domingo, 31 de julho de 2011

Passo da Semana (31 a 06/08): 8º - PROFESSAR A FÉ

 

Senhor, PROFESSO que creio na Santíssima Trindade e peço a ajuda da Igreja, com a interceção de todos os santos. Instrui-me na Tua Palavra!

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Polícia encontra 1,5 kg de haxixe escondido em urso de pelúcia em MS


Droga foi localizada com passageiro de um táxi na rodovia MS-164. Segundo a polícia, brinquedo estava com adolescente de 16 anos.

O brinquedo foi localizado em meio à bagagem de um adolescente de 16 anos em um táxi que seguia de Ponta Porã, na fronteira com o Paraguai. Durante a abordagem, os agentes notaram que o urso de pelúcia estava mais pesado do que o normal. Ao abrirem o brinquedo, encontraram seis tabletes da droga.



PMA apreende adolescente em taxi com 1,5 kg de
haxixe em urso de pelúcia (Foto: Divulgação/PMA


Segundo a PMA, o jovem afirmou que levaria a carga para Campo Grande a pedido de um amigo, e que não sabia da existência da droga embalada no urso. O adolescente foi apreendido e conduzido à delegacia em Maracaju para autuação do ato infracional.

Fonte: G1/MS

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Jovens de Fortaleza combatem o uso de drogas com hip hop


Adolescentes atendidos pelo Projovem em Fortaleza vão participar nesta quinta-feira (28) de um festival de hip hop que vai abordar principalmente o combate ao crack.

Assista o vídeo da matéria clicando no link abaixo:

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1578634-7823-JOVENS+DE+FORTALEZA+COMBATEM+O+USO+DE+DROGAS+COM+HIP+HOP,00.html

Fonte: Globo Vídeos

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Procuradora Geral de Justiça convoca cearenses para enfrentamento as drogas


O objetivo é um trabalho em conjunto da sociedade e das autoridades visando à erradicação do uso da droga em todas as suas formas.

O Conselho Nacional de Procuradores Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG) lançou, dia 14 de julho, a Campanha Nacional contra as Drogas, especialmente o crack, responsável por atingir um número elevado de adolescentes e jovens em todo o país.

A procuradora geral de Justiça, Socorro França, irá coordenar as ações no Ceará.



"É necessário que haja políticas públicas efetivas, onde se possa fazer com que o jovem tenha acesso a recuperação, para que o jovem tenha plena cidadania", afirmou a procuradora.

Socorro França lembrou que a campanha tem a participação dos Ministérios Públicos Estadual, Federal, Militar e do Trabalho, mas que a ajuda da população, autoridades e os diversos segmentos da sociedade é fundamental para o enfrentamento às drogas.

A campanha versa sobre o fomento de políticas públicas voltadas à área de saúde, que garanta tratamento ao usuário. Outro objetivo é assegurar a volta do dependente químico em recuperação ao convívio familiar, bem como a sua reinserção à sociedade, num processo de resgate de sua plena cidadania.

O grande número de jovens envolvidos faz com que em muitos casos os dependentes não tenham o devido apoio do poder público para proteção. A campanha abrange não apenas os crack, mais todas as drogas como álcool.

Esta campanha estará presente em cada estado e cada município brasileiro. As políticas publicas no enfrentamento as drogas devem ser no sentido não de reprimir mais de recuperar os jovens” afirma a procuradora.

A procuradora lembra que uma campanha semelhante foi lançada no Brasil na década de 80, quando o cigarro foi tirado da mídia e posteriormente os fabricantes obrigados a informar no rótulo sobre seus malefícios. Na época uma serie de providencias foram adotadas, a campanha atual visa renovar esse trabalho.

A campanha que foi lançada agora dia 14 será intensificada em agosto em todo o país. No Ceará haverá grande divulgação pelos veículos de comunicação, os quais são considerados por Socorro como de fundamental importância para o sucesso da campanha, na propagação das informações. “Viver é muito bom por que é uma dádiva de Deus”, a campanha não é só do Ministério Público e sim de todos, todos precisam se envolver. O objetivo é um trabalho em conjunto da sociedade e das autoridades visando à erradicação do uso da droga em todas as suas formas, afirma.

