segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Repórter Record investiga entrada de drogas pelas fronteiras

Marcelo Rezende mostra o que acontece em uma terra sem lei, dominada por organizações criminosas. As drogas entram no país em fundos falsos de objetos e embalagens de produtos. Mas a ousadia dos criminosos não tem limites. As chamadas "mulas" usam o próprio corpo como esconderijo e engolem a droga para despistar os policiais. Nem sempre dá certo. Veja!

Click no link e assista a matéria:

http://rederecord.r7.com/video/reporter-record-investiga-entrada-de-drogas-pelas-fronteiras-4ed2f0ceb51a6523b980f2ab/

Fonte: Record Vídeos

domingo, 27 de novembro de 2011

sábado, 26 de novembro de 2011

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

PM faz a maior apreensão de Oxi do Brasil

20 kg da droga foram encontrados em um carro no estacionamento de um supermercado em São José dos Campos.


A Polícia Militar apreendeu, por volta das 18h do dia (23), cerca de 20 kg de Oxi - droga mais devastadora que o crack, em São José dos Campos. A droga estava escondida dentro de um veículo Palio, que estava estacionado no supermercado Carrefour, no Jardim Aquarius.

Dois homens foram presos em flagrante. Eles foram conduzidos à delegacia da Polícia Federal, pois, segundo a PM, devido à quantidade de entorpecente, se tratava de tráfico internacional.

Inicialmente, os policiais pensaram que a substância era crack, mas uma perícia preliminar feita pela Polícia Federal constatou que a droga encontrada é Oxi - mistura de pasta base de cocaína, querosene e cal virgem.

A droga afeta fígado, estômago, intestino e todo o sistema respiratório. O vício pode se instalar logo na segunda sessão. Usuário regular morre em apenas um ano e meio.

De acordo com a PM, esta teria sido a maior apreensão de Oxi do Brasil.

Fonte: Diário de SP

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Ceará é o segundo em apreensões de drogas

Mais de uma tonelada de drogas já foram apreendidas no Ceará este ano.

O Estado, segundo a Polícia Federal (PF) é o segundo na lista dos que mais realizam apreensões, perdendo somente para São Paulo. De janeiro até agora, as equipes da PF já tiraram de circulação 1.034 quilos de drogas, entre cocaína (331 quilos) e maconha (703 quilos).
 Somente do Aeroporto Internacional Pinto Martins, de janeiro até agora, foram 107 quilos de cocaína, além de 27 mil comprimidos de êxtase.


Os policiais federais descobrem as quantidades de drogas em bagagens, escondidas em roupas e em fundos falsos de malas, em vistorias de rotina entre passageiros dos voos e em investigações especiais. Há cerca de seis meses, as ações da PF no Aeroporto estão mais intensificadas, contou o superintendente da PF. Sandro Lúcio Caron de Moraes. Parte da droga, explicou Sandro Caron, é produzida na América do Sul.

Vem para o Brasil e, daqui, embarca para o tráfico. Segundo a Polícia, pessoas são “usadas” trazendo ou levando a droga escondida. Segundo a PF, 80% da cocaína apreendida no Aeroporto seriam para o tráfico internacional.

Por isso, temos três vertentes de trabalho: a apreensão da droga que está partindo daqui em voos para a Europa; a que vem do exterior para cá e a que é feita em outros estados brasileiros e é consumida aqui”, disse o superintendente.

Última apreensão
 A última apreensão de drogas no Aeroporto foi na madrugada desta quarta- feira. Foram apreendidos 22 quilos e 465 gramas de cocaína no Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza. A droga estava escondida nas malas de dois cearenses, que foram presos em flagrante. A suspeita da PF é de que a droga, originária de Manaus, seria para abastecer “bocas de fumo” na Capital.

Os acusados de serem os responsáveis pela cocaína, dois jovens de 18 e 19 anos, cujos nomes não foram divulgados, foram encaminhados para a sede da PF, em Fortaleza. Os dois prestaram depoimento e foram recolhidos ao xadrez. Eles responderão por tráfico interestadual de drogas e podem pegar de cinco a 15 anos de prisão.

Conforme o superintendente da PF, Sandro Lúcio Caron de Moraes, a cocaína, considerada pelos policiais de alto grau de pureza, não seria repassada para outros estados ou outros países, como ocorre em alguns casos.

