terça-feira, 26 de julho de 2011

Polícia do Ceará realiza curso para prevenir uso de drogas por crianças


A ideia é unir polícia, escola e família na conscientização das crianças. Programa Ronda do Quarteirão da Polícia Militar capacitará 60 policiais.

O programa Ronda do Quarteirão, por meio do Batalhão de Policiamento Comunitário (BPCOM) da Polícia Militar do Ceará, realiza curso de formação de educadores sociais de prevenção às drogas. O Comandante do Ronda do Quarteirão, Coronel Gomes Filho, explica que a ação é voltada para evitar o uso de entorpecententes por crianças e adolescentes em idade escolar do ao 9 º ano do Ensino Fundamental. "Nossos policiais vão receber informações acerca do trato da questão da droga como um todo, tanto a lícita como a ilícita, e levar as informações para as redes de ensino, principalmente de ensino fundamental", declara Gomes Filho.

 Ainda conforme o coronel, nesta segunda-feira, começa o treinameto com 60 policiais, de 42 municípios cearenses onde o Ronda do Quarteirão foi implantado. As ações são feitas a partir do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), existente há 11 anos, no Ceará.

Segundo Gomes Filho, mais de 137 crianças já passaram pelo programa. "Nós fazemos o acompanhamento também com pais e educadores. O Proerd é montado também na base tripla: família, escola e mais polícia".

O Proerd é o programa de prevenção ao uso indevido de drogas existente no Ceará. Atualmente, em torno de 1.450 escolas, espalhadas em 97 municípios cearenses, possuem alunos orientados pelo programa. Com a inserção do Proerd entre as ações sociais do Ronda do Quarteirão, as atividades do programa passam a ter maior dinâmica.

Gomes Filho disse que há preocupação com uso de drogas no mundo todo e "no Ceará não poderia ser diferente". Ele reconhece que no Estado o problema se estendeu dos grandes centros urbanos para os lugares mais longínquos. "Há, na verdade, a disseminação do tráfico em razão também da capitalização financeira que a droga traz", alega. O coronel lembra da importância da família, além da implementação de políticas públicas para a inserção do jovem no mercado de trabalho.

Desvios de conduta
O comandante do Ronda do Quarteirão respondeu ainda a questinamentos sobre supostos desvios de conduta de policiais e quanto à necessidade de melhor formação desses profissionais. Somente este ano, foram 25 expulsos da corporação.

Ele afirma que para atos dessa natureza são tomadas as providências e que isso não tem relação com a preparação. "No caso do programa do Proerd, especificamente, nós já temos policiais militares com critérios para participar. Policiais não podem beber, não podem ter vício e devem ter estado excepcional de comportamento", garante. Os policiais militares participantes do curso terão 80 horas/aula, já a partir das 9 horas desta segunda-feira.

Fonte: G1 CE, com informações da TV Verdes Mares

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...