quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Catadores de lixo largam vícios através do trabalho, em Fortaleza


Click no link e assista a matéria:

http://g1.globo.com/videos/ceara/v/catadores-de-lixo-largam-vicios-atraves-do-trabalho-em-fortaleza/1614566/


Fonte: G1/CE

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Denarc registra apreensão de 29 kg de crack no Ipsep


O Departamento de Repressão ao Narcotráfico (Denarc) da Polícia Civil apresentou ontem (29), duas investigações realizadas por delegacias da unidade que resultaram na prisão de três homens e na apreensão de 29kg de crack, duas pistolas cal. 380 e cerca de 200 gramas de maconha. As prisões aconteceram na última sexta-feira (26), nos bairros do Ipsep, no Recife e Curcurana, em Jaboatão dos Guararapes.

Na primeira ação, policiais civis da 1ª Delegacia do Denarc conseguiram apreender 29kg de maconha escondidos dentro de uma casa que passava por reformas, na Zona Sul do Recife. O suspeito João Rodrigo Machado Dutra, de 27 anos, o “Paulista”, que já vinham sendo monitorado há cerca de 15 dias pelos investigadores acabou preso na abordagem. Um carro e uma moto utilizados para o transporte do entorpecente também foram apreendidos. Ele foi autuado por tráfico de drogas.

No final da tarde, os agentes da 2ª Delegacia do departamento efetuaram a prisão de dois homens, apontados como traficantes e homicidas da Zona Norte do Recife. Apesar de atuarem nos bairros de Alto Santa Terezinha, Alto Santa Izabel e comunidades vizinhas, a dupla foi encontrada na cidade de Jaboatão dos Guararapes. Ronaldo Ferres da Silva, de 27 anos e Daivson Roberto Mangueira da Silva, o “Tela”, de 23 anos alugaram uma casa no bairro de Curcurana, para se esconder da polícia.

Eles são procurados pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e pela Delegacia de Peixinhos, em Olinda, por envolvimento em homicídios e tráfico de drogas. O suspeito Tela é apontado como integrante do grupo rival ao de Emerson José de Souza, o “Gugu”, uma dos homens mais procurados do estado que foi preso semana passada também pelo Denarc. A dupla foi encaminhada ao Centro de Triagem (Cotel), para aguardar julgamento.

Fonte: Polícia Civil de Pernambuco

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Traficante que cultivava maconha artesanalmente é preso


Rapaz de classe média alta plantava maconha na casa da namorada

Um rapaz de classe média alta foi preso por tráfico de drogas no Plano Piloto. Ele plantava pés de maconha na casa da namorada para depois vender a droga. 

A prisão do rapaz de 21 anos foi em flagrante. Ele estava com seis porções de maconha, dois maços da droga, balança de precisão, um caderno onde era anotado o nome do cliente e o valor da venda, além de R$ 300 em dinheiro.

A polícia chegou ao traficante depois de uma denúncia anônima. Segundo as investigações, ele vendia a droga numa distribuidora de bebidas na 403 Sul.

O que chamou a atenção dos agentes é que a maconha era cultivada artesanalmente. A Coordenação de Repressão às Drogas da Polícia Civil recuperou os vasos que eram usados para a plantação da erva. Eles estavam na casa da namorada do traficante, em Valparaíso. A mulher não foi encontrada, mas pode responder por participação no crime.

Na residência dos pais dele, no Lago Sul, não há nenhum indício de que havia drogas lá, e sim que o depósito era mantido em Valparaíso. Ele responderá por tráfico interestadual de drogas, pois a droga era trazida de Valparaíso para o Distrito Federal, e também por associação para a prática de tráfico de drogas”, explica o diretor da Coordenação de Repressão às Drogas, Rodrigo Pires.

Dois usuários também foram levados à delegacia. Um jovem de 21 anos assinou o termo circunstanciado e foi liberado. Uma garota de 17 foi encaminhada à Delegacia da Criança e do Adolescente.

Fonte: tn online

domingo, 28 de agosto de 2011

Passo da Semana (28/08 a 03/09): 12º - FESTEJAR

Senhor, FESTEJANDO os 12 passos para a Sobriedade Cristã, irmanados com todos, na mesma esperança, por um século sem drogas, queremos partilhar e anunciar Jesus Cristo Redentor, pelo nosso testemunho. Amém.

sábado, 27 de agosto de 2011

Amanhã: Pastoral da Sobriedade na FM Dom Bosco 96,1

                                      
                                
Programa da Pastoral da Sobriedade
Fortaleza na FM DOM BOSCO 96,1:


 Todo Domingo às 13:00hs.


Acompanhe também pela internet:


"Sobriedade e Paz, só por Hoje, graças a Deus".

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Polícia flagra encomenda via Correios


A Polícia Federal do Ceará prendeu em flagrante na noite de quarta-feira (24) um homem suspeito de tráfico de drogas quando recebia uma encomenda de ecstasy via Correios. A encomenda vinha de Curitiba (PR) com destino a Fortaleza. A polícia suspeitou de conteúdo ilícito e acompanhou a entrega até chegar à residência do destinatário.

Segundo boletim da Polícia Federal, o suspeito foi abordado por policiais logo que ele recebeu o envelope e constatou a existência de cerca de 500 comprimidos de ecstasy na embalagem.




Em depoimento, segundo a Polícia Federal, o homem alegou que a encomenda não era para ele, mas para uma mulher que havia trabalhado em sua residência. Segundo depoimento, o suspeito teria dito que recebeu a encomenda “apenas para ajudá-la, uma vez que ela estava doente”. Ele alegou também não conhecer qualquer pessoa de Curitiba.

A polícia segue investigando o caso para localizar o remetente e a pessoa identificada como destinatária na encomenda. O homem preso em Fortaleza está sob custódia na Superintendência Regional à disposição da Justiça Estadual. Ele foi indiciado por tráfico interestadual de drogas, cuja pena varia de cinco a 15 anos.

Fonte: G1/CE

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Dançarina de forró é presa com munição, após 'farra' no Ceará


Jovem de 20 anos dormiu com o namorado e foi presa em flagrante.
O homem está foragido e já responde por tráfico de drogas e porte ilegal.