Abasteceria pontos na Capital e na Região Metropolitana de Fortaleza”, contou o superintendente. “E seria “batizada”, ou seja, receberia produtos para ficar com o peso três vezes maior. Seriam, então, 60 quilos de cocaína”.

Fonte: foixico.com

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Liberadas marchas a favor da legalização das drogas

O Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou nesta quarta-feira (23) que estão liberadas as marchas a favor da legalização das drogas. Mas deixou claro que isso não significa a autorização para o consumo de entorpecentes. Os ministros atenderam a um pedido da vice-procuradora-geral da República, Deborah Duprat, para que fosse excluída a possibilidade de criminalização da defesa da legalização de drogas em eventos públicos.
Os integrantes do STF afirmaram que movimentos como a Marcha da Maconha são legítimas formas de reunião para manifestação de pensamento desde que sejam pacíficos, não incentivem o consumo de entorpecentes e não haja consumo de drogas.

O relator da ação no STF, Carlos Ayres Britto, afirmou que o direito de reunião atende a dois princípios da democracia: o pluralismo e a transparência. "Quem quer que seja pode se reunir para o que quer que seja desde que o faça de forma pacífica", disse.
Em junho, o plenário do STF já havia liberado a realização da Marcha da Maconha. Na ocasião, o Supremo concluiu que a Constituição Federal protege os direitos de reunião e de livre expressão que garantem a realização de mobilizações como as marchas favoráveis à descriminalização das drogas.
O ministro Gilmar Mendes disse que era necessário esclarecer que essa liberdade de reunião tem limites. Ele exemplificou essa necessidade citando a pedofilia. Mendes questionou se seria possível liberar uma reunião na Praça dos 3 Poderes, em Brasília, para debater a descriminalização da pedofilia.
"É impossível sustentar-se a liberdade de reunião quando a descriminação da conduta signifique uma autorização de atos ofensivos a direitos fundamentais e a condições básicas de convivência ética e democrática", afirmou o presidente do STF, Cezar Peluso.
Fonte: Diário do Nordeste
Fotos: Giu

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Homem é preso acusado de tráfico de drogas



JIJOCA 


Um homem foi preso em flagrante ontem, com 265 pedras de crack, no município Jijoca de Jericoacoara. De acordo com o comandante do Batalhão de Policiamento do Turista, Roosevelt Alencar, o suspeito, Vagner Esmerino da Silva, 27, foi autuado na casa dele, após denúncias. Vagner disse que havia comprado a droga na cidade de Granja e pretendia revendê-la em Jijoca.

 Fonte: Jornal O POVO

Na ‘guerra’ contra narcotráfico, taxa de homicídios aumentou mais de 260% entre 2007 e 2010


Além de não conseguir reduzir a violência, a guerra contra o narcotráfico, declarada em 2006 pelo presidente Felipe Calderón, fez com o que o México tivesse aumento "drástico" de violações graves aos direitos humanos, quase nunca investigadas. A denúncia consta no relatório Nem Segurança, Nem Direitos: Execuções, desaparições forçadas e tortura na ‘guerra contra o narcotráfico' do México, do Human Rights Watch, publicado no início deste mês.

O documento afirma que nos cinco estados pesquisados – Baixa Califórnia, Chihuahua, Guerrero, Novo León e Tabasco – há fortes evidências de que as forças de segurança participaram em mais de 170 casos de tortura, 39 desaparições e 24 execuções extrajudiciais desde dezembro de 2006.

Com 229 páginas, o trabalho é fruto de investigação realizada por meio de 200 entrevistas com vítimas e autoridades, 60 pedidos de informação pública e o exame de estatísticas oficiais.

"A taxa de homicídios aumentou mais de 260% entre 2007 e 2010. O governo estima que houve quase 35 mil mortes relacionadas com a delinquência organizada entre dezembro de 2006 e final de 2010, incluindo um aumento drástico a cada ano: passou de 2.826 mortes em 2007 a 15.273 em 2010. No que vai de 2011, a imprensa mexicana informou sobre mais de 11 mil mortes vinculadas com o tráfico”, apresenta.

Na raiz do problema, o relatório aponta a escolha do exército mexicano, com extenso histórico de violações, para fazer o combate ao narcotráfico. Atualmente, mais de 50 mil soldados estão envolvidos e assumiram papel da polícia e do Ministério Público - patrulhar zonas, intervir quando houver enfrentamentos armados, investigar crimes e obter dados de inteligência sobre organizações criminosas.

