Reabilitação Cognitiva é um serviço de apoio ao tratamento da Dependência Química e outros transtornos psiquiátricos associados.
A Reabilitação Cognitiva destina-se àqueles que já realizaram uma avaliação psiquiátrica ou neuropsicológica e, por conta do uso de substâncias psicoativas, tiveram algumas funções cognitivas prejudicadas. Dentre essas funções, podemos destacar a memória, atenção, percepção, linguagem e também as chamadas funções executivas, que abrangem, basicamente, a nossa capacidade de planejar e executar tarefas. O programa de Reabilitação Cognitiva tem o objetivo de corrigir, organizar e estimular essas funções para que o indivíduo desenvolva um pensamento crítico e autônomo.
O estímulo sistemático das funções cognitivas, habilita o indivíduo a definir com maior clareza seus objetivos e construir planos de ação; aguça a motivação e colabora, visivelmente, com o controle da impulsividade. Com isso, são ampliadas também, as respostas de auto-eficácia frente a situações de risco. São projetos específicos, por tempo previamente estabelecido, a partir da demanda de cada paciente. As intervenções para estimulação das funções cognitivas ocorrem por meio de técnicas psicopedagógicas variadas e aplicação do PEI ( Programa de Enriquecimento Instrumental. (clique e saiba mais).
Fonte: UNIAD
Nenhum comentário:
Postar um comentário