Fonte: Dorismar Rodrigues - Pagina Aberta

terça-feira, 26 de julho de 2011

Polícia do Ceará realiza curso para prevenir uso de drogas por crianças


A ideia é unir polícia, escola e família na conscientização das crianças. Programa Ronda do Quarteirão da Polícia Militar capacitará 60 policiais.

O programa Ronda do Quarteirão, por meio do Batalhão de Policiamento Comunitário (BPCOM) da Polícia Militar do Ceará, realiza curso de formação de educadores sociais de prevenção às drogas. O Comandante do Ronda do Quarteirão, Coronel Gomes Filho, explica que a ação é voltada para evitar o uso de entorpecententes por crianças e adolescentes em idade escolar do ao 9 º ano do Ensino Fundamental. "Nossos policiais vão receber informações acerca do trato da questão da droga como um todo, tanto a lícita como a ilícita, e levar as informações para as redes de ensino, principalmente de ensino fundamental", declara Gomes Filho.

 Ainda conforme o coronel, nesta segunda-feira, começa o treinameto com 60 policiais, de 42 municípios cearenses onde o Ronda do Quarteirão foi implantado. As ações são feitas a partir do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), existente há 11 anos, no Ceará.

Segundo Gomes Filho, mais de 137 crianças já passaram pelo programa. "Nós fazemos o acompanhamento também com pais e educadores. O Proerd é montado também na base tripla: família, escola e mais polícia".

O Proerd é o programa de prevenção ao uso indevido de drogas existente no Ceará. Atualmente, em torno de 1.450 escolas, espalhadas em 97 municípios cearenses, possuem alunos orientados pelo programa. Com a inserção do Proerd entre as ações sociais do Ronda do Quarteirão, as atividades do programa passam a ter maior dinâmica.

Gomes Filho disse que há preocupação com uso de drogas no mundo todo e "no Ceará não poderia ser diferente". Ele reconhece que no Estado o problema se estendeu dos grandes centros urbanos para os lugares mais longínquos. "Há, na verdade, a disseminação do tráfico em razão também da capitalização financeira que a droga traz", alega. O coronel lembra da importância da família, além da implementação de políticas públicas para a inserção do jovem no mercado de trabalho.

Desvios de conduta
O comandante do Ronda do Quarteirão respondeu ainda a questinamentos sobre supostos desvios de conduta de policiais e quanto à necessidade de melhor formação desses profissionais. Somente este ano, foram 25 expulsos da corporação.

Ele afirma que para atos dessa natureza são tomadas as providências e que isso não tem relação com a preparação. "No caso do programa do Proerd, especificamente, nós já temos policiais militares com critérios para participar. Policiais não podem beber, não podem ter vício e devem ter estado excepcional de comportamento", garante. Os policiais militares participantes do curso terão 80 horas/aula, já a partir das 9 horas desta segunda-feira.

Fonte: G1 CE, com informações da TV Verdes Mares

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Três pessoas são presas por tráfico de drogas em Caucaia, no Ceará


Prisão de dois adolescentes e um homem foi na localidade de Tabuba. Com eles, a polícia apreendeu drogas, munição, celulares e dinheiro.

Dois adolescentes de 17 anos e um homem de 18 anos foram presos em flagrante por tráfico de drogas nesta segunda-feira (25) na localidade de Tabuba, em Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza. A prisão foi efetuada pelo Batalhão de Operações em Áreas Turísticas quando os suspeitos vendiam drogas em cima de um morro no endereço Rua das Dunas, s/n.


Com eles, foram apreendidos 117 tabletes de maconha, uma pedra de crack de 300 gramas, R$ 110,00 em dinheiro, um revólver calibre 38, uma faca, quatro celulares, uma draga (instrumento usado para cavar) e uma balança de precisão. Os suspeitos foram encaminhados para a Delegacia Metropolitana de Caucaia

Segundo o soldado Guttemberg de Souza, o mais velho já respondia procedimento por porte ilegal de armas.

Fonte: G1/CE

domingo, 24 de julho de 2011

Passo da Semana (24 a 30/07): 7º - REPARAR


Senhor, REPARO financeira e moralmente a todos que, na minha dependência, eu prejudiquei. Ajuda-me a resgatar minha dignidade e a confiança dos meus. Restaura-me!

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Teerão pede ajuda à ONU para combater tráfico de droga


O Irão pediu hoje à Organização das Nações Unidas (ONU) apoio no combate ao tráfico de droga, aproveitando a visita de um representante daquele organismo ao país, noticia a Efe.


