ao risco de se ter a doença. Isso quer dizer que, se a pessoa fuma de 1 a 9 cigarros por dia, ela tem 5 vezes mais chance de ter câncer, enquanto alguém que fume mais de 40 cigarros por dia terá uma chance 20 vezes maior que um não-fumante. Também as pessoas que não fumam, mas vivem com fumantes, (os chamados fumantes passivos) têm chance de adquirir a doença, sendo que 25 a 46% das mulheres que morrem de câncer de pulmão e 13 a 37% dos homens que morrem da mesma doença não são fumantes, mas com certeza adquiriram a doença através da convivência com fumantes.

Outras doenças também são apontadas como sendo causadas pelo cigarro, como o câncer de colo uterino, em que as mulheres fumantes têm um risco 3 vezes maior de adquirir a doença do que as não fumantes. Outros casos de associação do cigarro com câncer são câncer de laringe e de boca, de pâncreas, de bexiga, de esôfago, de estômago e de rim. O cigarro também contribui em grande parte para o infarto do coração, bem como para outras doenças vasculares, como o derrame cerebral. Por mais de 20 anos, várias pesquisas têm demonstrado que o fumo é a causa mais importante de bronquites crônicas e enfisema pulmonar. Como se não bastasse, em gestantes, o cigarro provoca partos prematuros, e o nascimento de crianças com peso muito abaixo do normal. Além disso, o fumo causa por volta de 20% dos casos anuais de asma nas crianças.

Composição

As folhas de fumo contêm mais de 4.500 complexos químicos, muitos dos quais se transformam em outras combinações. Esses complexos incluem arsênico, amônia, sulfito de hidrogênio e cianeto hidrogenado. Talvez o mais letal de todos os elementos seja o monóxido de carbono, que é idêntico ao gás que sai do escapamento dos automóveis. Como o monóxido de carbono tem mais afinidade com a hemoglobina do sangue do que o próprio oxigênio, ele toma o lugar do oxigênio, deixando o nosso corpo totalmente intoxicado.

Largando o hábito

Nem sempre é fácil largar o hábito do fumo. Mas sempre é bom para a saúde. Alguns benefícios são quase imediatos. Trinta minutos depois de a pessoa fumar o último cigarro, pressão arterial, batimento cardíaco e temperatura voltam ao normal. Ao final de oito horas, o nível de oxigênio e gás carbônico do sangue começa a se equilibrar, e a chance de se ter um ataque do coração começa a cair. Algumas semanas depois de ter parado de fumar, o olfato e o paladar começam a funcionar normalmente, e a respiração se normaliza.

A pessoa que para de fumar sente-se mais energética e o seu risco de desenvolver um ataque cardíaco, após alguns meses, vai cair para menos de 50% do que quando fumava. Depois de 10 anos sem fumar, aquelas pessoas que tinham células pré-cancerosas nos pulmões passam a ter células normais e, após 20 anos de abstinência, passam a ser consideradas não fumantes.

Tratamento

Fumar vicia orgânica e psicologicamente. Para quebrar o hábito de fumar, pode ser necessário fazer alguma forma de tratamento que elimine a dependência física e psicológica da nicotina. Vários tratamentos têm sido sugeridos. Um deles é o uso de grupos de apoio. Também a hipnose e psicoterapia podem ajudar nos casos em que a ansiedade é um fator importante. Algumas pessoas se beneficiam do uso de acupuntura, com bons resultados. Porém, um tratamento que tem resolvido bastante é o uso de bandagens de nicotina auto-adesivas ("nicotine patches"), que liberam quantidades de nicotina através da pele, dando à pessoa a nicotina de que a pessoa precisa, sem precisar fumar. Também são de grande utilidade as gomas de mascar com nicotina, que funcionam do mesmo modo. Nessas formas de tratamento há apenas nicotina, e não as outras substâncias químicas contidas no cigarro, e por isso causam menos mal à saúde.

Mais recentemente, foi mostrado que o uso de alguns medicamentos antidepressivos pode auxiliar no tratamento da dependência. Se houver interesse, mas dificuldade em largar o vício, o ideal é procurar um médico.

Por que parar?

Para muita gente, parar de fumar é extremamente difícil. Mas deveriam pensar em todos os benefícios que isso iria trazer, como saúde, bem estar, economia, além de evitar o incômodo e a doença dos indivíduos próximos que não fumam.

Fonte: 45 Graus

terça-feira, 22 de março de 2011

Produtores de fumo temem mudança na composição do cigarro

A Anvisa pretende diminuir o açúcar e aditivos que tornam o cigarro mais atrativo.Dona Tereza Drosdek criou 11 filhos. Da roça de fumo saiu o sustento para criá-los, construir a casa da família e formar quatro dos herdeiros na faculdade.

Histórias semelhantes se multiplicam pelas propriedades rurais de Santa Terezinha, no Alto Vale, onde 90% da economia municipal está atrelada ao plantio do fumo. Mas agora os agricultores da cidade temem pela continuidade dos negócios. O fumo plantado por 1,75 mil famílias de Santa Terezinha pode perder espaço no mercado.

A ameaça vem de uma possível mudança na composição do cigarro proposta pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Com a alteração, a agência quer reduzir o número de consumidores de tabaco. De acordo com o Ministério da Saúde, 200 mil pessoas morrem por ano no país em função do tabagismo.

Com 10 mil toneladas por safra, Santa Terezinha é a maior produtora de fumo do Vale do Itajaí e a terceira maior do Estado. Perde apenas para Canoinhas e Itaiópolis. De acordo com o prefeito de Santa Terezinha, Genir Antonio Junckes, se as medidas propostas pela Anvisa se tornarem resoluções, o mercado consumidor do fumo tipo virgínia, que corresponde a 99% da área plantada da folha no município, será afetado.

A agência pretende diminuir o açúcar e aditivos que tornam o cigarro mais atrativo, inviabilizando o plantio da folha tipo burley. Com isso, estima-se que sejam plantadas mais áreas com o virgínia, o que poderá resultar na derrubada dos preços para o produtor.

— Nós dependemos quase que exclusivamente do fumo e não dá para mudar o mercado de uma hora para outra — contesta o prefeito de Santa Terezinha.