De acordo com o documento, há um padrão de violações de direitos humanos que sugere não fatos isolados, mas "exemplos de práticas abusivas que são endêmicas na atual estratégia de segurança pública”.

Há inclusive um padrão de vítimas – homens jovens, de origem humilde, ou da classe trabalhadora. Segundo Human Rights Watch, muitos tinham família e filhos pequenos e eram de diferentes profissões – taxistas, mecânicos, empregados de fábricas e trabalhadores da construção. As vítimas afirmaram não ter ligações com o tráfico, como foram acusadas.

Além disso, as autoridades não dispunham de provas independentes que corroborassem as declarações de culpa conseguidas mediante tortura ou outros abusos. Apesar de tudo, o presidente Calderón declarou publicamente que 90% das vítimas eram criminosos, um discurso replicado por outras autoridades para legitimar a impunidade.

Na análise de Human Rights Watch, um dos principais motivos dos altos índices de impunidade é o fato de os soldados serem submetidos à jurisdição militar, uma instância apontada como parcial pela Suprema Corte de Justiça do México e pela Corte Interamericana de Direitos Humanso (CoIDH) – estes órgãos já até expressaram que os abusos devem ser investigados em jurisdição penal ordinária.

"Entre 2007 e abril de 2001, os agentes do Ministério Público militar iniciaram 1.615 investigações sobre delitos supostamente cometidos por soldados contra civis. Nem um só soldado foi condenado nestes casos”, enfatiza.

Outras autoridades também fazem "vista grossa”. Segundo o relatório, os agentes do Ministério Público civil não adotam medidas básicas – entrevistar testemunhas chave, visitar cena do crime – para investigar denúncias de violações praticadas por policiais e demais funcionários civis.

Human Rights Watch afirma ainda ter comprovado que muitos funcionários judiciais participaram de violações de direitos humanos. "Entre eles se incluem juízes que admitem provas conseguidas possivelmente mediante tortura, agentes do Ministério Público que obtêm ‘confissões' de acusados que são mantidos incomunicáveis em bases militares, e peritos médicos que omitem ou minimizam lesões quando examinam os detentos”, revela.

O documento na íntegra está disponível em http://www.crin.org/docs/mexico1111spwebwcoverSPN.pdf

Fonte: ADITAL

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Tráfico de drogas é desmontado e 5 foram presos


Cinco pessoas envolvidas no tráfico de drogas foram presas em decorrência de investigações de policiais civis do Núcleo de Apoio à Investigação (NAI) em Castanhal e em Santa Izabel do Pará, nordeste do Estado.

Os presos são suspeitos de praticar o crime nessas cidades. Com eles, bastante droga, arma, munições e material para preparo da droga foram apreendidos.

O flagrante foi efetuado após denúncias feitas pela população que levaram os policiais civis a fazer um levantamento no endereço que seria usado como ponto de tráfico de drogas.

Um dos presos, Carlos Alberto Viana Faustino, foi flagrado no bairro Sagrada Família, Comunidade Jardim Paraíso. No momento da prisão, com ele, foi apreendida pasta de cocaína pronta para revenda.

Após o flagrante, a equipe passou a investigar outra informação sobre a prática de tráfico de drogas em outra área da cidade, situada no bairro Jardim Tropical, onde quatro pessoas foram presas com armamento, material de preparo da droga e uma arma municiada.

PRESOS

Maria do Socorro Cruz, Jéssica Maciel Tavares Carneiro, Antonio da Silva Ventura e Luiz Carlos Sousa de Oliveira foram autuados por tráfico de drogas, associação para o tráfico e posse ilegal de armas de fogo.

Com eles, foi apreendido um revólver 38, com seis munições, uma balança, barrilha, pasta de cocaína e pó de cocaína, além de telefones celulares. Toda a operação policial foi coordenada pelos delegados Augusto Damasceno e Fernando Rocha, do NAI.

Segundo eles, “mais prisões irão acontecer nos próximos dias. As ações policiais atendem à determinação da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social para intensificação do combate ao tráfico de drogas na região do Salgado”, disse o delegado Augusto Damasceno.