O governo iraniano pediu ao diretor da agência Anti-Drogas e Crimes da ONU, Yury Fedotov, o aumento da cooperação técnica no combate ao tráfico de droga, uma vez que nos últimos 30 anos morreram cerca de 3700 polícias encarregados de combater esse crime.


Segundo dados da ONU, 89 por cento do ópio que é apreendido no mundo é proveniente do Irão, assim como 41 por cento da heroína e da morfina.

Fonte: Diário Digital / Lusa

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Romário se engaja em campanha contra drogas no Ceará


O ex-jogador de futebol e deputado federal, Romário, foi recebido no final da tarde desta quinta-feira (21) pelo governador Cid Gomes, no Palácio da Abolição.  O “Baixinhocolocou a sua imagem a disposição do Governo para o uso em campanhas publicitárias contra as drogas. O ex-craque aponta o “oxi” como a sua principal preocupação, por tratar-se de uma droga ainda mais devastadora e acessível que o “crack”.


Segundo Romário, a droga vem se espalhando de forma preocupante por todo o país. “Eu me coloco a disposição para que realizemos uma mobilização através dos jornais, rádios e tevês do Estado. Devemos fazer uma campanha voltada principalmente para o público jovem”, acrescentou. Segundo o governador Cid Gomes, a ideia é válida por conta de a imagem do ex-jogador ser muito ligada ao esporte e conquistas.

Ao comentar com Cid Gomes sobre a situação dos estádios de futebol do Brasil para a Copa de 2014, o deputado reforçou que o Castelão é a arena mais adiantada de todas que visitou. Cid Gomes ainda apresentou o projeto dos Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs) e afirmou que o estádio Castelão vai antecipar as obras de conclusão para o final do ano de 2012.

Eleito com quase 147 mil votos, Romário tem se demonstrado no Congresso Nacional a sua atenção quanto à defesa dos direitos das pessoas com deficiência e pelo acompanhamento das obras da Copa do Mundo de 2014. Não fugindo a isso, o deputado perguntou a Cid Gomes se as obras do estádio Plácido Castelo estão sendo realizadas obedecendo esse cuidado. De acordo com Cid Gomes, “não só essa obra, mas todas as obras do Governo respeitam a questão da acessibilidade. Esta é uma preocupação constante deste governo nas suas obras”, completou Cid.

Fonte: Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado Casa Civil

I Congresso da Pastoral da Sobriedade CNBB Regional Nordeste II e 10 Anos da Pastoral na Arquidiocese da Paraíba


"Sobriedade e Paz, só por Hoje, graças a Deus".

terça-feira, 19 de julho de 2011

Polícia Rodoviária Federal apreende 168 kg de maconha em Milagres

Policiais Rodoviários Federais apreenderam 168 kg de maconha na BR-116, no município de Milagres. A droga estava escondida na lataria de um veículo que foi abordado num posto da polícia. O motorista do carro e um passageiro, que vinham de São Paulo para Fortaleza, foram presos e  encaminhados à Polícia Federal, em Juazeiro do Norte.


Fonte: TV Diário

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Motorista com sinais de embriaguez bate em carro de secretário de Infraestrutura do Ceará

Um motorista com sinais de embriaguez bateu no carro do secretário de Infraestrutura do Ceará, Adail Fontenele. O acidente aconteceu na rotatória da BR-020 com CE-090, em Caucaia, na Região Metropolitana. O secretário não teve ferimentos. O acidente causou apenas danos materiais. O motorista que causou o acidente tentou fugir, mas policiais do Ronda do Quarteirão sairam em perseguição e conseguiram prender o acusado.

Fonte: Redação TV Diário

domingo, 17 de julho de 2011

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Polícia Civil confirma segunda maior apreensão de droga no Ceará em 2011


A carga de maconha apreendida na noite desta quinta-feira (14) pesa cerca de meia tonelada, segundo informações do Departamento de Narcóticos (Denarc) da Polícia Civil do Ceará. A carga foi flagrada no interior de um caminhão na BR-116. O motorista do veículo está preso.

A pesagem foi feita na manhã desta sexta-feira (15) e foi confirmada a segunda maior apreensão de drogas deste ano no Ceará. A maior apreensão, 600 quilos, foi realizada também no município de Penaforte, em 16 de junho.