Se as mudanças se concretizarem, dona Tereza não sabe como os filhos que ainda lidam com a terra vão enfrentar os problemas. Os prejuízos se estenderiam, em graus diferentes, aos 15,8 mil plantadores de fumo do Vale do Itajaí, concentrados quase que a totalidade no Alto Vale, aponta a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra). Eles correspondem a 29% do total de fumicultores do Estado.

Se implantadas, as restrições vão impactar demais no mercado do tabaco. Queremos que os produtores tenham condições de viver com dignidade, mas assim eles serão prejudicados — afirma Benício Werner, presidente da Afubra.

Atualmente, os produtores já enfrentam problemas com a classificação da folha por parte das empresas. Seleção esta que determina o valor a ser pago pelo tabaco.

O secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural do Estado, João Rodrigues, diz que se a medida da Anvisa for aprovada e todos os produtores resolverem migrar para o tipo virgínia, levando à queda dos preços, não há alternativas em curto prazo para compensar o possível desequilíbrio no mercado. Ele ressalta que não há defesa irrestrita à produção de fumo, mas que existem garantias para que as famílias tenham sustento.

Uma das sugestões é que o governo crie um fundo com os impostos arrecadados com o cigarro - a carga tributária chega a 70% - para financiar o início de outras atividades que possam substituir o fumo nas lavouras.

Fonte: ANTIDROGAS

segunda-feira, 21 de março de 2011

Comad irá apertar fiscalização da venda de bebidas a menores

Disseminação da lei será feita a partir de abril em todos os estabelecimentos da cidade. Em seguida, conselho irá cobrar aplicação das normas.

Durante o Fórum Permanente de Combate ao Álcool e Outras Drogas, realizado ontem na Câmara Municipal, a presidente do Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas (Comad), Geci Fontanella, disse que abril será marcado por trabalho intenso da entidade para a conscientização, junto aos estabelecimentos comerciais de Piracicaba que vendem bebidas alcoólicas, sobre a Lei Municipal 6.909, que proíbe a venda de álcool para menores de 18 anos.

Vamos imprimir a lei e enviar a todos os estabelecimentos comerciais, seguindo a mala direta da prefeitura, para que seus proprietários tomem conhecimento. Em seguida, vamos cobrar a aplicação da mesma, que resultará em multas pesadas em caso de reincidência”, explicou Geci. Segundo ela, a lei municipal foi embasada na Lei Federal 8.069, que é ainda mais rigorosa, determinando, além de multas, a prisão dos infratores.

De acordo com a capitã da PM, Adriana Cristina Sgrigneiro Nunes, o processo de elaboração de uma lei precisa ser rigoroso e levar em consideração fatores determinantes para que a lei pegue. “Para a lei pegar, são necessários instrumentos que a tornem aplicável. Qual será a penalidade aos donos de bares flagrados vendendo bebidas a menores? O dinheiro dessas multas vai para onde? Acho que tem que ir para o fundo de combate às drogas. Quem vai fazer a fiscalização?”, questionou ela.

Segundo a capitã, leis boas não faltam e as leis federais precisam do apoio municipal para ganhar em eficiência. “Se quiser combater, precisa regulamentar. Além disso, é fundamental saber quer vai fazer o quê. Senão a lei não pega”, concluiu ela. Além de discutir propostas para melhorar a Lei 6.909 – sancionada em outubro do ano passado, pelo prefeito Barjas Negri – na reunião de ontem foi discutida outra lei, que regulariza o horário de funcionamento dos bares. O esboço está nas mãos do vereador Bruno Prata (PSDB), coordenador do fórum permanente.

Fonte: A Tribuna

sábado, 19 de março de 2011

Jovem tem menos problemas com álcool quando seus pais acompanham sua vida social

Relação é mais forte quando ocorre entre pais e filhos de sexos opostos.
De acordo com a autora do estudo, Julie Patock-Peckham, professora de Psicologia e Neurociência da universidade, foram analisados 581 estudantes universitários americanos.

Os voluntários responderam a um questionário sobre o estilo de seus pais e mães, separadamente, e também avaliaram o conhecimento deles sobre suas amizades e planos sociais. Os médicos também estudaram a impulsividade dos jovens e sua relação com o álcool.
Os pais foram classificados de três maneiras: os autoritários (que priorizavam regras e a obediência, mas não abriam espaço para a discussão); os com autoridade (que tinham regras e instruções claras, além de serem abertos para o bate-papo); e, por último, os permissivos (que apresentavam um comportamento mais de amigo do que de pai).
O estudo mostrou que os pais com autoridade acompanhavam melhor a vida social de seus filhos e sabiam mais de seus planos, conseguindo, assim, influenciar na relação dos jovens com o álcool.

Já os permissivos tinham menores chances de monitorar com sucesso a vida de seus filhos. Os autoritários, no entanto, não tinham nenhuma vantagem nem desvantagem com relação aos outros.

Segundo Julie, os resultados foram surpreendentes.

- Nosso estudo mostrou que um ambiente com regras rígidas não facilitam o conhecimento dos pais sobre o universo de seus filhos quando eles se tornam adultos.
Além disso, quando os cientistas analisaram a relação entre o sexo de pais e filhos, eles notaram que o pai ou a mãe exercem melhor influência no sexo oposto e podem, indiretamente, reduzir os problemas que seus filhos possam ter com alcoolismo.

- As pessoas acreditam que as meninas estarão bem se apenas suas mães estiverem envolvidas em suas vidas. Mas nós mostramos que os pais também têm um impacto importante.
Segundo Julie, os mesmo vale para a relação das mães com seus filhos homens.

Fonte: R7

sexta-feira, 18 de março de 2011

Campanha de Concientização ao uso de Drogas Lícitas

Equipe de Formação da Pastoral da Sobriedade da Arquidiocese de Fortaleza estará nos dias 19 e 20 de Março na Cidade de BEBERIBE/CE, fazendo a divulgação da Campanha de Concientização ao uso de Drogas Lícitas. 


O foco principal estará nas bebidas alcólicas e o fumo, já que são os principais causadores do grande exterminio da vida humana nos dias de hoje. 

