Projeto de Lei torna obrigatório o estudo das consequências neuropsíquicas e sociológicas do uso de drogas.
Os alunos da rede municipal de ensino de Rio das Pedras terão em sua grade curricular o estudo referente à dependência química em disciplinas do ensino fundamental, elaborado pela Secretaria Municipal de Educação.
O estudo das consequências da dependência química foi transformado em lei na última sessão da Câmara, quando os vereadores aprovaram o projeto do vereador Trudpert Allan Leite Riesterer, o Tutinho, que torna obrigatório o estudo das consequências neuropsíquicas e sociológicas em relação ao uso de drogas licitas e ilícitas.
“A nossa sociedade chegou a um ponto que ações isoladas não vão chegar a lugar nenhum. A educação referente às drogas deve começar com as crianças, sendo a base para o combate ao uso de drogas”, comentou o vereador Tutinho.
A ideia do projeto, segundo o vereador, surgiu das constantes noticias de apreensões de drogas no noticiário, bem como o alto índice de usuários na cidade, principalmente adolescentes e crianças. “Hoje muitas famílias estão desestruturadas, sendo que a referência da criança ainda é a escola. Por isso a importância de tratar no ambiente escolar sobre os problemas das drogas”, disse Tutinho.
O vereador ainda disse que o projeto tem o intuito de conscientizar sobre o uso de drogas licitas, como o álcool e o cigarro. “Muitos ex-usuários revelam que começaram com um copo de cerveja, sendo que o álcool também é uma porta de entrada para o uso de drogas mais pesadas”, afirmou o vereador.
Em relação a aplicação da lei, o poder executivo terá o prazo de 90 dias para regulamentá-la. Sobre como o tema será abordado em sala de aula, Tutinho disse que a metodologia será responsabilidade da Secretaria da Educação, que trabalhará em parceria com a Secretária da Saúde. “Acredito que esse é um trabalho que deve ser realizado todos os dias nas escolas. Porque se a oferta da droga é massiva em nossa sociedade, o combate precisa ser maior ainda”, afirmou.
Fonte: A Tribuna
Nenhum comentário:
Postar um comentário