Uma dançarina de banda de forró, 20 anos, foi presa em flagrante na manhã desta quinta-feira (25) portando munição de calibre 380, segundo a Polícia Civil. A prisão aconteceu por volta das 8h30 na casa do namorado da jovem, no distrito de Pajuçara, em Maracanaú, Região Metropolitana de Fortaleza.

O namorado da dançarina já é procurado por porte ilegal de arma e por tráfico de entorpecentes, de acordo com o delegado Vicente Ferreira, do 29º Distrito Policial de Pajuçara. Ferreira diz ainda que a jovem não quis se pronunciar sobre o assunto. "A única coisa que ela disse foi que estava numa 'farra' com o namorado", declara o delegado.

Segundo a versão da polícia, o namorado da jovem já vinha sendo investigado e continua procurado pela Coordenadoria Integrada de Inteligência da Polícia Civil do Ceará (Coin). A dançarina passou a noite com o namorado, que fugiu, e acordou com a prisão em flagrante. "Ela estava com balas, cartuchos não deflagrados, em seu poder. Ao lado dela, havia balas em uma gaveta", afirma Ferreira.

A dançarina de forró não possui antecedentes criminais, segundo o delegado. Mas pode pegar de um a três anos de prisão ao ser enquadrada no artigo 12 do Estatuto do Desarmamento, por posse ilegal de arma de fogo ou munição.

Fonte: Diário do Nordeste

Casal de Reriutaba é detido com drogas em topic de passageiros


Nesta segunda–feira por volta das 15 horas, na entrada da cidade de Cariré, vindo de Sobral, foi preso um casal suspeito de tráfico de drogas numa topic de passageiros com destino a cidade de Reriutaba.

Segundo informações dos passageiros, o casal é conhecido da região e de Reriutaba, os policiais já estavam na estrada esperando a topic passar, ao avistar o transporte mandou o motorista parar e foi logo mandando o suspeito descer para fazer a revista e perguntou quem era a esposa do mesmo.

No interior do veiculo a mulher que vinha juntamente com o suspeito, ao saber da revista do rapaz foi logo para o banco de trás e assim escondendo as drogas embaixo do banco, o polícia percebeu a mulher muito nervosa e mandou-a descer do carro e ao fazer a vistoria local recolheu uma quantia em droga e um celular.
Logo depois os dois foram encaminhados para a delegacia de Cariré onde ira prestar depoimento.

Fonte: Reriutaba noticias

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Polícia apreende celulares e drogas


IPPS

Objetos ilegais foram apreendidos durante vistoria no Instituto Penal Paulo Sarasate (IPPS), na BR-116, em Aquiraz. O trabalho realizado ontem pela Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará (Sejus) resultou na apreensão de 65 celulares, 47 cossocos (facas artesanais) e drogas, entre outros.


Fonte: O Povo Online

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Estudo comprova que uso crack aumentou a violência em BH

 


         


Professor da PUC, Luiz Flávio Sapori

Estudo realizado pelo professor do curso de Ciências Sociais da PUC-MG, Luiz Flávio Sapori, mostra que a violência urbana na cidade de Belo Horizonte tem relação direta com o comércio do crack. De acordo com Sapori, com a entrada do crack na cidade, a motivação de homicídios relacionados às drogas chega a 33%, antes esse número era inferior a 10%. A pesquisa, apresentada nesta terça-feira (23) à Comissão Especial de Combate às Drogas da Câmara, teve como base inquéritos e investigações da polícia civil local, além de entrevistas com traficantes e usuários.

O professor explica que o crack gera consumidores mais compulsivos do que outras drogas. “A fissura dos usuários desta droga é tão grande que os torna capazes até de matar para obtê-la”. De acordo com ele, por ser uma droga barata, não é apenas vendida, mas trocada por diversas mercadorias, como eletrodomésticos, roupas e calçados. “O que incentiva ainda mais o roubo em troca de consumo”. A pesquisa de Sapori mostra ainda que muitos usuários do crack entram no tráfico para sustentar o vício, mas acabam mortos por usar a droga ao invés de vendê-la. “Dependentes estão morrendo em larga escala, precisamos de políticas públicas eficientes para acabar com essa epidemia”.

 Para o relator da Comissão, deputado federal Givaldo Carimbão (PSB-AL), os governos estaduais e o Governo Federal precisam compreender a forte ligação do tráfico com a violência. O parlamentar está viajando o Brasil para ajudar estados e municípios no enfrentamento ao problema. “Acredito que em algumas regiões o percentual de crimes relacionados ao tráfico chegue a 90%. Investir no tratamento de usuários através das Comunidades Terapêuticas pode diminuir o número de crimes praticados por dependentes e, consequentemente, diminuir a violência no País”.

A pedido de Carimbão, Sapori apresentou sugestões para o relatório final da Comissão. O especialista sugeriu o investimento em linhas de pesquisa sobre o crack para obter conhecimento específico relacionado ao tema. “É a droga mais pesada que já existiu na história do País. Seus efeitos físicos e sociais são devastadores”. Nos Estados Unidos, de acordo com ele, estados enfrentaram o surto da droga através da criação de leis mais duras na punição de traficantes do crack, além de investimento maciço em programas específicos de saúde para usuários da droga. “É interessante a Comissão se aprofundar nas ações positivas dos EUA para ter como base para políticas públicas que serão implementadas no Brasil. Legislação mais eficiente na repressão ao tráfico é essencial”, finaliza Sapori.
 
 
Fonte: Andréa Leal - Reporter

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Governo do Estado realiza 1º Congresso Estadual sobre Drogas


O evento será realizado por meio da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos

 A diversidade de conhecimento na construção de políticas sobre o álcool e outras drogas, esse é o tema do 1º Congresso Estadual sobre Drogas a ser realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos, de 24 a 26 de agosto, no auditório do Tribunal de Contas do Estado.