A Pastoral da Sobriedade é a ação concreta da Igreja na Prevenção e Recuperação da Dependência Química.

É uma ação pastoral conjunta que busca a integração entre todas as Pastorais, Movimentos, Comunidades Terapêuticas, Casas de Recuperação para, através da pedagogia de Jesus-Libertador, resgatar e reinserir os excluídos, propondo uma mudança de vida através da conversão.


A Pastoral é uma atuação especial da Igreja, diante de um problema da sociedade, no momento em que ele se apresenta. É uma resposta da Igreja a uma problemática social.

Considerando que 25% da população brasileira está, direta ou indiretamente, ligada ao fenômeno das drogas, que cada vez mais cedo os adolescentes entram em contato com as drogas, carregando consigo, em média, quatro outras pessoas, chamadas de co-dependentes, membros da família e amigos, a Pastoral da Sobriedade capacita aqueles, que de alguma maneira, se identificam com a causa e desejam lutar pela vida, tornando-se um Agente da Pastoral da Sobriedade.


Maiores informações:

(85) 3388-8707 
(85) 8687-9628


"Sobriedade e Paz, só por Hoje, graças a Deus".

quinta-feira, 17 de março de 2011

Entidades de defesa do consumidor apoiam medidas sobre regulações ao cigarro

IDEC, Brasilcon e Proteste estão entre as 44 organizações da sociedade civil que apoiam as consultas públicas 112 e 117 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária que tratam de restrições à produção e exposição de cigarros.

As entidades estão assinando e divulgando uma carta aberta defendendo as medidas que proporcionam proteção à saúde do consumidor e tornam o produto menos atrativo, principalmente aos jovens, público-alvo da indústria do tabaco.

A consulta pública 112 é referente à proibição de aditivos e a 117 sobre restrições nas embalagens e material de propaganda de cigarro. O prazo de manifestações de apoio às consultas expira em 31 de março. A carta de apoio das entidades foi enviada à presidência da República, à Casa Civil, ao Ministério da Saúde, ao Senado e à Câmara dos Deputados, entre outros órgãos.

De acordo com os argumentos apresentados no manifesto, ao proibir o uso de aditivos, tais como aromatizantes e flavorizantes, a exemplo dos sabores de chocolate, baunilha, morango, menta, como prevê a consulta pública 112, impede-se que os produtos de tabaco se tornem mais palatáveis e atrativos para crianças e adolescentes que, juntos, representam 90% dos iniciantes. Com as medidas previstas na consulta pública 117, restringe-se a publicidade de produtos de tabaco à parte interna dos pontos de venda e ampliam-se as advertências sanitárias.

Ambas propostas diminuem o impacto na saúde dos consumidores e evitam a iniciação. Os temas apresentados nas consultas públicas também cumprem medidas que o Brasil se obrigou a adotar ao ratificar a Convenção Quadro para o Controle do Tabaco, primeiro tratado internacional de saúde pública celebrado sobre os auspícios da Organização Mundial da Saúde.

ORGANIZAÇÕES QUE APOIAM AS CONSULTAS PÚBLICAS DA ANVISA

1. ABEAD – Associação Brasileira de Estudos do Álcool e Outras Drogas
2. ABEN – Associação Brasileira de Enfermagem Nacional
3. ABESE – Academia Brasileira de Especialistas em Enfermagem
4. ABO – Associação Brasileira de Odontologia
5. ABPS - Associação Brasileira de Promoção da Saúde
6. ACT - Aliança de Controle do Tabagismo
7. ADESF – Associação de Defesa da Saúde do Fumante
8. AGENDHA - Assessoria e Gestão em Estudos da Natureza, Desenvolvimento Humano e Agroecologia
9. AMB – Associação Médica Brasileira
10. Ambulatório de Prevenção, Tratamento e Controle do Tabagismo do Hospital Universitário Federal de Juiz de Fora
11. ANDI - Agencia de Notícias dos Direitos da Infância
12. ANENT – Associação Nacional de Enfermagem do Trabalho
13. Associação Paranaense Contra o Fumo
14. BRASILCON – Instituto Brasileiro de Política e Direito do Consumidor
15. CEPALT – Comitê Estadual para Promoção de Ambientes Livres do Tabaco - SP
16. CEREST – CENTRO – Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – Santa Maria/RS
17. COFEN – Conselho Federal de Enfermagem
18. CONED – SP – Conselho Estadual sobre Drogas
19. CRATOD - Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas do Estado -SP
20. DESER – Departamento de Estudos Sócio-Econômicos Rurais
21. Divisão de Pneumologia do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP
22. Fundação do Câncer
23. GEMDAC - Gênero Mulher Desenvolvimento e Ação para a Cidadania
24. HCOR – Hospital do Coração – São Paulo
25. ICONES – Instituto para o Consumo Educativo Sustentável
26. IDEC – Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor
27. Instituto Ipanema - Instituto de Pesquisas Avançadas em Economia e Meio Ambiente
28. Instituto Oncoguia
29. Instituto Prevenir de Responsabilidade Socioambiental
30. Ministério da Saúde – Núcleo Estadual de São Paulo
31. NETT - Núcleo de Estudos e Tratamento do Tabagismo
32. Portal Tabagismo Online
33. PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência
34. PROTESTE – Associação de Consumidores
35. SBC – Sociedade Brasileira de Cardiologia
36. SBD – Sociedade Brasileira de Dermatologia
37. SBH - Sociedade Brasileira de Hepatologia
38. SBP – Sociedade Brasileira de Pediatria
39. SBPT – Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia
40. SBOC – Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica
41. SOPTERJ – Sociedade de Pneumologia e Tisiologia do Estado do Rio de Janeiro
42. SPTDT – Sociedade Paranaense de Tisiologia e Doenças Torácicas
43. Terra de Direitos
44. Universidade Católica de Pelotas – RS


Fonte:ABEAD(Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas)

quarta-feira, 16 de março de 2011

Deputado quer restringir propaganda de cerveja


Para Paulo Pimenta, aumento do número de acidentes fatais de trânsito durante o carnaval está diretamente relacionado com o consumo de bebida alcoólica. Daí, para ele, a necessidade de reduzir anúncios.

