sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Atividades científicas e grande público no 1º dia de CBP

XXVIII CBP Pontapé inicial teve mais de 40 eventos e quase 5 mil participantes, por isso a Secretaria da ABP se dividiu em dois setores para conseguir atender tanto os congressistas pré-inscritos quanto os que desejavam fazer a sua inscrição durante o evento.

A organização, para evitar tumultos, foi obrigada a fixar avisos na entrada do Centro de Convenções do Ceará alertando para a capacidade de 5 mil pessoas no local.

O primeiro dia do Congresso Brasileiro de Psiquiatria ofereceu aos participantes mesas redondas, cursos, conferências, oficinas, espaço para a troca de experiências, como durante a Sessão de Pôsteres, e reuniu profissionais de diversas áreas da saúde, especialmente, da saúde mental.

Um dos destaques foram as atividades realizadas no anfiteatro do Bloco D que recebeu público expressivo.
A primeira conferência foi proferida pelo psiquiatra cearense José Jackson Coelho Sampaio, que, além de tratar o tema “A clínica na atenção psicossocial territorial”, fez um breve relato da história socioeconômica do Ceará e destacou a importância do assunto para compreender os desafios na questão psicossocial. Em seguida, o assunto foi “O estresse no cotidiano da vida”. O palestrante Adriano Vaz-Serra, que, segundo o presidente da mesa, Josimar Mata de Farias França, é “um dos grandes nomes da psiquiatria portuguesa”, conquistou o público presente com uma apresentação bem humorada e descontraída. Vaz-Serra falou sobre os impactos do estresse, alertando que “o impacto de um aspecto negativo sobre o individuo é 2 a 3 vezes mais forte do que um aspecto positivo” e ilustrou: “para um dia mau precisamos de 2 ou 3 dias bons para compensá-lo”.

O conferencista espanhol Antonio Bulbena Vilarrasa abordou um tema bastante debatido na neurociência, “O impacto da depressão e de prejuízos cognitivos agudos em pacientes geriátricos”. Os psiquiatras Alex Santiago e João Marcelo, ambos de Fortaleza (CE), destacaram entre as conclusões tomadas com a pesquisa, “o fato de existir a relação direta com a demência, a depressão causando gradativamente esse estado, e o novo conceito de depressão vascular”.

A última palestra do dia, com o cirurgião plástico Ivo Pitanguy, falou sobre os aspectos filosóficos e psicossociais em cirurgias plásticas, apontando casos que envolveram diversas cirurgias reconstrutivas.

Fonte: UNIAD

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...