O Congresso terá palestrantes renomados e pretende contar com a participação de diversos atores sociais com representação em todo o Estado, dentre educadores, formadores de opiniões, ex-dependentes químicos, famílias, imprensa, militantes antidrogas entre outros.


Sabendo que as drogas são males que destroem vidas e famílias, o Governo do Estado mobiliza e chama a sociedade para participar do evento que se inicia no dia 24, a partir das 18h, no auditório do Tribunal de Contas do Estado e se encerrará dia 26, às 18h.

O Secretário da Justiça e dos Direitos Humanos e Presidente do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas, Djalma Leandro, acredita no poder do evento. “Estamos nos organizando para a guerra contra as drogas, devemos tecer uma forma eficaz de combate a este terrível mal que assola milhares de pessoas e isso só conseguiremos fazer em conjunto com toda a sociedade”, conclui Djalma Leandro.

Para participar basta se inscrever pelos banners eletrônicos do evento em qualquer site do Governo do Estado ou comparecer no dia da abertura do evento.

Fonte: surgiu.com.br

Vereador no Maranhão é preso por tráfico de drogas

 

Ele é o terceiro vereador preso no Maranhão em 2011 acusado de crimes como assaltos, homicídios ou tráfico de drogas

O vereador Josivaldo Freitas (PTB), da cidade de Olinda Nova do Maranhão, distante 158 quilômetros de São Luís, foi preso na noite desta quarta-feira (17) com 2,3 quilos de pasta base de cocaína. Ele é acusado pelos crimes de tráfico de drogas e associação ao tráfico. Em depoimento à Polícia Federal, Freitas negou que fosse dono da droga.

Freitas, também conhecido como Nego do Baé, voltava de São Luís em um carro popular com o seu motorista particular. Ao chegar no posto da Polícia Rodoviária Federal da BR-135, o condutor do veículo reduziu muito a velocidade e isso chamou a atenção dos policiais rodoviários. Na hora da vistoria, eles descobriram dois pacotes da droga no banco traseiro do veículo.




Pelas primeiras informações da Polícia Federal, o vereador comprou a droga em São Luís e faria a revenda dela em Nova Olinda do Maranhão. Estes 2,3 quilos de basta base seriam suficiente para a produção de mais de 12 quilos de cocaína. A droga apreendida geraria uma receita em torno de R$ 240 mil.

Baé negou que fosse dono da droga e que pretendia vendê-la em Nova Olinda. O motorista do veículo, no entanto, confirmou que o vereador conseguiu a cocaína em São Luís. O condutor do automóvel em que estava Freitas também foi preso.

Josivaldo Freitas foi o vereador mais bem votado de Nova Olinda nas eleições de 2008. Ele teve 357 votos (5,38% dos votos válidos) em Nova Olinda. A cidade tem apenas 8,2 mil eleitores. Após os esclarecimentos à Polícia Federal, Freitas foi encaminhado ao Complexo Penitenciário de Pedrinhas.

Ele é o terceiro vereador preso no Maranhão em 2011 acusado de crimes como assaltos, homicídios ou tráfico de drogas. Em março, Valdimar dos Santos Carvalho (DEM), do município de Santa Quitéria, a 223 quilômetros de São Luís, foi preso acusado de integrar uma quadrilha de assalto a banco. Dois meses depois, o vice-presidente da Câmara de Vereadores de Tuntum, Orleans Moreira Cruz (PMDB), também foi preso acusado de envolvimento em um atentado contra um juiz no município.

Fonte: Wilson Lima, iG Maranhão

domingo, 21 de agosto de 2011

Passo da Semana (21 a 27/08): 11º - CELEBRAR

Senhor, CELEBRANDO a Eucaristia, em comunidade com os irmãos, teremos força e graça, para perseverarmos nesta caminhada. Alimenta-nos no Corpo e Sangue de Jesus.

sábado, 20 de agosto de 2011

Campeão goiano de kung fu é preso por tráfico de drogas


A Polícia Civil prendeu nesta sexta-feira o atual campeão goiano de kung fu, Rômulo Rocha Neto, 28 anos, em sua residência em um bairro da região noroeste de Goiânia. Ele é acusado de tráfico de drogas. Em sua casa, os agentes encontraram 2 kg de maconha.

A partir de uma denúncia anônima, oficiais da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic) encontraram, além da droga, balanças para pesar entorpecentes e uma prensa hidráulica que seria usada para embalar os produtos. A polícia recolheu ainda celulares e utensílios domésticos com vestígios de cocaína.

Segundo o delegado Emerson Morais de Oliveira, como professor de kung fu Rômulo usava sua rede de contatos para facilitar o tráfico e, por isso, a polícia crê que há outros envolvidos. Oliveira afirmou que consta na ficha do campeão uma prisão por roubo, em 2008. O acusado permaneceu em silêncio durante o depoimento e foi encaminhado para a Casa de Prisão Provisória de Aparecida de Goiânia (a 15 km da capital) no final da tarde.

Fonte: Mirelle Irene/Ditero de Goiânia

Amanhã: Programa da Pastoral da Sobriedade na FM Dom Bosco 96,1


 Todo Domingo às 13:00hs.

Acompanhe também pela internet:
"Sobriedade e Paz, só por Hoje, graças a Deus".

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Quatro pessoas são presas com 25 kg de maconha em blitz no Ceará


Veículo foi parado em blitz da PRE no limite entre Fortaleza e Caucaia. Sete tijolos de maconha estavam escondidos em bolsa no banco traseiro.

Quatro pessoas foram presas em flagrante por transportar 25 kg de maconha na noite desta quarta-feira (17) no Bairro Iparana, em Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza. O flagrante foi feito em uma blitz da Polícia Rodoviária Estadual do Ceará (PRE-CE) montada após o pedágio sobre a ponte do Rio Ceará, limite entre Fortaleza e Caucaia.

Segundo o inspetor da PRE Sérgio Fonteles, um veículo prata que levava três homens e uma mulher foi parado na blitz por volta das 19h30 desta quarta. Na inspeção, a polícia encontrou sete tijolos de maconha escondidos em uma bolsa que estava no banco traseiro do carro.