O número de mortes no trânsito em rodovias federais no Brasil aumentou em 47,9% neste carnaval se comparado ao mesmo período no ano passado. Segundo dados da Polícia Rodoviária Federal, 213 pessoas morreram no trânsito e 4.165 acidentes foram registrados. Os altos índices de morte nas estradas, todos os anos, revelam que o Brasil não tem conseguido avançar na redução de acidentes no trânsito. E o que fazer para reduzir essas tragédias?




O álcool é considerado um dos maiores vilões do trânsito. Uma solução apontada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para diminuir o número de vítimas nas estradas é reduzir o marketing de bebidas alcoólicas. Restringir propagandas de bebidas na TV e outras mídias é, segundo a organização, uma estratégia eficaz para combater os efeitos nocivos causados pelo incentivo ao consumo de bebidas.

Nesse sentido, na próxima semana, será protocolado na Câmara um projeto de lei para restringir a publicidade de cerveja e chope no Brasil. A proposta – que deve enfrentar um forte resistência por parte da indústria do setor e do mercado publicitário – propõe incluir na Lei 9.294/96 (que dispõe sobre restrições à propaganda de cigarros e bebidas como cachaça, vodka e uísque) restrições para propagandas de bebidas com teor alcoólico inferior a 0,5 graus.

“A restrição da publicidade de bebidas alcoólicas é a medida mais eficaz apontada pela OMS para reduzir o índice de mortalidade de jovens no trânsito. No Brasil, 75% dos acidentes fatais de trânsito estão associados ao uso de álcool. Hoje, 85% do mercado de bebidas no Brasil é a cerveja. Não tem porque não restringir a propaganda de cerveja”, afirmou o deputado Paulo Pimenta (PT-RS), autor da proposta que será apresentada na próxima semana.





As cervejas têm, em sua maioria, teor alcoólico em torno de 5%. Se aprovada, a proposta, entre outras coisas, proibirá a propaganda de cerveja nas emissoras de rádio e televisão no horário das 6h às 21h. O projeto também obriga que sejam publicadas junto com a divulgação do projeto advertências sobre o consumo abusivo de cerveja.

Veja as restrições previstas na Lei 9.294/96

De acordo com a Constituição, em seu art. 22, inciso 29, somente o Congresso pode impor restrições ou legislar sobre a publicidade. O art. 220 da mesma norma estabelece que compete à lei federal estabelecer meios legais à pessoa e à família para que possam se defender de programas e propagandas que possam ser nocivos à saúde. O artigo estabelece ainda que a propaganda comercial de tabaco e bebidas alcoólicas está sujeita a restrições legais.

Segundo Pimenta, tramitam na Câmara cerca de 40 projetos que dispõem sobre restrição de propagandas de bebidas alcoólicas. Entre eles, o PL 2.733/2008, de autoria do Executivo, que tramita apensado ao PL 4.846/1994. A proposta, que tem texto semelhante ao do projeto de Paulo Pimenta, está parada no Congresso há quase três anos. “Precisa de uma decisão do colégio de líderes e colocar o tema na ordem do dia. Tem que ter essa decisão política. Para isso precisa ter pressão”, defendeu Pimenta.

Crônica da morte anunciada

Na tribuna da Câmara nesta semana, Pimenta criticou a posição da mídia que, ao analisar a violência no trânsito, não estabelece conexão com a publicidade de bebidas alcoólicas. “Mostrei, por exemplo, o editorial de um jornal, que falava que a violência nas estradas é tragédia nacional, e na mesma página tinha uma propaganda de cerveja e uma propaganda de carro. Exatamente a combinação principal responsável pelo aumento no número de morte no trânsito. É uma crônica da morte anunciada”, criticou.

Segundo a OMS, por ano, cerca de 2,2 milhões de mortes prematuras ocorrem por causa do uso de álcool. De acordo com o estudo da organização, a redução do impacto do marketing, sobretudo entre os jovens e adolescentes, reduz o uso nocivo do álcool. O organismo internacional argumenta que “o álcool se comercializa mediante técnicas publicitárias e de promoção cada vez mais sofisticadas, que vinculam, por exemplo, marcas de álcool a atividades desportivas e culturais”.

“Essa orientação da OMS foi assinada por 193 países, sendo que o Brasil foi signatário. Não há como o Congresso ignorar essa medida”, diz Pimenta. O parlamentar relembra que, em 1996, quando foi votada a lei para restringir a publicidade do cigarro, uma forte pressão da indústria da cerveja alterou o artigo da lei, mantendo restrição para propagandas apenas para bebidas com teor alcoólico acima de 13 graus Gay Lussac (unidade de medida que quantifica o nível de álcool na bebida).

 

Em 2003, uma nova tentativa de incluir na legislação brasileira restrições à propaganda de cerveja também foi feita. Na época, artistas, atores de TV, esportistas, cantores e outros representantes da sociedade ocuparam o Salão Verde da Câmara para pressionar contra a medida. O setor da publicidade e a indústria da cerveja consideram que medidas para regularem anúncios de bebidas alcoólicas “ferem a liberdade de expressão”

Fonte: Congresso em Foco

terça-feira, 15 de março de 2011

A mão do gato

 
O que a sociedade espera da Anvisa são decisões técnicas para proteger a saúde da nossa população

HÁ MOMENTOS em que excesso de democracia atrapalha. Antes que você me interprete mal, leitor, vou descrever o caso a que me refiro.

Imbuída de intenções democráticas, a Anvisa decidiu fazer duas consultas públicas que envolvem a comercialização de cigarros. Segundo a agência, "esse processo contribuirá para a transparência e participação da sociedade e auxiliará a Anvisa na elaboração do texto final do regulamento proposto".

A primeira consulta (número 112) trata da permissão para exibir nos maços os teores de alcatrão, nicotina e monóxido de carbono e de proibir a adição de aromatizantes e flavorizantes.