Fonte: Diário do Pará

domingo, 20 de novembro de 2011

Passo da Semana (20/11 à 26/11): 12º - FESTEJAR

Senhor, FESTEJANDO os 12 passos para a Sobriedade Cristã, irmanados com todos, na mesma esperança, por um século sem drogas, queremos partilhar e anunciar Jesus Cristo Redentor, pelo nosso testemunho. Amém.

sábado, 19 de novembro de 2011

Jovem é apreendida com drogas escondidas nas peças íntimas


Uma adolescente de 17 anos foi apreendida em Juazeiro do Norte portando 120 pedras de crack na calcinha e 20 gramas de maconha no sutiã. A operação aconteceu na tarde desta sexta-feira (18) e foi chefiada pelo tenente Guedes, do Ronda do Quarteirão.
De acordo com informações do tenente, a garota estava na casa de um traficante local conhecido como "Porcão". Ele também foi encontrado no local e preso pela polícia.
Na residência ainda foram encontrados 7 celulares, R$ 1.180 em dinheiro, uma máquina digital e várias embalagens pequenas para os entorpecentes. A menor e o traficante foram encaminhados para a Delegacia Regional do Crato, onde foi autuado o flagrante.
A jovem foi revistada por uma policial que estava na equipe montada para a ocorrência. Assim, a oficial encontrou as drogas escondidas nas peças íntimas.
Local conhecido
Uma operação no mesmo local havia sido realizada no dia 8 de novembro. Segundo o tenente Guedes, duas pessoas com antecedentes criminais ligados ao tráfico de drogas foram presas. A mesma jovem apreendida nesta sexta-feira também estava na residência. Na ocasião, prestou depoimento e foi liberada.
A garota de apenas 17 anos confessou que é usuária de crack desde os 13. Ela ainda afirmou que já teve dois filhos, mas ambos foram cedidos para adoção.
Fonte: Diário do Nordeste

Pastoral da Sobriedade Fortaleza na FM Dom Bosco 96,1

 

Todo Domingo às 13:00hs.


Acompanhe também pela internet:
http://www.fmdombosco.com.br


"Sobriedade e Paz, só por Hoje, graças a Deus".

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Torcedores do Corinthians estão presos em Ocara

Os torcedores do Corinthians presos no Ceará sob a acusação de tráfico de drogas, na última quarta-feira (16), estão presos na cadeia pública de Ocara, a 104 quilômetros de Fortaleza. Ambos não retornaram a São Paulo com o restante do grupo porque foram autuados em flagrante e devem permanecer na unidade para o andamento do processo judicial.


De acordo com a Polícia Civil, os homens estavam em um ônibus, com placas de Osasco (SP), fretado por uma torcida organizada do Corinthians para acompanhar uma partida do time paulista contra o Ceará, no estádio Presidente Vargas, em Fortaleza. Em uma fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF), no município de Chorozinho, a 71 quilômetros de Fortaleza, o veículo foi parado e os policiais encontraram drogas.
Os acusados Ubritan Prates de Oliveiro, 36, e Hélio Cesar Menezes, 39, estavam com 100 gramas de cocaína e 300 gramas de maconha, segundo a polícia, além de materiais utilizados no consumo dos entorpecentes. Ambos foram autuados na Delegacia Municipal de Chorozinho e transferidos para a cadeia de Ocara. "Fizemos os procedimentos e imediatamente encaminhamos os suspeitos para a cadeia pública de Ocara", aponta a titular da Delegacia de Chorozinho, Leilane Freitas.
Ubiratan e Hélio devem ficar na cadeia de Ocara à disposição da Justiça. De acordo com um dos funcionários da cadeia pública, Paulo Artur Silva, ambos têm bom comportamento e "não dão trabalho" na unidade.
Fonte: Diário do Nordeste

domingo, 13 de novembro de 2011

Passo da Semana (13 à 19/11): 11º - CELEBRAR


Senhor, CELEBRANDO a Eucaristia, em comunidade com os irmãos, teremos força e graça, para perseverarmos nesta caminhada. Alimenta-nos no Corpo e Sangue de Jesus!.

sábado, 12 de novembro de 2011

Pastoral da Sobriedade na FM Dom Bosco - 96,1


 


Todo Domingo às 13:00hs.


Acompanhe também pela internet:
http://www.fmdombosco.com.br
 
Ligue e participe: (853454-1888 ou 3454-2515

"Sobriedade e Paz, só por Hoje, graças a Deus".

