domingo, 2 de janeiro de 2011

Substância tóxica pode ser proibida em refrigerantes

Substância considerada cancerígena em altas concentrações, o benzeno surge da reação do ácido benzóico com a vitamina C.

Tramita na Câmara Federal o Projeto de Lei 7920/10, do deputado Edmar Moreira (PR-MG), que proíbe a fabricação e a comercialização de refrigerantes que contenham a substância tóxica benzeno - como ingrediente ou subproduto, em qualquer fase de produção.

O autor explica que uma resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já proíbe a adição do benzeno em refrigerantes, mas admite sua presença em percentual inferior a 0,1%, como subproduto do processo produtivo.

Substância considerada cancerígena em altas concentrações, o benzeno surge da reação do ácido benzóico com a vitamina C. Segundo a Anvisa, no caso dos refrigerantes, não há dados científicos que confirmem risco para justificar medidas restritivas.

Tramitação

O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Seguridade Social e Família; Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: O Povo ON-LINE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...