A questão dos aditivos está entre as grandes malfeitorias praticadas pela indústria: adicionar aromatizantes para disfarçar o odor da fumaça e flavorizantes para conferir sabor de baunilha, menta, chocolate, morango e outros com a finalidade de encobrir o paladar aversivo do fumo e viciar meninas e meninos em idade mais precoce. Crianças e adolescentes somam 90% dos que começam a fumar.

A questão de imprimir no maço os teores de nicotina, alcatrão e monóxido de carbono é crime ainda mais grave, porque se destina a criar uma sensação falsa de segurança.

Os cigarros "light", "ultralight" ou de "baixos teores" foram lançados nos anos 1960, quando não havia mais como negar a relação entre fumo, câncer, doenças cardiovasculares, pulmonares e dezenas de outras. Para o consumidor a lógica pareceu razoável: se o alcatrão provoca câncer, quanto menos alcatrão, menor o risco. Milhões aderiram às marcas "light".

Os cigarros de "baixos teores" são ainda piores do que os mais fortes. Quem controla a quantidade de nicotina a ser absorvida em cada tragada são os neurônios do fumante.

Se o cigarro é forte, poucas tragadas fornecem a nicotina necessária; quando é fraco, elas se tornam mais profundas e o intervalo entre uma e outra encurta. A fuligem e os 6.000 compostos químicos resultantes da combustão entram em contato mais íntimo e destruidor com os brônquios e alvéolos pulmonares.

A segunda consulta (número 117) procura regulamentar a exposição dos maços nos pontos de venda e o conteúdo das mensagens de advertência.





Proibido o acesso à televisão e aos jornais, os fabricantes investiram pesado na divulgação de material publicitário (displays, cartazes, luminosos etc.) para promover as vendas em locais como padarias, lanchonetes, bancas de jornal e lojas de conveniência.

Em 83% dos estabelecimentos visitados durante uma pesquisa realizada no ano passado pelo DataFolha/Aliança de Controle do Tabagismo, os cigarros estavam expostos junto a balas, chocolates ou doces. Nas padarias esse número chega perto da totalidade.





Como de costume, a indústria reagiu com a mão do gato: mobilizou os setores que defendem seus interesses e os parlamentares financiados por ela.

Na falta de argumentos para justificar o crime continuado de induzir crianças a adquirir a dependência química mais escravizante que a medicina conhece, esses grupos alardeiam que a consulta pública é antidemocrática e autoritária, que exclui o debate e o esclarecimento da população, que irá provocar impactos econômicos gravíssimos para produtores e varejistas, que causará desemprego e abrirá caminho para o contrabando.

Para manter a legislação frouxa como está, chegam ao cinismo de pressionar para que as consultas sejam proibidas.

Vamos inverter o raciocínio deles. Para impedir que os fabricantes continuem a praticar os crimes de acrescentar produtos químicos que tornam o cigarro mais palatável para crianças, de imprimir no rótulo teores de nicotina e alcatrão para fingir que existem cigarros menos nocivos e de expor os maços junto a balas e chocolates nas padarias, seria necessário organizar consultas públicas?

Quando a Anvisa proibiu a exposição de vitaminas nas prateleiras das farmácias, por acaso consultou o público? Se embalagens de vitaminas quase sempre inúteis, porém inócuas para o organismo, não devem ficar expostas ao consumidor desavisado, o maço de cigarro pode?

O que a sociedade espera da Anvisa são decisões técnicas para proteger a saúde da população. Reduzir o consumo de cigarros e o contingente de crianças que se tornará dependente de nicotina pelo resto da vida estão entre elas.



Fonte:Folha de São Paulo - Drauzio Varella

segunda-feira, 14 de março de 2011

Campanha de Concientização do uso abusivo do Álcool

Deu início dia 01 de Março de 2011, a 1ª CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO DO USO ABUSIVO DO ÁLCOOL, coordenado pela Coordenação de Formação da Pastoral da Sobriedade, com o apoio da Sobriedade de Fortaleza, através de Cartazes, Folders, e Palestras da Campanha. 

 Queremos alertar toda a Sociedade do Estado e da Capital,  sobre o grande mal que é o ÁLCOOL.

Contamos com o apoio e a participação neste trabalho de todos na divulgação dos danos que o ÁLCOOL trás para a sociedade, para o indivíduo que se torna dependente, e também para os CO-DEPENDENTES (familiares e a sociedade).

Junte-se a nós, precisamos de você.

(85) 8687-9628 - Rogério Melo

(Coordenador de Formação da Pastoral da Sobriedade).


"Sobriedade e Paz, só por Hoje, graças a Deus".

domingo, 13 de março de 2011

Passo da Semana (13 a 19/03): 12º - FESTEJAR

Senhor, FESTEJANDO os 12 passos para a Sobriedade Cristã, irmanados com todos, na mesma esperança, por um século sem drogas, queremos partilhar e anunciar Jesus Cristo Redentor, pelo nosso testemunho. Amém.

sábado, 12 de março de 2011

Largue o cigarro e aumente o nível de colesterol “bom”


Mesmo com o ganho de peso, parar de fumar melhora os níveis de colesterol “bom”, diz pesquisa.
Se confirmada por mais estudos, a descoberta pode esclarecer a relação entre o fumo e a saúde cardíaca.
 

Até 20% das doenças do coração são atribuídas ao cigarro, mas ainda não se sabe o que causa esse efeito. É possível que o fumo afete o sistema cardiovascular de várias formas, reduzindo níveis de oxigênio e causando danos ao coração.



Estudos menores já mostraram que fumar reduz o colesterol “bom” (HDL) e aumenta o “ruim” (LDL), segundo o pesquisador Adam Gepner, da Escola de Medicina da Universidade de Wisconsin (EUA).

Para testar com mais rigor o impacto do fumo sobre o colesterol, a equipe de Gepner recrutou mais de 1.500 fumantes, incluindo pessoas com sobrepeso ou obesas.



Em média, os participantes fumavam 21 cigarros por dia até o início do estudo. Depois de um ano em programas para parar de fumar, 36% deles largaram o vício.

Na pesquisa, aqueles que pararam de fumar tiveram um aumento de 5% no colesterol “bom”, independentemente do número de cigarros que fumavam.