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Residência no centro de Limoeiro era ponto de venda de drogas

Com base em denúncia anônima, a polícia constatou a venda de drogas numa residência no centro de Limoeiro. A casa está situada à rua Sabino Roberto, por trás do Bar da Deusinha, conhecido prostíbulo da cidade. Foram presos José Deusilanio Moura de Santiago, Maurilanio Sousa da Silva e Francisca Narcelia Prachedes, de posse de duas porções de cocaína, 19 pedras de crack e três porções de maconha, sacos plásticos e alumínio para embalar a droga, um celular e uma carteira de identidade em nome de Joelhio Alves Farias. As três pessoas citadas acima foram detidas por tráfico e receptação.

Fonte: Diário do Nordeste

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Ferreira Aragão lamenta redução de verbas contra a drogas no Ceará


O deputado Ferreira Aragão, líder do PDT, voltou a falar sobre um assunto polêmico: a proliferação das drogas no Estado do Ceará. O parlamentar pedetista lamentou a diminuição da verba destina para o combate de uso do “crack” no Ceará. Para Ferreira Aragão, os jovens acabam infringindo a lei devido ao uso da droga. “Quando uma pessoa usa “crack”, não responde mais por ela”, avaliou Aragão.

Com números atuais em não, Ferreira informou que o Estado do Ceará aparece em oitavo lugar, atrás do Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia, e o Distrito Federal, embora seja o segundo no país em número de cidades com iniciativas contra as drogas pesadas.

Além disso, o nosso estado registrou também uma queda na destinação de recursos, de 2010 para 2011. No ano passado, foram destinados R$ 309 mil para o atendimento a pessoas usuárias de drogas e desenvolvimento da política anti-drogas.

Entre os municípios cearenses com maiores problemas em relação às drogas aparecem Aquiraz, Eusébio e Itaitinga, na região Metropolitana de Fortaleza, além de Apuiarés, Umirim, Irauçuba, Miraíma, Massapé, Cariré, Russas, Banabuiú, Iguatu e Nova Olinda.

Fonte: MARCONI ALVES - ASSESSORIA DE IMPRENSA

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Polícia estoura ponto de comercialização de drogas no Bairro do Breguedof em Ipu


Policiais militares de Ipu descobriram um local após prenderem um usuário de drogas e possível traficante no Bairro do Breguedof na periferia da cidade. A Polícia Militar de Ipu em parceria com a Polícia Civil estourou, na tarde do sábado (05/11), um ponto de venda de drogas localizado no Bairro do Breguedof. Os policiais descobriram o local após prenderem um usuário de drogas que os levou ao ponto onde havia comprado o entorpecente. 

No local, um homem, uma mulher e duas adolescentes menores de idade foram presos e com eles apreendidos um vasto material como: cocaína pronto para a venda, pedras de crack papelotes de maconha, balança de precisão, dinheiro e muitos produtos de valores, relógios, cordões e pulseiras, matéria que a polícia acredita ser usado por usuários na troca dos entorpecentes.

A residência na rua Carminda Jorge no Bairro do Breguedof pertencia ao Francisco das Chagas Barbosa Passos vulgo "Chico Velho" 38 anos, ainda com o "Chico Velho" estavam na residência e foram presos Renata de Sousa Pereira, natural do Rio de Janeiro, 22 anos e Antônio Emanuel Batista Costa vulgo "Manel" natural de Ipueiras 24 anos.

Veja no vídeo o momento em que a polícia realiza a prisão e rendia os suspeitos na residência usada para a comercialização de drogas em Ipu.


Fonte: IN

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Presas no flagra por tráfico de drogas


Duas mulheres permanecem presas após terem sido flagradas com drogas na rua Pedro Porpino, bairro São José, periferia de Castanhal, nordeste do Pará.

O flagrante foi efetuado pela equipe de policiais civis da Superintendência Regional da Zona do Salgado durante operações de combate ao tráfico de entorpecentes na região.

Formada pelos investigadores Mateus Almeida, José e Olympio, a equipe flagrou inicialmente Marilene Conceição Teixeira em via pública. Ela portava cinco sacos plásticos, cada um com uma quantidade de “pasta base de cocaína”. Os papelotes da droga estavam enrolados em papéis de jornal.

Ela foi conduzida à Delegacia de Polícia Civil de Castanhal, onde foi apresentada ao delegado José Casemiro Beltrão.

MAIS DROGA

Em outra abordagem policial, a equipe da Superintendência, sob comando do investigador Mateus, flagrou um ponto de venda de drogas na Passagem do Arame, bairro Pirapora, na periferia da cidade.