Rota do tráfico
De acordo com inspetor da Polícia Civil Paulo Lima, a cidade é rota do tráfico, que traz cargas de droga de Guarulhos-SP para o Ceará. "Quem vem de São Paulo para o Ceará, a única entrada é a BR-116, por isso há grandes apreensões nessa área", explica o inspetor. Ainda segundo Lima, o patrulhamento na região será reforçado.

Fonte: G1/CE

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Viciada comprava drogas usando dinheiro do Bolsa Família dos filhos

A doméstica Luciana Bezerra Pereira, moradora do bairro Lagoinha, zona Leste de Porto Velho, foi presa no Beco da rua 13, no centro da capital, vendendo e consumindo droga em companhia de outras quatro pessoas, uma delas menor de idade. A prisão foi efetuada por policiais da ciclo-patrulha do 1º BPM, por volta das 8 horas da manhã de hoje.

Reprodução (Foto: O RONDONIENSE)

Segundo os policiais, foram encontrados em poder de Luciana oito invólucros de ´oxi´ - droga mais destruidora que o crack - além de R$ 3 em dinheiro miúdo e dois cachimbos para consumo da droga.

Aos policiais ela contou que a droga foi adquirida com o dinheiro do Bolsa Família que ela recebe em benefício dos filhos menores.
Todos os cinco acusados foram presos em flagrante e acusados de tráfico de droga na Central de Polícia.

Fonte: Ariquemes Agora/Rondônia

quarta-feira, 13 de julho de 2011

SP: polícia encontra drogas e armas em sede de escola de samba

A polícia encontrou drogas e armas nesta terça-feira no barracão da escola de samba Unidos do Peruche, na zona norte de São Paulo. Entre as armas, estão dois fuzis de fabricação americana, achados em posse de um suposto diretor, que acabou preso. Ele foi detido enquanto entrava na sede, depois de denúncia anônima. No local, foram encontrados 200 g de cocaína dentro de uma geladeira, além de uma balança de precisão e duas granadas. As informações são do Jornal Nacional.
 
O detido, Welisson Silva Santos, informou à polícia que é diretor de bateria da escola e vive no barracão há mais de seis meses. Segundo o telejornal, o presidente da escola nega tal informação. Diz que Wellison dormia no local, mas sua função era a de desmontar carros alegóricos.

Fonte: TERRA

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Apreensão de drogas nas fronteiras chega a 11 toneladas em junho

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, informou nesta segunda-feira que, no mês de junho, a Polícia apreendeu 11 toneladas de cocaína e maconha, 283,7 mil aparelhos eletrônicos e 358 mil pacotes de cigarros na Operação Sentinela, lançada para combater o tráfico nas fronteiras do país.De acordo com a "Agência Brasil", Cardozo explicou que o volume de droga confiscada é superior ao do mesmo período do ano passado. A Polícia apreendeu 527,38 quilos de cocaína, 233 vezes a mais que em junho de 2010.

Já a quantidade de maconha chegou a 10,5 toneladas, 64% a mais que a quantidade apreendida em junho do ano passado.

Segundo o Ministério da Justiça, as operações de inteligência realizadas em cooperação com as Polícias do Peru e do Paraguai deram como resultado a destruição de 1,5 mil hectares de plantações de coca e maconha nesses países.

"A nova estratégia tem foco na inteligência e no trabalho integrado dos agentes de segurança pública do Brasil e dos países vizinhos", disse Cardozo em comunicado. "Melhoramos significativamente, mas há muito que fazer. A guerra não está ganha", acrescentou.

Fonte: UOL Notícias

sexta-feira, 8 de julho de 2011

PM prende suspeito de vender drogas para jovens de classe média no Rio



 Policiais militares do 6º BPM (Tijuca) prenderam, na noite desta quinta-feira (7), um homem suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas, na Tijuca, na Zona Norte do Rio de Janeiro. As informações foram confirmadas pela Polícia Militar. Segundo a PM, ele é suspeito de vender drogas para jovens de classe média do bairro.

O homem foi preso em flagrante, quando vendia drogas na Rua Conde de Bonfim. De acordo com a PM, o suspeito confessou o crime e disse que as drogas estavam escondidas no marcador de gás do prédio onde mora, no mesmo bairro. Os policiais apreenderam um mochila com oito tabletes de maconha e uma cartela de LSD.

