Vagão se desloca a 30 km/h e demora 2 minutos para completar percurso entre países...
O túnel clandestino descoberto nesta quarta-feira (3) na cidade fronteiriça de Tijuana (noroeste do México) conta com um pequeno trem que se desloca a uma velocidade de 30 km/h e que, em dois minutos, chega ao território americano, garantiram nesta quinta-feira (4) fontes militares.
O aparente depósito que ocultava o túnel, onde em seu interior foram encontradas mais de 30 toneladas de maconha, 26 delas do lado americano, estava guardado por militares nesta quinta.
O local para acessar o túnel do lado mexicano mede cerca de 80 cm de comprimento e largura, e para descer há uma escada de cerca de 5 m, constatou um jornalista.
Ao descer a escada, entra-se em uma sala onde se observam os trilhos e um pequeno trem cuja velocidade máxima, detalhou um dos militares, é de cerca de 30 km/h. Em 2 minutos ele completa o percurso entre os dois países.
Ao final da improvisada via férrea, o túnel divide-se em dois caminhos, um dos quais, segundo a fonte, "conecta-se a um velho túnel que estava em construção" e o outro, o direito, em direção à cidade de Mesa de Otay, em San Diego, Califórnia.
A descoberta do túnel significou uma das apreensões mais importantes de droga nos EUA, de acordo com funcionários de Imigração e Alfândega americanas.
As 4,5 toneladas de maconha encontradas do lado mexicano foram a terceira descoberta deste tipo que ocorre em pouco mais de duas semanas em Tijuana.
Nesta cidade, a mais movimentada da fronteira do México, atua o cartel dos Arellano Félix e outras organizações, consideradas responsáveis pela construção destes túneis para o contrabando da droga.
Fonte: R7
Nenhum comentário:
Postar um comentário