terça-feira, 23 de agosto de 2011

Estudo comprova que uso crack aumentou a violência em BH

 


         


Professor da PUC, Luiz Flávio Sapori

Estudo realizado pelo professor do curso de Ciências Sociais da PUC-MG, Luiz Flávio Sapori, mostra que a violência urbana na cidade de Belo Horizonte tem relação direta com o comércio do crack. De acordo com Sapori, com a entrada do crack na cidade, a motivação de homicídios relacionados às drogas chega a 33%, antes esse número era inferior a 10%. A pesquisa, apresentada nesta terça-feira (23) à Comissão Especial de Combate às Drogas da Câmara, teve como base inquéritos e investigações da polícia civil local, além de entrevistas com traficantes e usuários.

O professor explica que o crack gera consumidores mais compulsivos do que outras drogas. “A fissura dos usuários desta droga é tão grande que os torna capazes até de matar para obtê-la”. De acordo com ele, por ser uma droga barata, não é apenas vendida, mas trocada por diversas mercadorias, como eletrodomésticos, roupas e calçados. “O que incentiva ainda mais o roubo em troca de consumo”. A pesquisa de Sapori mostra ainda que muitos usuários do crack entram no tráfico para sustentar o vício, mas acabam mortos por usar a droga ao invés de vendê-la. “Dependentes estão morrendo em larga escala, precisamos de políticas públicas eficientes para acabar com essa epidemia”.

 Para o relator da Comissão, deputado federal Givaldo Carimbão (PSB-AL), os governos estaduais e o Governo Federal precisam compreender a forte ligação do tráfico com a violência. O parlamentar está viajando o Brasil para ajudar estados e municípios no enfrentamento ao problema. “Acredito que em algumas regiões o percentual de crimes relacionados ao tráfico chegue a 90%. Investir no tratamento de usuários através das Comunidades Terapêuticas pode diminuir o número de crimes praticados por dependentes e, consequentemente, diminuir a violência no País”.

A pedido de Carimbão, Sapori apresentou sugestões para o relatório final da Comissão. O especialista sugeriu o investimento em linhas de pesquisa sobre o crack para obter conhecimento específico relacionado ao tema. “É a droga mais pesada que já existiu na história do País. Seus efeitos físicos e sociais são devastadores”. Nos Estados Unidos, de acordo com ele, estados enfrentaram o surto da droga através da criação de leis mais duras na punição de traficantes do crack, além de investimento maciço em programas específicos de saúde para usuários da droga. “É interessante a Comissão se aprofundar nas ações positivas dos EUA para ter como base para políticas públicas que serão implementadas no Brasil. Legislação mais eficiente na repressão ao tráfico é essencial”, finaliza Sapori.
 
 
Fonte: Andréa Leal - Reporter

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...