Segundo os suspeitos que transportavam o material, a droga seria levada para o município de Paraipaba, litoral leste do Ceará. Os suspeitos foram presos por tráfico de drogas e encaminhados para a Delegacia Metropolitana de Caucaia.

Fonte: G1/CE

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

O copo do mundo é nosso!


Como estava óbvio desde que o Brasil ganhou o direito de sediar a Copa do Mundo, já está anunciado que, contrariamente ao que estabelece hoje a legislação, será permitido o consumo de bebida alcoólica nos estádios que receberão o torneio.

 Em 11 de junho último, em minha coluna na “Folha de S.Paulo”, pela enésima vez, como já escrito também aqui, a certeza era abordada.

Sob título “Qual é a surpresa?“, a coluna perguntava: “Ou alguém ainda se escandalizará por aqui quando se der conta de que durante a Copa do Mundo cairá a lei que impede que se beba nos estádios, porque a mesma Budweiser continua patrocinadora da Fifa?”.

Pois bem. Os protestos já começaram, como você poderá ler abaixo:

Liberar consumo de bebidas alcoólicas em jogos da Copa será um retrocesso.

A Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas (Abead) é contra a medida e afirma que isso coloca interesses comerciais acima da saúde da população.

Hoje a imprensa está informando que a Lei Geral da Copa pode permitir a venda de cerveja nos estádios durante a Copa de 2014.

Como já era esperado, os interesses comerciais que envolvem a competição levaram a Fifa a fazer pressão (mais uma) e, pelo que tudo indica, vai conseguir flexibilizar o Estatuto do Torcedor, até hoje considerado um grande avanço conquistado pela sociedade.

Esta possibilidade preocupa a Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas (Abead).

A sociedade brasileira lutou durante anos para institucionalizar essa regra e, após um longo período de conscientização e adaptação, a população em geral e os freqüentadores dos estádios em particular entenderam que é uma medida benéfica. Ao abrir essa exceção, vamos retroceder décadas em 30 dias. Além disso, vamos abrir um precedente para que a CBF e outras federações nacionais exijam o livre comércio em jogos da sua competência”, afirma o psiquiatra e presidente da Abead, Carlos Salgado.

Para ele, abrir negociações nesse sentido é um desrespeito à consciência do legislador e à opinião pública.

O álcool é um grande problema de saúde pública, principalmente em campos de futebol. “Essa droga lícita amplifica rivalidades e facilita a expressão da agressividade. Em jogos de futebol isso pode ser ainda mais evidenciado, já que há grupos de torcedores em oposição” explica Salgado.

Para driblar os interesses comerciais e proteger avanços sociais duramente conquistados, de acordo com o psiquiatra, as autoridades brasileiras terão de contar com o apoio da sociedade e cabe às instituições formadoras de opinião manter o cidadão informado. “É preciso resguardar os interesses da população no que diz respeito à saúde pública e à segurança nos estádios, independentemente dos interesses e intervenções de alguns grupos”, acrescenta Carlos Salgado.

No mesmo sentido é importante desfazer a associação entre o álcool e os esportes, sobretudo o futebol.

A utilização da imagem de esportistas famosos em propagandas de bebidas alcoólicas é uma forte influência para o consumo, principalmente entre os jovens. “Todos nós queremos a Copa no Brasil, mas é preciso estabelecer limites. Não é aceitável negociar a saúde da população para receber o evento”, finaliza Salgado.


Fonte: Blog do Juca Kfouri

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Movimento Contra a Liberação da Maconha vai à Câmara de Parnaíba


Se a maconha for legalizada os impostos sobre o produto vão aumentar.

Na sessão da Câmara de Parnaíba realizada na noite desta segunda-feira, dia 15, os vereadores aprovaram o nome do ginásio poliesportivo do bairro João XXIII, recém-inaugurado, que passará a se chamar Antônio Fernando Araújo Costa.

O vereador Reinaldo Castro apresentou requerimento solicitando a recuperação da rodovia que dá acesso a Lagoa do Portinho. Segundo o vereador, a mesma está deteriorada e são grandes os transtornos dos que precisam trafegar pelo local. Por solicitação do vereador Fernando Gomes foi votada o pedido de providência por parte da prefeitura de Parnaíba para resolver problemas na Rua Ceará como um processo erosivo da via a implantação de iluminação pública.

Após a votação das pautas o professor da UFPI de Parnaíba, Marcelo Coertjens, fez o uso da tribuna popular para falar a respeito do movimento que lidera em Parnaíba, que é contra a liberação da maconha. “A maconha é sem dúvida a porta de entrada para drogas mais pesadas. Se for liberado o uso da maconha, daqui a pouco a pergunta ser: Por que o crack ou a pedofilia também não podem?”, contextualizou Marcelo Coertjens.

O professor questiona ainda se essa liberação que muito políticos e cientistas falam vai mesmo acabar com o tráfico de drogas. “Se a maconha for legalizada os impostos sobre o produto vão aumentar. Será que os usuários não terão eu roubar para comprar a droga?”, pontuou.

Fonte: 180Graus.com

Tabagismo e obesidade influenciam carga de doenças


O papel de fatores de risco como o tabagismo e o excesso de peso na Carga Global de Doenças foi apresentado em sessão científica do Departamento de Epidemiologia e Métodos Quantitativos da ENSP, na segunda-feira (15/8), pela pós-doutoranda Andreia Ferreira de Oliveira. A palestrante apresentou o indicador Daly (Disability Adjusted Life of Years), obtido a partir da soma dos componentes Anos de Vida Perdidos por Morte Prematura (YLL) e Anos Vividos com Incapacidade (YLD), e afirmou que a doença pulmonar obstrutiva crônica, a doença isquêmica do coração, a doença cérebro-vascular e o câncer de traqueia, brônquios e pulmão foram responsáveis por 72,2% do total de Daly atribuível ao tabagismo no estado do Rio de Janeiro em indivíduos de 30 anos e mais.