Contudo, o grupo que parou de fumar ganhou, em média, quatro quilos.
O ganho de peso piora os níveis de colesterol. Por isso, os pesquisadores acreditam que o efeito benéfico de parar de fumar possa ser ainda maior do que o apontado.



Os pesquisadores ainda não sabem como parar de fumar afeta os níveis de colesterol. Especula-se que o cigarro prejudique proteínas que controlam o colesterol.

Mesmo assim, segundo Gepner, se a relação entre cigarro e colesterol for provada, pode-se calcular que o risco de um ex-fumante ter um infarto ou derrame caia até 6% depois de dez anos sem cigarro.

Fonte: Saúde (Folha)

sexta-feira, 11 de março de 2011

Ter amigo homem na infância aumenta risco de meninas usarem drogas na adolescência

Meninos mais velhos tornam-se ponte de acesso a bebidas e entorpecentes.

Meninos e meninas tendem a formar amizades quase que exclusivamente com os pares do mesmo sexo na infância. É só por volta do início da adolescência que eles começam a incluir os amigos do outro sexo em sua rede.

 
No entanto, resultados de um estudo publicado no Journal of Research on Adolescence mostra que meninas que experimentaram essa transição precocemente estavam mais propensas a usar e abusar de drogas durante a adolescência tardia.




Os pesquisadores acompanharam um grupo de quase 400 adolescentes (58% meninas), com idades entre 12 e 18 anos, em uma escola no Canadá. Elas foram entrevistadas anualmente durante um período de sete anos sobre a sua rede de amizade e seu uso de álcool e drogas.

O autor do estudo, François Poulin afirma que “os relacionamentos são considerados um dos principais fatores de risco para o uso de drogas”. O que não se aplica aos meninos. De acordo com o pesquisador, a formação de amizades do outro sexo não está associada com problemas de uso de entorpecentes mais tarde entre eles.






Isso porque os meninos declararam receber mais apoio emocional de seus amigos do outro sexo, enquanto as meninas recebem mais apoio das amigas.

O estudo conclui que entre as meninas, tanto o comportamento antissocial e a puberdade precoce aceleraram o aumento da proporção de amigos do outro sexo.

Comparado com seus amigos do mesmo sexo, as meninas tendem a formar amizades com homens mais velhos que conhecem fora da escola. E como no país analisado a idade legal para beber é de 18 anos, esses amigos podem simplificar o acesso ao álcool entre as meninas mais jovens, tornando-os um ponto de acesso delas para as drogas substância.

Os autores sustentam, no entanto, que ao fim dessa fase de transição, o impacto das amizades do outro sexo no desajuste das meninas desaparece.

Nesta época, as meninas ficam mais propensas a formar relacionamentos românticos com seus pares masculinos. E a chance de ter contato com drogas pode acontecer somente se um dos membros usá-la.

O autor orienta que na adolescência, outros aspectos devem ser mais levados em conta, ou seja, qual o ambiente em que eles acontecem, suas ligações amigos e a supervisão dos pais.


Fonte:ABEAD(Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas).

quinta-feira, 10 de março de 2011

PRF prende motorista que levava 935 quilos de cocaína em Mato Grosso

Droga estava em fundo falso de caminhão.
Homem confessou que entorpecente seria levado para São Paulo.


Policiais rodoviários federais de Mato Grosso, em conjunto com a Polícia Federal, apreenderam nesta terça-feira (8) 935 quilos de cocaína pura. O flagrante aconteceu no km 434 da BR-364, em frente ao posto PRF de Várzea Grande (MT).

Durante fiscalização de rotina, os policiais abordaram um caminhão. O motorista afirmou aos agentes que levava peças de caminhão para São Paulo, e que não tinha nota fiscal dos produtos.

Ao revistarem o interior do caminhão baú, os agentes notaram a existência de um fundo falso, que escondia dezenas de pacotes contendo a droga. O motorista confessou que levaria a droga para São Paulo.

A pena prevista para o crime de tráfico de entorpecentes é de 5 a 15 anos de reclusão. A ocorrência foi encaminhada à Polícia Federal, em Cuiabá (MT).

Fonte: G1

quarta-feira, 9 de março de 2011

Traficantes detidos com 11 quilos de pasta de coca

Onze quilos de pasta-base de cocaína foram apreendidos, na madrugada do dia 04, durante uma operação do Comando do Policiamento do Interior (CPI), no Município de Boa Viagem (a 221Km de Fortaleza).

Os policiais militares interceptaram um veículo Gol, placas NKB-7821, inscrição de Anápolis (GO), onde estavam o brasiliense Paulo Henrique Silva de Morais e o cearense Antônio Reginaldo de Sousa, cearense de Boa Viagem.

Nas bagagens deles havia dez quilos da drogas. Depois, numa residência naquela cidade, foi detida Ana Cristina Vieira com mais um quilo da pasta. Os três foram levados para a Delegacia Regional de Polícia Civil em Canindé e autuados em flagrante delito.

Segundo o comandante do CPI, coronel PM Sérgio Costa, a droga seria vendida em Fortaleza, Boa Viagem e Nova Russas. "A informação deles é de que a droga foi apanhada em Brasília. A prisão dos três foi fruto da intensificação das operações nas estradas para o combate ao tráfico de drogas e aos assaltos", ressaltou o oficial da PM.

Fonte: Diário do Nordeste

terça-feira, 8 de março de 2011

Italianos são presos após jogar mochila com maconha pela janela em Santos


Dois italianos foram presos anteontem em Santos, na Baixada Santista, depois de jogar pela janela de um edifício na frente da Praia do José Menino duas mochilas com 43 quilos de cocaína. Eles foram detidos em flagrante por tráfico de entorpecentes e levados à Polícia Federal.

A ocorrência foi atendida às 7h pela PM, chamada por moradores do Edifício Porto Fino, onde ocorreu o incidente. O prédio possui vários apartamentos de temporada, entre eles o que havia sido alugado pela dupla na última sexta-feira. Quando alguém tocou a campainha de um vizinho, os italianos acharam que era a do apartamento deles, assustaram-se e atiraram a droga pela janela.

Vizinhos viram o que havia dentro das mochilas e chamaram a polícia.