Na ocasião, foi presa em flagrante Letícia Nascimento de Carvalho, 18 anos. “Há algum tempo a equipe de policiais civis estava investigando o tráfico de drogas que ocorre na rua do Arame. Letícia era a principal suspeita do esquema”, enfatizou o investigador.

Ela chegou a ser apreendida na condição de adolescente, também por comércio ilegal de drogas. Letícia foi presa de posse de 17 petecas de pasta base de cocaína e a quantia de R$ 55 em dinheiro.

Conduzida à unidade policial, a mulher também foi autuada pelo delegado José Casemiro Beltrão pelo crime.

Fonte: Diário do Pará

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

PM prende traficante com 10 quilos de pasta base de cocaína em Cajazeiras


A polícia Militar, através do serviço de inteligência do 6º batalhão de Cajazeiras, apreendeu na tarde deste domingo (6), nas margens da BR 230, 10 kg de pasta base de Cocaína e prendeu o acusado.

A droga estava dentro de um saco com graxa de lubrificação para automóveis. A pasta serviria provavelmente para fazer 30 quilos de crack.

Juntamente com a droga, a Policia prendeu Damião Pereira Vieira, 34 anos. O acusado vinha transportando a droga em saco, na garupa da moto que era conduzida por Rony Daniel da Silva, que conseguiu foragir do cerco policial.

O Capitão Zanata disse que há vários dias o Serviço de Inteligência estava investigando uma possível chegada de droga na cidade, e neste domingo aconteceu, porém quando um dos acusados avistou a polícia conseguiu fugir pelo Bairro São Francisco, bairro conhecido como Aza Sul da cidade. “Esta droga está vindo da parte de Patos, e deveria ser distribuída para Cajazeiras, São João do Rio do Peixe, São José de Piranhas e região, além do Ceará", afirmou o policial.

O acusado disse que foi convidado por Rony Daniel para transportar um saco, que segundo ele seria caixa de graxa. “Eu pensava que era caixa de graxa, mais não sou usuário de droga, eu apenas ajudei ele a conduzir as caixas. Não sabia que era droga, pois tava tudo manchado de graxa", ressaltou.

Fonte: paraiba.com.br

domingo, 6 de novembro de 2011

Passo da Semana (06 à 12/11): 10º - SERVIR

Senhor, SERVINDO, a exemplo de Maria, nossa mãe e de todos, queremos, gratuitamente, fazer dos excluídos os nossos preferidos, através da Pastoral da Sobriedade.

sábado, 5 de novembro de 2011

Amanhã: Pastoral da Sobriedade na FM Dom Bosco - 96,1

 

Todo Domingo às 13:00hs.


Acompanhe também pela internet:
http://www.fmdombosco.com.br
 
Ligue e participe: (85) 3454-1888 ou 3454-2515

"Sobriedade e Paz, só por Hoje, graças a Deus".

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Uso de nicotina pode abrir a porta para consumo de cocaína


Estudo revela:

- A nicotina provoca mudanças no cérebro que podem abrir a porta para o consumo de cocaína.

O estudo foi publicado nesta quarta-feira (2) na revista Science Translational Medicine.

Pesquisas:

- Estudos anteriores relacionaram o consumo de álcool e tabaco com o uso progressivo de outras drogas, como a maconha, mas agora o professor Amir Levine, da Universidade de Colúmbia, analisou a base biológica deste efeito e descobriu em um estudo com ratos que a nicotina aumentou a resposta à cocaína.

A resposta do animal foi mais positiva para cocaína quando os ratos que foram "pré-tratados" com nicotina depois receberam doses de nicotina e cocaína ao mesmo tempo. Os pesquisadores sugerem que a nicotina aumenta a habilidade da cocaína para aumentar a expressão do gene FosB, que codifica uma proteína que é um fator de transcrição, ou seja, que regula muitos outros genes por sua vez envolvidos na resposta perante a cocaína, explica Ruben Baler, do Instituto Nacional de Abuso de Drogas dos Estados Unidos.


Baler apresenta também, junto com a diretora deste Instituto, Nora Volkow, um estudo em perspectiva relacionado com o de Lavine, centrado nas mudanças epigenéticas (processos genéticos que não envolvem mudanças na sequência de DNA do animal) da nicotina. Baler indicou que o tema geral tem a ver com a teoria de que as drogas são usadas em sequência, "primeiro as pessoas começam a usar uma droga que seja mais leve e pouco a pouco tendem a usar drogas mais pesadas, mais perigosas".