Orientada pelos pesquisadores Joaquim Gonçalves Valente e Iuri da Costa Leite, Andreia revelou que os estudos de Carga Global de Doença tiveram início em 1992, como uma demanda da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Banco Mundial, com o objetivo de inserir os agravos ´não fatais` à saúde no debate das políticas de saúde internacionais. Além disso, também buscava-se avaliar os dados epidemiológicos existentes quanto a morbidade e mortalidade, além de quantificar a Carga Global de Doença através de uma medida que também pudesse ser usada em análise de custo-efetividade.




Os pressupostos utilizados para a criação do indicador se basearam na expectativa de vida japonesa (por se tratar da maior expectativa de vida no mundo, com 82,5 anos para as mulheres e 80 para os homens) e no peso das incapacidades, já que o tempo vivido com incapacidade precisa ser relativizado segundo diferentes estados mórbidos. Depois, ao comentar sua utilidade, a pesquisadora observou que "se trata de ferramenta importante para o debate sobre alocação de recursos escassos para pesquisa e intervenções de saúde".

Em seguida, a palestrante também argumentou sobre os fatores de risco no estudo da Carga Global de Doença, revelando que seu objetivo é mensurar o efeito desses fatores sobre as doenças, o que permitiria quantificar o número de anos de vida saudáveis que poderiam ser ganhos ao se reduzir a exposição a esses fatores. "Um pequeno número de fatores de risco tem sido responsável por grande fração da Carga Global de Doença, entre eles o fumo, elevado colesterol, excesso de peso, álcool, hipertensão arterial e inatividade física", informou.

Tabaco: causa importante de perda de anos de vida por morte prematura e incapacidade na população.



Para a Carga de Doença associada ao tabagismo no estado do Rio de Janeiro, o número de Daly e fração atribuível ao tabagismo segundo sexo e causa de doença estimada foram os seguintes, segundo Andreia: "Quando analisamos todas as causas, independentemente da faixa de idade, 7% do total de Daly no estado do Rio de Janeiro, em 2000, foi atribuído ao tabaco, sendo que esse percentual chegou a 8,9% para o sexo masculino. Quando consideramos todas as causas, mas apenas os indivíduos acima de 30 anos - faixa etária em que as doenças relacionadas ao tabaco têm maior incidência -, esse percentual chega a 11%, com 13,6% para homens e 7,5% para mulheres. Em relação a todas as causas tabaco-relacionadas na população acima de 30 anos, o percentual vai para 33,2% para ambos os sexos, chegando a 38% para o sexo masculino".

Na conclusão, o estudo apontou o tabaco como causa importante de perda de anos de vida por morte prematura e incapacidade em nossa população. "A doença pulmonar obstrutiva crônica, a doença isquêmica do coração, a doença cérebro-vascular e o câncer de traqueia, brônquios e pulmão foram as quatro principais doenças, responsáveis por 72,2% do total de Daly atribuíveis ao tabagismo no estado do Rio de Janeiro em indivíduos de 30 anos e mais. Logo, medidas de prevenção e controle do hábito tabágico devem ser efetivamente implementadas como política de saúde pública. Devemos evitar os anos de vida perdidos e muitas doenças em função do tabaco".


Para Carga Global do diabetes mellitus, atribuível ao excesso de peso e obesidade, as maiores frações atribuíveis, em ambos os sexos, foram encontradas nas faixas etárias de 35 a 44 anos. "Do total de Daly estimado para o Brasil, nos anos de 2002 e 2003, 52,8% são atribuíveis ao excesso de peso, entre os homens, e o percentual é de 32,7% em relação à obesidade. Entre as mulheres, observamos que do total de Daly estimado para diebetes no Brasil, 62% são atribuíveis ao excesso de peso e 45,4%, à obesidade. Observamos também que as maiores frações atribuíveis foram encontradas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país".

Fonte: ENSP

terça-feira, 16 de agosto de 2011

CNT/Sensus aponta que maioria defende redução da maioridade penal e não quer a descriminalização das drogas


Pesquisa do instituto Sensus, encomendada pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT) e divulgada nesta terça-feira, mostra que a maioria dos brasileiros é contra a descriminalização das drogas e a favor da redução da maioridade penal. Segundo o levantamento, 78,6% não querem a legalização do uso das drogas e 86% defendem que aos 16 anos as pessoas já possam responder legalmente por crimes cometidos;

A pesquisa aponta que apenas 12,5% querem a manutenção da maioridade penal aos 18 anos e 17,8% são favoráveis a descriminalização das drogas.

O levantamento também perguntou se os entrevistados estavam acompanhando os debates sobre a descriminalização das drogas. Responderam que têm acompanhado 45,2%, enquanto 37% disseram que ouviram falar, 16,6% ignoravam os debates e 1,3% não responderam.

A pesquisa ouviu 2 mil pessoas em 136 municípios de 24 estados, entre 7 e 12 de agosto de 2011. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos e a margem de confiança é de 95%.

Fonte: Jornal EXTRA

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Imagens flagram estudantes universitários usando drogas e brigando durante festa


Moradores da região central de Belo Horizonte (MG) reclamam da bagunça que chegar a fechar todo o quarteirão

Os jovens combinam as festas pela internet. Os universitários se reúnem quase que diariamente para usar drogas, beber e brigar. Moradores da região central de Belo Horizonte (MG) reclamam da bagunça que chegar a fechar todo o quarteirão.

Click no link e veja o vídeo:

http://www.antidrogas.com.br/mostramanchete.php?lk=http://noticias.r7.com/record-noticias/noticias/imagens-flagram-estudantes-universitarios-usando-drogas-e-brigando-durante-festa-20110815.html&co=3072

Fonte: R7

domingo, 14 de agosto de 2011

Amanhã: 9ª Caminhada com Maria


Vamos todos caminhar com Maria. Falta apenas 1 dia. Amanhã a partir das 14h no Santuário da Assunção.

Convocação geral aos Agentes da Pastoral da Sobriedade Fortaleza, Regional NE 1 e a todos que estiverem por aqui de férias, a passeio por Fortaleza, vamos todos caminhar com Maria...



Observações Importantes:

Não esqueça de levar rádio ou celular com rádio, pois as rádios AM Shalom 690 e FM Dom Bosco 96.1 estarão transmitindo ao Vivo.