Segundo a PM, ele foi preso em flagrante na Rua Conde de Bonfim. PMs apreenderam mochila com 8 tabletes de maconha e cartela de LSD.
Ainda segundo a PM, o jovem disse que comprava a droga na Favela do Jacaré, no subúrbio, para revender. Os policiais afirmaram que o suspeito chegou a oferecer dinheiro para não ser levado preso.

O preso e a droga foram levados para a 19ª DP (Tijuca), onde o caso foi registrado.

Fonte: G1/RJ

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Polícia reforça cerco aos traficantes de crack da área central de Brasília

A Polícia Militar circulou de moto por entre os becos e de carro nas principais ruas. Revistou pessoas no mesmo local onde foram feitas as imagens dos usuários de drogas. À noite, a movimentação foi grande. O tráfico e o consumo não foram impedidos.

Veja a matéria no vídeo:

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1557331-7823-POLICIA+REFORCA+CERCO+AOS+TRAFICANTES+DE+CRACK+DA+AREA+CENTRAL+DE+BRASILIA,00.html

Fonte: Bom dia DF

quarta-feira, 6 de julho de 2011

PF participa de ação coordenada com Peru contra drogas


A Polícia Federal (PF) participou da primeira operação coordenada pelas polícias do Peru e do Brasil para acabar com uma plantação de coca em território peruano. Outras ações já estão em curso. Na sede da PF, em Tabatinga, onde está a tríplice fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru, oficiais da Polícia Nacional do Peru e o alto comando da PF se reuniram. "As plantações nunca estiveram tão próximas das fronteiras brasileiras, cerca de 50 m de distância", disse um oficial. As informações são do Bom Dia Brasil.

A equipe de reportagem atravessou facilmente de um país para o outro. O problema é no controle de fronteiras. Ninguém faz abordagem ou revistas nem pede documentos. O Brasil é vizinho de quatro dos maiores produtores de droga no mundo: Colômbia, Peru, Bolívia e Paraguai. No total, o Brasil tem16 mil km de fronteira e 22 postos de fiscalização da Polícia Federal.

Fonte: ANTIDROGAS

terça-feira, 5 de julho de 2011

I Curso de Capacitação de Novos Agentes da Pastoral da sobriedade na R.E.M. Nsa. dos Prazeres


Acontecerá nos dias 23 a 24 de Julho no Centro Pastoral da Paróquia Nossa Senhora dos Prazeres que fica localizado no centro de Caucaia - I Curso de Capacitação de Novos Agentes da Pastoral da Sobriedade na Região Episcopal Nossa Senhora dos Prazeres, será ministrado pela equipe de Formação da Pastoral. Queremos convidar a todos para conhecer melhor este trabalho da igreja católica na luta contra as drogas em favor da vida.

Queremos agradecer o convite e a parceria feita com Pe.Antonio Alves de Lima (vigário episcopal) e todos os padres desta região que são sensíveis a esta problemática social do alcóol e outras drogas.

Rogério Melo
Coordenação de Formação.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Pastoral da Sobriedade em festa

A familia da Pastoral da Sobriedade está em festa pois, esta semana que se passou (26/06 a 02/07) foi uma semana impar para Pastoral no Ceará e em Fortaleza. Deu-se início mais três novos grupos de AutoAjuda da Sobriedade.

Dia 28/06 - Início do grupo da Paróquia de Nossa Senhora das Dores (Juazeiro do Norte-Ce).

Dia 30/06 - Início do grupo da Paróquia Santa Luzia, onde as reuniões iram acontecer semanalmente às Quintas-feiras às 19h, no Centro Pastoral Maria Mãe da Igreja (Rodrigues Júnior nº 300, centro - Fortaleza).

Dia 02/07 - Abertura do grupo da Paróquia de Nossa Senhora das Dores, no Otávio Bonfim em Fortaleza.

Louvo e agradeço a Deus por mais estes três grupos da Pastoral  da Sobriedade que com certeza irão resgatar muitas vidas da lama das dependências, e que todos os agentes tenham a unção do Espirito Santo de Deus para que possam conduzir com amor e perserverança estes novos grupos.

Rogério Melo
Coordenação de Formação.