De acordo com o pesquisador, porém, "não está claro por que há uma sequência, se acontece por uma mudança morfológica que vai ocorrendo no cérebro e torna a pessoa ser mais vulnerável ao uso de drogas mais pesadas, ou se simplesmente a pessoa usa o que é mais acessível no início e depois usa outra coisa mais pesada".

Para Baler, "possivelmente é uma combinação de ambos os fatores", já que há evidências de que ocorrem mudanças estruturais funcionais em vários níveis no cérebro, de modo que o animal é mais sensível à cocaína.

"O que este estudo mostra de maneira bastante contundente em um modelo animal é que o uso crônico da nicotina durante sete dias de exposição muda basicamente parâmetros muito importantes no cérebro, o que faz com que o animal seja mais vulnerável e sensível aos efeitos da cocaína".

Fonte: Veja/Damares Seixas

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Polícia Federal apreende 82 quilos de maconha que iria para Fortaleza


Droga estava escondida no interior de rolo comprenso, diz Polícia Federal.
Carga vinha de São Paulo e dois suspeitos no caminhão fugiram.


Droga foi enviada de São Paulo com destino a Fortaleza, segundo a PF. (Foto: PF/Divulgação)

A Polícia Federal apreendeu na tarde de sábado (29) 82 quilos no município de Itaitinga, Região Metropolitana de Fortaleza. A droga estava escondida dentro de um cilindro de rolo compressor, segundo a PF. Ainda conforme a polícia, a droga foi enviada de São Paulo por meio de uma empresa de transporte de cargas e foi enviada à capital cearense.

 O motorista do caminhão e um acompanhante no veículo fugiram após a vistoria da Polícia Federal que descobriu a droga transportada. Segundo a polícia, agentes estão no local próximo à fuga em busca dos suspeitos, já identificados.

 Em nota, a Polícia Federal informa também que instaurou inquérito para apurar e responsabilizar criminalmente os dois suspeitos de tráfico que transportavam a carga e outros dois suspeitos que iriam receber a droga, também já identificados, de acordo com a PF.



Fonte: G1/CE

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Grupo suspeito de tráfico de drogas é preso em Itamaracá (PE)


Três homens e dois menores foram detidos em uma casa, na ilha.

Pequenas quantidades de maconha, crack e R$ 304 foram apreendidos.


Um grupo de jovens suspeitos de tráfico de drogas foi preso em Itamaracá, na Região Metropolitana do Recife, nesta terça-feira (1º). Três homens e dois menores de idade, com 15 e 16 anos, foram detidos em uma residência, no bairro de Jaguaribe.
De acordo com a Polícia Civil, eles comercializavam drogas na região. Pequenas quantidades de maconha e crack e R$ 304 em dinheiro foram encontrados na casa.

Os menores foram entregues aos pais. Os três homens foram encaminhados para o Centro de Triagem (Cotel), no município de Abreu e Lima, também no Grande Recife.
Fonte: G1/PE

terça-feira, 1 de novembro de 2011

PCC fornece 95% das drogas consumidas no RN


O Primeiro Comando da Capital (PCC) é responsável pelo envio de pelo menos 95% das drogas ilícitas consumidas no Rio Grande do Norte. A estimativa é do delegado Odilon Teodósio dos Santos, que ontem deixou a Delegacia de Narcóticos de Natal (Denarc) e se transferiu para Divisão de Polícia do Oeste (Divipoe), com sede em Mossoró.

De acordo com o delegado, a facção criminosa nascida nos presídios de São Paulo mantém contatos com cerca de 15 a 20 traficantes internos das penitenciárias estaduais de Alcaçuz, em Nísia Floresta, e de Parnamirim (PEP).

"Esses traficantes são pessoas de confiança do PCC. É claro que a droga não é entregue a eles, até porque estão presos. Mas são enviadas a prepostos, que ficam encarregados de fracionar o material, distribuí-lo e arrecadar o dinheiro apurado, que é depositado em contas bancárias de 'laranjas' do PCC", explicou Odilon Teodósio.

A preferência do PCC por esses "contatos" dentro dos presídios do Rio Grande do Norte e de todo o país se dá por um motivo simples: como esses traficantes já estão presos, são facilmente localizados caso algo dê errado. "É uma relação de confiança. E se por acaso essa confiança for quebrada, os 'infratores' são sumariamente executados, conforme o 'código' deles", resumiu o delegado.