Você morador da Av. Leste Oeste, deixe seu rádio sintonizado em uma das frequências acima, durante toda a caminhada. Você estará contribuindo diretamente com a evangelização do povo de Deus.

Dê preferencia a roupas leves para fazer a caminhada, por exemplo: Roupas de cor clara, como a camisa oficial do evento, tênis e boné.

Vá bem alimentado para a caminhada, porém evite alimentos pesados e gordurosos. É sempre bom levar alimentos como frutas para servir de lanches no percurso.

Não esqueça sua garrafinha com água. Hidratação é essencial para uma caminhada tão longa.

Por segurança, sempre indicamos não levar objetos de valor como bolsas, jóias e relógios.

"Sobriedade e Paz, só por Hoje, graças a Deus".
 
 

Passo da Semana (14 a 20/08): 10º - SERVIR


Senhor, SERVINDO, a exemplo de Maria, nossa mãe e de todos, queremos, gratuitamente, fazer dos excluídos os nossos preferidos, através da Pastoral da Sobriedade.

sábado, 13 de agosto de 2011

Programa da Pastoral da Sobriedade na FM Dom Bosco 96,1


Amanhã, Domingo (dia do Senhor) não teremos o Programa da Pastoral da Sobriedade Fortaleza na FM Dom Bosco 96,1 às 13h como de costume devido a Programação Especial da Rádio pela 9ª Caminhada com Maria dia 15/08/2011.






Contamos com sua audiência no Próximo dia 21/08/2011, e se Deus quiser, teremos mais um programa...


"Sobriedade e Paz, só por Hoje, graças a Deus".


sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Grupos de mútua-ajuda no Brasil


Um recurso terapêutico, uma rede disponível.

Se valorizarmos o poder destas forças para apoiar a prevenção e o tratamento, será possível desenvolver novos e poderosos caminhos para reduzir o sofrimento causado pelo uso e abuso de drogas (1).

Qualquer que seja a linha de pensamento seguida pelos profissionais da saúde em relação ao tratamento de pessoas que tenham desenvolvido dependência de substâncias psicoativas, não se despreza a importância dos grupos de autoajuda no trabalho a longo prazo e redução das recidivas.


Infelizmente, está bastante claro que, no Brasil, os grupos de mútua ajuda são subaproveitados. Informações superficiais, livros de difícil acesso, poucos estudos materializam, no meio leigo e acadêmico, uma visão distorcida sobre os chamados Grupos Anônimos ou de mútua ajuda, criando obstáculos para se trabalhar em rede e ajudar o paciente em vários momentos do tratamento.

Grupos_de_autoajuda_menor.pdf
Grupos_Anonimos.pdf

Fonte: UNIAD

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Por que SP não resolve o problema da cracolândia?


Do abandono das ruas ao desperdício de verba pública, entenda a história de degradação da região no centro e as possíveis soluções.


A cracolândia existe porque São Paulo deixou que aquela área no centro virasse um território autônomo, onde as leis funcionam de forma um tanto diferente, onde é considerado normal fumar crack, onde a procissão de drogados já não causa mais espanto nos paulistanos que acham que o problema das drogas nunca vai chegar a suas casas.


Anos e anos de negligência, gestão após gestão de promessas frustradas, a cracolândia virou a terra de homens e mulheres com cascões de sujeira no rosto e no corpo, escondidos em meio a papelões e cobertores sujos, que raspam a calçada em busca de migalhas que caem dos outros cachimbos. Um lugar onde não há nada além do abandono e da degradação.

O problema da cracolândia começa no fato de que os próprios moradores e governantes preferem não enxergar a região - é como se São Paulo tivesse virado as costas. A iluminação é deficiente, o policiamento é quase inexistente, as calçadas esburacadas, o lixo permanece acumulado... É como se, de fato, o uso de drogas fosse legalizado por ali - um cenário de completa omissão. Em tempo: a Prefeitura tem parados em caixa R$ 10 bilhões.


Atualmente, o governo promete internar de forma compulsória dependentes, construindo um centro de acolhimento onde serão feitos a triagem e o encaminhamento dos viciados. O histórico de promessas e obras da Prefeitura, no entanto, não é dos mais otimistas - 35 intervenções em pontos culturais e turísticos no centro da cidade foram realizados desde 1998, com investimento de R$ 1,2 bilhão. É o equivalente a 13 quilômetros de metrô ou 60 Centros Educacionais Unificados (CEUs). E sem resultado aparente.

Rodrigo Brancatelli

O Estado de S. Paulo – Caderno Metrópole

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

A Presidente Dilma e o mico do tabaco


Em setembro próximo, a Presidente Dilma Roussef apresentará o Plano Brasileiro para o Enfrentamento das Doenças não Transmissíveis, na Cúpula das Doenças Não-Transmissíveis, que acontecerá em Nova Iorque.

As doenças não transmissíveis crescem de forma acelerada e implacável no mundo todo e no Brasil não é diferente. Doenças cardio-vasculares, cânceres e doenças pulmonares crônicas constituem a causa de dois terços de todas as mortes no mundo e são responsáveis por imenso sofrimento e perda da qualidade de vida das pessoas, pelo aumento dos gastos públicos e privados com saúde, previdência e assistência social, e por uma importante perda de produtividade que pesa sobre a economia dos países.

Os seus principais fatores de risco – tabagismo, uso abusivo do álcool, hábitos alimentares pouco saudáveis e inatividade física – expõem principalmente os extratos socioeconomicos mais baixos da população, que cada vez estão mais expostos a eles, e esse fato contribui para a ampliação das desigualdades em saúde e o empobrecimento.

A Cúpula das Doenças Não-Transmissíveis, que acontecerá no mês que vem em Nova Iorque, convocada pela Organização das Nações Unidas, busca estimular os países e organizações internacionais à priorizarem o enfrentamento deste novo desafio de saúde pública.

No entanto, sem controlar a epidemia de tabaquismo, sem implementar o que se comprometeu à fazer quando assinou a Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco, o Brasil corre o risco de não alcançar as metas a que se propõe no seu Plano Nacional, recentemente aprovado.