Fonte: O Estado de São Paulo

segunda-feira, 7 de março de 2011

Tráfico de drogas // Operação Momo prende quatro em Macaíba

Às vésperas do carnaval, a equipe da delegacia de Macaíba deflagrou a chamada "Operação Momo", de combate ao tráfico de drogas, na manhã de ontem (04). Quatro pessoas, entre elas dois idosos, foram presas acusadas de envolvimento com venda de entorpecentes. Ao todo, a polícia apreendeu R$ 14.431 em dinheiro, 21 pedras de crack, dois revólveres calibre 38 e outros objetos. O delegado local, Normando Feitosa, promete novas operações contra o tráfico na cidade, ainda este ano.

Normando Feitosa explica que, desde o começo do ano, a equipe da DP de Macaíba tem trabalhado para mapear os pontos de venda de drogas e identificar traficantes. A partir dessas investigações, o delegado pediu que a justiça expedisse quatro mandados de busca e apreensão e um de prisão, que foram cumpridos na manhã de ontem, principalmente no Centro do município.

Em um dos alvos, na Rua Almeida Machado, a polícia deteve Manoel Fernandes Campos, 62 anos, o "Manoel do Papo". Segundo o delegado, na casadesse acusado foram encontrados dois revólveres, 20 pedras de crack e cerca de R$ 3,7 mil em dinheiro. "Mas sabíamos que ele guardava o material dele em outra casa". Então, os policiais foram com o acusado até uma casa vizinha, onde mora Raniel da Silva Cunha, 54, onde foram encontrados cerca de R$ 10,4 mil.

Em outro alvo da operação, na Rua de Areia Branca, foi preso Francisco Linhares da Silva, 75, o "Chico Sebo". Com ele, conforme informações de Normando Feitosa, a polícia encontrou apenas uma pedra de crack e R$ 293 em dinheiro. "Todo esse dinheiro estava em notas de valor pequeno, como R$ 2 ou R$ 5".

Para o delegado, a apreensão do montante de dinheiro e pouca droga pode significar que os acusados conseguiram vender uma grande quantia de entorpecentes antes da operação. "Houve uma espécie de baile GLS na noite anterior e eles devem ter vendido tudo o que tinham nela. O dinheiro que encontramos deve ser o apurado na festa". A polícia visitou ainda um quarto alvo de mandado de busca, mas nada foi encontrado no local.

O mandado de prisão foi cumprido no bairro de Lagoa Nova, na Zona Sul de Natal, contra Jeferson Pereira Praxedes, 23. Segundo o delegado, esse acusado foi detido anteriormente no posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em dezembro do ano passado. Juntamente com ele, outros três acusados foram presos com uma carga do entorpecente rebite. "Na época, somente ele foi liberado. Mas o Ministério Público pediu a prisão preventiva dele, e a cumprimos ontem, aproveitando a operação". Todos foram autuados por tráfico de drogas e permanecem detidos.

Fonte: Diário de Natal

domingo, 6 de março de 2011

Passo da Semana (6 a 12/03): 11º - CELEBRAR

Senhor, CELEBRANDO a Eucaristia, em comunidade com os irmãos, teremos força e graça, para perseverarmos nesta caminhada. Alimenta-nos no Corpo e Sangue de Jesus!

sábado, 5 de março de 2011

EUA: Brasil é o maior consumidor de drogas da América do Sul

O Departamento de Estado americano divulgou nesta quinta-feira seu relatório sobre a "Estratégia para o Controle Internacional de Narcóticos", um documento que se publica todo ano sobre a colaboração de outros países na luta dos EUA contra o tráfico de drogas. O Brasil não só é o maior país da América do Sul, mas também tem a costa mais extensa do continente e isto "o transforma em uma rota de passagem inevitável para o contrabando de narcóticos rumo a Europa, África e em menor quantidade aos Estados Unidos", segundo o relatório.

"O Brasil é o maior consumidor de drogas na América do Sul e o consumo segue crescendo", divulgou o estudo, acrescentando que, segundo um relatório das Nações Unidas, o País tem 900 mil consumidores de cocaína. O Departamento de Estado indicou que o Brasil, que está se transformando em uma fonte potencial dos compostos químicos precursores para a produção de cocaína, também está aberto ao trânsito de pequenos aviões da Colômbia e Peru com destino a Venezuela e Suriname.

"O Paraguai continua sendo o maior fornecedor de maconha para o Brasil, embora se cultive maconha no Nordeste brasileiro para consumo local", afirma o documento. Os produtos de cocaína entram no Brasil por rotas terrestres, pelos rios e em aviões que chegam da Bolívia, Peru e Colômbia em rota à África e Europa ou Estados Unidos.

O relatório assinalou que, apesar de a Argentina não ser um produtor significativo de narcóticos, continua sendo uma importante rota para o trânsito da cocaína produzida nos países andinos e é o segundo maior mercado sul-americano para essa droga. A Administração de Controle de Drogas (DEA) calcula que em 2010 passaram pela Argentina cerca de 70 t de cocaína destinadas majoritariamente à Europa.

Já o Chile, segundo o relatório, não é um grande produtor de drogas ilegais, mas é "um importante país de passagem para os embarques de cocaína andina com destino à Europa, e algumas fontes assinalam que para envios aos Estados Unidos também".

Fonte: Portal TERRA

sexta-feira, 4 de março de 2011

PF apreende 85 quilos de cocaína

Oitenta e cinco quilos de cocaína apreendidos e três pessoas detidas. Esse foi o resultado de uma operação realizada por agentes da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), da Polícia Federal do Ceará. A droga estava escondida na carroceria de um caminhão e foi descoberta no fim da tarde da última quarta-feira (2), em um posto de combustíveis situado no distrito de Cristais, no Município de Cascavel (distante 64 Km de Fortaleza).

O carregamento de cocaína foi descoberto na carroceria de um caminhão abordado no distrito de Cristais
FOTO: MIGUEL PORTELA
De acordo com o titular da DRE, delegado Glayston Araújo, há cerca de dois meses a DRE foi informada pelo Serviço de Inteligência do órgão sobre a presença de um homem, natural de Mato Grosso, traficando drogas em Fortaleza. Com o andamento da investigação, os agentes descobriram que o suspeito, identificado como José Li Faria Macedo, 23, iria receber um carregamento de cocaína.