O crack e a maconha percorrem um longo caminho antes de chegar ao consumidor final no Rio Grande do Norte. A droga é fabricada/plantada na Bolívia e no Peru e enviada para o Paraguai. Lá, é adquirida por integrantes do PCC, que a levam para São Paulo. Do Estado paulista, os entorpecentes são trazidos para todo o Rio Grande do Norte e para todo o Nordeste, na grande maioria das vezes, por via terrestre.

"Como a Polícia Rodoviária Federal aumentou a fiscalização a ônibus e carros de passeio, o método mais usado atualmente é utilizar grandes carregamentos em caminhões que vêm para cá. Uma coisa é se averiguar o que há em um carro ou em um ônibus. Mas falta pessoal para fiscalizar caminhões que transportam mais de 10 toneladas", explicou.

Um outro detalhe repassado por Odilon que chama a atenção sobre essa droga enviada pelo PCC ao Rio Grande do Norte é relativo à qualidade. "O crack e a maconha são de péssima qualidade. E a pasta base, ao chegar aqui, é misturada a pó de giz ou de vidro, por exemplo".

De acordo com o delegado, isso se dá por causa de "lei de mercado". "Os traficantes procuram enviar as drogas mais puras, de maior qualidade, para mercados onde sabem que vão poder ganhar mais. Um quilo de cocaína pura na Finlândia, por exemplo, chega a 160 mil dólares. Como esse valor é muito alto para o nosso mercado, dificilmente o usuário vai encontrar uma cocaína de boa qualidade por aqui", falou. Para chegar à Europa, a droga percorre outro caminho, saindo da Colômbia e entrando no Brasil pela amazônia.

Odilon Teodósio deixou a Denarc ontem, após quase quatro anos comandando o combate ao tráfico de drogas em Natal. Nesse período, a Denarc apreendeu quase uma tonelada  de drogas ilícitas e prendeu dezenas de pessoas. "Para se ter uma ideia, nossa equipe conseguiu desbaratar 22 quadrilhas com, no mínimo, sete integrantes. Mas o número que mais chama a atenção é o fato de termos concluído e remetido à Justiça quase 800 inquéritos".

O delegado, alagoano de nascimento e atualmente com 45 anos, foi convidado pelo secretário de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), Aldair da Rocha, para comandar a Divipoe. Ontem, no último dia de expediente na Denarc, manteve a rotina de trabalho intenso: cumpriu o horário, despachou documentos e colheu depoimentos. "Como ainda há alguns trabalhos para se concluir por aqui, devo passar mais algum tempo auxiliando a nova equipe e até mesmo comandando operações. Mas nada que possa ser adiantado por enquanto".

Líderes do tráfico já foram presos em Alcaçuz

A Denarc já prendeu traficantes que atuavam dentro da penitenciária de Alcaçuz. No dia 25 de março do ano passado, os policiais cumpriram quatro mandados de prisão e seis de busca e apreensão expedidos pela 1ª vara Criminal de Parnamirim. Foram presos em Alcaçuz: Gilvan Pereira da Costa, o Gilvan Queimado, e o filho dele, Diógenes Costa. A mulher de Diógenes, Gislaine da Silva Oliveira, foi presa na ala feminina do complexo penal Doutor João Chaves, na zona Norte de Natal.

À época, Odilon Teodósio, explicou como funcionava o crime. "Esse grupo era bem articulado. Usando celulares, eles comandavam o tráfico de drogas em Parnamirim. Durante os últimos meses, apreendemos alguns carregamentos de drogas deles e, com um trabalho investigativo, conseguimos chegar aos líderes do bando".

A operação foi batizada de Trampolim Anti-drogas. Na ação foram apreendidos vários aparelhos de telefone celular e chips.

A rota da droga consumida no RN

1. A droga (crack, pasta base e maconha) é produzida na Bolívia e no Peru.

2. Os entorpecentes são enviados para o Paraguai.

3. A droga é comprada por integrantes do PCC e remetida para São Paulo.

4. Por telefone celular, de dentro de presídios, traficantes potiguares fazem encomendas ao PCC. A droga é enviada, na maioria das vezes, por via terrestre.

5. Ao chegar ao Rio Grande do Norte, a droga é entregue pelas "mulas" a prepostos dos traficantes, que irão fracionar e refinar o material.

Fonte: Tribuna do Norte
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...