O tabaquismo é responsável por cerca de um terço de todos os cânceres, por um em cada quatro casos de infarto do miocárdio e pela imensa maioria das doenças respiratórias crônicas – para citar apenas as mais conhecidas doenças tabaco-relacionadas – e mata, todos os anos, cerca de duzentos mil brasileiros – 2.600 das quais não fumantes expostos à poluição da fumaça dos cigarros.

Sem controlar o tabaco, o Brasil não enfrentará as doenças crônicas não transmissíveis.

O Plano Brasileiro será apresentado pela Presidente Dilma na Cúpula da ONU. Fica, no entanto, uma pergunta que ainda está sem resposta: o que dirá nossa Presidente em relação ao fato de que o Líder do Governo no Senado Federal não apenas é o autor de um projeto de lei para manter a permissão de fumódromos no paíscontrariando determinações da Convenção-Quadro contra o Tabaco, que o Brasil assinou com a mesma ONUcomo é o principal orquestrador de um movimento para procrastinar a aprovação, pelo Senado Federal, da lei de ambientes livres de tabaco.

Na minha opinião, a Presidente pode ter de pagar um grande mico – e de repercussão internacional.

Fonte: Rede ACT/UNIAD

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Cientistas criam detector de drogas para bebidas


O professor Fernando Patolsky e o Dr. Michael Ioffe, do campus de química da Universidade de Tel Aviv, dizem ter desenvolvido um sensor que detecta com 100% de precisão se há ou não drogas dissolvidas em uma bebida.

Os israelitas dizem que o detector consegue indicar na hora se a bebida contém pelo menos duas das mais famosas drogas usadas para dopar mulheres em boates: o ácido gama-hidroxibutírico, ou Ecstasy líquido, e a ketamina, conhecida como “remédio para cavalo”.

O detector em si parece um misturador bem pequeno, usado para fazer drinks. Basta mergulhar o dispositivo na bebida e uma reação química causada pela droga faz o objeto acender.



Atualmente, Patolsky e Ioffe querem que o detector consiga reconhecer também o rohypnol, mais conhecido como “Boa Noite Cinderela”, droga amplamente usada para induzir rapidamente ao sono.

O que os israelitas ainda não decidiram é se a maneira de avisar o usuário sobre a droga na bebida será através da luz. Eles imaginam que, por preferir discrição nessa hora, seja melhor algum tipo de mecanismo que envie mensagens ao celular, por exemplo.

Os cientistas esperam que o mecanismo esteja à venda dentro de, no máximo, um ano e meio. A química para a produção é barata e não-tóxica, o que significa que não haverá necessidade de aprovação do governo.

Fonte: TechTudo

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Conferência de enfrentamento às drogas propõe criação de secretaria especial


O presidente da Comissão de Defesa Social e da Subcomissão para Avaliar a Problemática das Drogas no Ceará, deputado Delegado Cavalcante (PDT), alertou na manhã desta segunda-feira (08/08) para “a gravidade da problemática das drogas” no Estado. O alerta foi feito durante a abertura da I Conferência Estadual de Enfrentamento ao Crack, Oxi e Tráfico de Usuários, realizada no plenário da Assembleia Legislativa. O deputado também destacou a necessidade do Governo do Estado criar uma secretaria específica das drogas, de modo a atuar na prevenção e tratamento dos dependentes.

I Conferência Estadual de Enfrentamento às Drogas

Para Cavalcante, diante da gravidade do problema, é preciso propostas sérias e aplicáveis. O parlamentar ressaltou o trabalho das igrejas e afirmou que há a necessidade de haver um diálogo entre a sociedade e as pessoas envolvidas “porque a coisa é grave, o problema é sério”. “Queremos aqui não só discutir uma coisa mecanizada, mas que seja uma manifestação da sociedade para discutir a realidade que é muito negra não só para o Estado”, disse.

A deputada Dra. Silvana (PMDB) se mostrou preocupada com o aumento das drogas no Estado, lembrando que muitos dos drogadictos, além de ter que lidar com a dependência, acabam marginalizados da sociedade, abandonados, inclusive, pela própria família. A parlamentar defendeu o aumento de vagas e a liberação de mais recursos públicos para clínicas e hospitais psiquiátricos. “Temos que tratar e procurar meios para vencer este grande mal”, completou.

O deputado federal Artur Bruno (PT-CE), membro da Comissão Especial de Combate ao Crack e outras Drogas da Câmara dos Deputados, destacou o empenho e o compromisso da Assembleia, por meio do Pacto pela Vida, de iniciativa do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Casa, no combate às drogas no Estado.

O parlamentar enalteceu o trabalho “prioritário” das igrejas, das clínicas e das organizações não governamentais (ONGs) diante dos poucos investimentos do poder público. “Não se vê orçamento para combater o crack e as demais drogas”. Ele acredita que o problema “não é apenas do tráfico, mas de saúde e de assistência, pois é preciso ressocializar”. Artur Bruno defendeu ainda a criação de uma política de prevenção articulada em níveis federal, estadual e municipal.

Representantes da Associação Brasileira de Dependentes Químicos (Abradeq), parceira da Assembleia na promoção da Conferência, da Promotoria Geral de Justiça do Estado, do Sindicato dos Delegados da Polícia Civil e do Conselho de Altos Estudos falaram das ações desenvolvidas por suas instituições.

Na solenidade, foram homenageados os representantes de entidades voltadas à reabilitação de dependentes químicos, como a pastora Cristiane Ramires; Simone Martins, do Centro de Recuperação Leão de Judá; Germano Camelo, da Divisão de Proteção ao Estudante da Polícia Civil do Estado do Ceará (Dipre); padre Antônio Fernando Carvalho, da Pastoral da Sobriedade Regional Nordeste I-Ceará; Osmar Diógenes Parente, do Instituto Volta a Vida e Sheila Mirela, representando o Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas da Secretaria de Saúde de Fortaleza.

domingo, 7 de agosto de 2011

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Prevenção às drogas é tema de debate para educadores


A secretária Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça, Paulina Duarte, apresentou pesquisa com o perfil do consumo de drogas pelos estudantes brasileiros, no evento “Educadores contra o crack”, em São Paulo.