Seguido

Os agentes da DRE passaram a realizar uma vigilância ao suspeito a partir da residência dele, situada na Rua Rubi, no Mondubim. Anteontem, ainda pela manhã, ele saiu da casa em um veículo Corolla e foi seguido até um posto de combustíveis na Cidade dos Funcionários.

Lá, ele encontrou o segundo acusado, o taxista cearense Francisco de Assis Fernandes de Sousa, 40. Conforme a PF, os dois seguiram pela BR-116 e, após passar por vários municípios, pararam em outro posto, no distrito de Cristais, em Cascavel, quando encontraram o paranaense Gilson Lopes de Moraes, 44. Nesse momento, o trio recebeu voz de prisão.

Ao revistar o caminhão de propriedade de Gilson, os agentes da DRE encontraram a droga, sendo 50 pacotes de cocaína pronta para consumo, e 30 de pasta base. Ao voltar à casa de José Li, os policiais encontraram maconha, cocaína, balança de precisão e uma arma. De acordo com o titular da DRE, os três afirmaram não saber que havia cocaína no caminhão. José Li e Francisco disseram não conhecer Gilson. Os três foram autuados em flagrante por tráfico interestadual de droga.

Conforme Araújo, há fortes indícios de que a droga, que foi trazida de Rondônia até o Ceará, abasteceria traficantes dos bairros periféricos da Capital e região metropolitana. No entanto, Araújo disse não ser possível afirmar que o trio preso faça parte da mesma quadrilha desarticulada no fim do ano passado com 350 quilos de cocaína. "A forma como a droga foi encontrada é a mesma (em um caminhão). Se eles não forem do mesmo grupo, o fornecedor pode ser o mesmo", ressaltou.

Aeroporto

Na tarde de ontem, outro mato-grossense acabou detido pela PF após desembarcar no Aeroporto Pinto Martins vindo de Cuiabá com cerca de um quilo de cocaína preso às pernas. Ronilson Duarte Faria, 30, afirmou que apanhou a ´coca´ na Bolívia e iria vendê-la em Fortaleza.

Fonte: Diário do Nordeste

quinta-feira, 3 de março de 2011

Diocese do Crato promove Capacitação para novos Agentes da Pastoral da Sobriedade

Aconteceu em Juazeiro do Norte CE, na Paróquia de São Francisco das Chagas, nos dias 25, 26 e 27 de Fevereiro de 2011, o 1º Encontro para Capacitação de Agentes da Pastoral da Sobriedade (PS), contando com a presença do nosso Bispo DOM FERNANDO PANICO, dando-nos total cobertura e incentivando a todos participantes.

O encontro teve em média 100 participantes, das seguintes cidades da Região do Cariri: Barbalha, Brejo Santo, Caririaçu, Crato, Jardim, Mauriti, Milagres, Nova Olinda, Santana do Cariri e Juazeiro do Norte.


O curso foi ministrado pelo Coordenador de Formação da Pastoral da Sobriedade, Rogério Melo, e contou com o apoio do nosso assessor eclesial Frei Barbosa, do Mons. Bosco, Reitor do Santuário eucarístico Diocesano e do vigário forâneo da forania 2, Padre Francisco Luiz.


Com esta capacitação as Paróquias poderão abrir  novos grupos de auto ajuda da Pastoral da Sobriedade contando com o apoio de seus parócos com o objetivo de trabalhar a prevenção e recuperação das depêndencias quimicas e de outros tipos de dependências.

A próxima reunião acontecerá dia 16 de abril no centro de pastoral do Santuário Eucarístico Diocesano situado na rua Senador Pompeu, nº 27, na cidade do Crato.

Terezinha - Coordenadora Diocesana da PS



Fonte: diocesedecrato.org

quarta-feira, 2 de março de 2011

PF prende 5 em ação contra tráfico de drogas no Ceará

A Polícia Federal em Juazeiro do Norte (CE) prendeu nesta quinta-feira cinco pessoas acusadas de envolvimento com um esquema de tráfico de drogas no município de Barbalho. Segundo a PF, um dos presos reagiu à abordagem e disparou cinco tiros em direção a um agente, que não se feriu. Ele responderá também por tentativa de homicídio.

Em conjunto com a Polícia Militar - por isso o nome da operação, Integração Dois -, a PF realizou diligências no bairro Alto da Alegria para cumprir os cinco mandados de prisão e oito de busca e apreensão expedidos pela Justiça. Na residência dos suspeitos, foram recolhidos veículos, motos, arma de fogo, munições e drogas. Eles foram encaminhados à cadeia pública do município.

Fonte: Portal TERRA

terça-feira, 1 de março de 2011

1º Curso de Capacitação da Pastoral da Sobriedade na Diocese de Crato

É com muito que aconteceu o 1º Curso de Capacitação de Novos Agentes da Pastoral da Sobriedade na Diocese de Crato. Aconteceu no período de 25 à 27 de Fevereiro de 2011, na Paróquia São Francisco das em Juazeiro do Norte - CE

Nesse curso, foram capacitados 90 novos Agentes que iram implantar os Grupos de Auto Ajuda na Diocese de Crato que contemplam cerca de 49 Paróquias em 30 Cidades da Região Sul do Estado do Ceará.

Após a formação, foi marcado uma reunião para o dia 16 de Abril de 2011 na cidade de Crato (Santuário Eucarístico de Adoração).

A Coordenação de Formação agradece o empenho dos colaboradores deste evento, sendo estes Frei Barbosa, Monsenhor Bosco, Doutora Zilma Capibaribe, Terezinha Siebra, assim como todos os Agentes que compõem com ela o Grupo da Pastoral da Sobriedade de Juazeiro. 

Quero expressar também, minha grande gratidão pelo apoio de Dom Fernando Pânico (BISPO LOCAL) que esteve presente animando e motivando à todos a Abraçarem este Plano de Deus que se chama:  PASTORAL DA SOBRIEDADE.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...