O Centro de Referência e Abordagem ao Tratamento do Fumante (CTF) da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), realizará, nesta sexta-feira, 26, uma programação alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Câncer, comemorado no dia 27 de novembro, data criada em 1988 para ampliar o conhecimento da população sobre o tratamento e, principalmente, sobre a prevenção da doença. A iniciativa se deve ao fato de o tabagismo ser um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento da doença.
O evento acontecerá no Hall da Cardiologia da Unidade de Referência Especializada da Presidente Vargas. A programação terá ginástica laboral, palestras sobre prevenção do câncer de mama, útero, próstata e pulmão, divulgação e apresentação do exame preventivo do câncer de pulmão pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e depoimento de ex-fumantes.
O Centro de Tratamento do Fumante atende cerca de 50 pacientes por mês e é um serviço oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que, com metodologia específica, ajuda pessoas a pararem de fumar.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), as últimas pesquisas apontam que as fumantes têm risco elevado de desenvolver vários tipos de cânceres, como câncer de boca, faringe, laringe, esôfago, pâncreas, rins, bexiga e útero, além de elevar o risco de infertilidade.
As ações educativas realizada pela Coordenação Estadual de Controle do Tabagismo da Sespa em conjunto com as Secretarias Municipais de Saúde também vêm dando resultado positivo, pois a pesquisa 2009 do Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) do Ministério da Saúde indicou que Belém registrou uma queda 1,6% na prevalência do fumo, caindo de 13,5% para 11,9% da população.
Isso é bom porque a meta do Ministério da Saúde para cada Estado é de 0,5% de queda de prevalência ao ano. Belém é a capital com menor prevalência da Região Norte e a quinta menor do Brasil.
O Vigitel tem o objetivo de monitorar a frequência e a distribuição de fatores de risco e proteção para Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) em todas as capitais brasileiras.
Serviço: Centro de Referência e Abordagem ao Tratamento do Fumante (CTF) - Av. Presidente Vargas nº 513. Telefone: (91) 3242-5645
Fonte: Roberta Vilanova - Agência Pará
Nenhum comentário:
Postar um comentário