Ela destacou os educadores como atores fundamentais do uso de drogas e apontou os principais eixos de atuação da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad): diagnóstico, capacitação e projetos estratégicos como o Viva Voz, serviço telefônico gratuito de informações e orientações sobre drogas. “Os educadores têm papel fundamental. O conhecimento e a informação são nossos maiores aliados na prevenção”, avaliou.

Em comparação com números de 2004, a pesquisa realizada em 2010 revela que o consumo de drogas ilícitas caiu 49,5% entre estudantes do ensino fundamental e médio da rede pública, com exceção do uso da cocaína, que aumentaram de 1,7% para 1,9% de uso no ano.

A droga mais consumida entre os estudantes é o álcool. Em comparação com outros 16 países da América do Sul e Europa, os estudantes brasileiros foram os que menos consumiram tabaco.
Também foi realizada pesquisa entre universitários, que revelou que 49% já experimentaram alguma droga ilícita.

As pesquisas estão disponíveis na página http://www.obid.senad.gov.br/.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Homem é preso com 63 mil pedras de crack em estepe


Droga equivale a 21 kg; em 2011 já foram apreendidas na região 810 mil pedras da droga.

Um motorista foi preso com 63 mil pedras de crack escondidas dentro de um pneu estepe por volta das 17h de quarta-feira (3) em Campo Mourão, na região Central do Paraná. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a abordagem foi realizada durante uma fiscalização de rotina na BR-369, no km 365. A droga equivale a 21,8 kg e seria levada de Cascavel, no Oeste, para Vila Velha, no Espírito Santo.
 
Droga seria levada de Cascavel, na região Oeste, para Vila Velha, no Espírito Santo.
O condutor do carro, o veículo e o entorpecente foram encaminhados para a Polícia Civil de Campo Mourão.

De acordo com a PRF, desde o início de 2011 foram apreendidas na região mais de 270 kg de crack, equivalente a aproximadamente 810 mil pedras.


Fonte: tnonline - Paraná

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Droga que provoca crises psicóticas é proibida no Brasil


Brasília - Vendida até ontem sem nenhum tipo de restrição, a mefedrona, uma droga que provoca crises paranoicas e psicóticas, foi proibida no País. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu incluir a substância na relação de drogas de uso e comércio proscrito no Brasil, que consta na Portaria 344.

Com isso, ela passa a ser considerada como droga ilícita, ao lado de substâncias como crack e cocaína. Os efeitos da decisão da Anvisa, no entanto, passam a valer apenas quando a resolução for publicada no Diário Oficial da União, o que é esperado para os próximos dias.

A resolução da Anvisa foi tomada depois de um pedido feito pela Polícia Federal (PF), encaminhado à agência há cerca de dois meses. Usada principalmente em clubes noturnos e conhecida como miau-miau ou sal de banho, a droga provoca no organismo uma reação semelhante ao ecstasy e à cocaína. Originalmente, a substância era usada como fertilizante para plantas.

Usuários consumiam o produto em forma de cápsula ou injetado na veia. Dentre os efeitos colaterais, estão náusea, insônia e sangramentos que podem levar à morte. No Brasil, o produto podia ser encontrado facilmente pela internet.

O consumo do produto aumentou de forma expressiva nos Estados Unidos. Em 2010, a Associação Americana de Centros de Controle de Envenenamento registrou 303 pessoas atendidas em hospitais por efeitos provocados pela droga. No primeiro semestre deste ano, o número subiu para 3.470.

Fonte: Lígia Formenti/UOL - Ciência e saúde

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Quantidade de drogas apreendidas no Ceará cresce seis vezes


Apreensões em 2011 já superam números do primeiro semestre de 2010. Polícia cearense prendeu 91 pessoas por tráfico de drogas este ano.
 
do G1 CE, com informações da TV Verdes Mares
Nos seis primeiros meses de 2011, a quantidade de drogas aprendidas no Ceará foi seis vezes maior que no primeiro semestre de 2010. Segundo a Delegacia de Narcóticos (Denarc), no total, de janeiro a junho, a polícia cearense apreendeu 1.321 kg de maconha, 36 kg de cocaína, 36 kg de crack e mais de 1.500 comprimidos psicotrópicos. No primeiro semestre, 91 pessoas foram presas em flagrante por tráfico de drogas no Ceará.


Para a polícia, o crescimento das apreensões e de prisões significa a intensificação do consumo dessas drogas. Segundo a delegada adjunta da Denarc, Camila Lobo, a Secretaria de Segurança Pública tem planos de abrir uma delegacia especial para lidar com o problema. “Existe a promessa do Governo de uma ampliação da divisão de narcóticos a exemplo do que houve com a divisão de homicídios”, explica a delegada.



Psiquiatra alerta para conter uso de drogas entre jovens
O médico psiquiatra Fábio de Matos explica que o início do uso de drogas antes dos 21 anos pode ser determinante na formação do cérebro de um adulto e diz onde o Estado tem que atuar para frear o uso tóxicos e entorpecentes. “De uma forma imediata, seria necessária a criação de centros de tratamentos e políticas públicas de lazer, diversão e inserção social dos jovens para não entregá-los nas mãos dos traficantes”, diz o médico.


53 kg apreendidos desde sábado (30)
Três pessoas foram presas com 50 kg de maconha em casa na tarde desta segunda-feira (1) em Juazeiro do Norte. Na Grande Fortaleza, a última apreensão foi no sábado (30), quando um homem foi preso com três quilos de cocaína no Bairro Jurema.


Fonte: G1 CE/TV Verdes Mares

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Vem ai: 9ª Caminhada com Maria



Caminhada com Maria em 2010:


Venha fazer parte dessa caminhada vc também...

No decorre dos dias iremos dar dicar para você fazer uma caminhada segura, com as recomedações da organição do evento.

"Sobriedade e Paz, só por Hoje, graças a Deus".
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...