Sobriedade e Paz,Só por hoje ,Graças a Deus.

sábado, 2 de julho de 2011

RDC - Anvisa - Comunidades Terapêuticas

RESOLUÇÃO - RDC No 29, DE 30 DE JUNHO DE 2011.
Legislações - ANVISA Sex, 01 de Julho de 2011 00:00.
RESOLUÇÃO - RDC No 29, DE 30 DE JUNHO DE 2011

Dispõe sobre os requisitos de segurança sanitária para o funcionamento de instituicções que prestem serviços de atenção a pessoas com transtornos decorrentes do uso, abuso ou dependência de substâncias psicoativas.

A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, no uso da atribuição que lhe confere o inciso IV do art. 11, do Regulamento aprovado pelo Decreto no. 3.029, de 16 de abril de 1999, e tendo em vista o disposto no inciso II e nos § § 1o e 3o do art. 54 do Regimento Interno nos termos do Anexo I da Portaria no. 354 da Anvisa, de 11 de agosto de 2006, republicada no DOU de 21 de agosto de 2006, em reunião realizada em 30 de junho de 2011, adota a seguinte Resolução da Diretoria Colegiada e eu, Diretor-Presidente, determino a sua publicação:

RDC-029_-_ANVISA_-_Comunidades_Terapeuticas.pdf

Fonte: UNIAD 

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Acordo antidroga entre Brasil, EUA e Bolívia não sai do papel


Governos Dilma e Evo dão explicações distintas para demora em executar o plano de cooperação.
Brasília vê 'ajustes' necessários e La Paz dá tarefa como 'pronta'; entrave seria receio boliviano com os EUA.




A demora na assinatura de um acordo pronto há mais de um mês entre Brasil, Bolívia e EUA para monitoramento de drogas no país andino suscita desde cobranças a Brasília até sugestões de novo racha interno em La Paz quanto à inclusão de Washington.

Posições oficiais sobre a razão do atraso são conflitantes. O vice-ministro boliviano da Defesa Social, Felipe Cáceres, diz que tudo está pronto e só "depende do Brasil".

Analistas estranham a lentidão brasileira em rever o acordo. À Folha, o governo brasileiro negou que ele esteja emperrado.

Segundo o Ministério da Justiça, ele segue o seu "trâmite normal" e passa por "alguns ajustes jurídicos e financeiros".

Contudo, o governo não detalhou se os ajustes são parte do processo ou foram pedidos por uma das partes.


Há suspeitas de que a revisão do texto visa amainar desconfianças dos bolivianos.

O objetivo declarado do acordo é "desenvolver um sistema integrado de controle da redução de cultivos ilícitos de coca e identificar novas zonas onde esses cultivos tenham sido expandidos".

A função dos EUA, segundo rascunho do memorando a que aFolha teve acesso, é fornecer equipamento de GPS e aparelhos de medição a laser, além de treinamento dos seus operadores.

O Brasil oferecerá "imagens de satélite e capacitação", além de fundos de valor não revelado. O país tenta incluir os EUA em um pacto trilateral dessa natureza há anos e luta contra a desconfiança da Bolívia.

Funcionários do governo local indicaram aumento das diferenças internas em La Paz quanto ao texto do memorando. O possível envio de especialistas americanos ao país preocupa setores de La Paz.

"Enquanto o Ministério de Governo e o Vice-Ministério de Segurança Social apoiam, outros creem que será aberta brecha para retorno da presença f ísica de agentes da DEA [agência antidrogas americana, expulsa em 2008] à Bolívia", disse àFolha um analista local que acompanha de perto as negociações.

"Se voltarão não é certo, mas terão acesso às imagens de monitoramento via satélite, e isso incomoda por aqui. Há dúvidas de segurança nacional e até filosóficas."

A DEA foi expulsa após acusação de espionagem e apoio à oposição ao presidente Evo Morales.

Washington manteve cooperação por meio de assistência financeira, mas o volume dos aportes vem caindo.

Negociadores brasileiros sabem que o Brasil será usado como espécie de "garantia" pelos bolivianos contra os americanos, mas acham que contar com suporte político e financeiro dos EUA em um país cuja política antidrogas é questionada internacionalmente compensa o risco.


Fonte: Folha de São Paulo - ANDREA MURTA de Washington

Colaborou: ISABEL FLECK, de São Paulo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...