Várias garotas já contraíram o vírus HIV e permanecem nas ruas devido a falta de casas de abrigo.
A exploração sexual de crianças e adolescentes, e o consumo de drogas lícitas e ilícitas nos municípios cearenses tem preocupado autoridades e a população.
Em Sobral, na região Norte do Estado, a situação preocupante é denunciada pelo Conselho Tutelar, que trabalha diretamente com o problema.
De acordo com o Conselheiro Raimundo Edson, é grande o número de jovens envolvidas na prostituição. Segundo ele, o problema é tão sério que as próprias mães chegam a aliciar as filhas. E o que é mais grave, algumas já contraíram o vírus HIV, e sem tem para onde ir, devido a falta de casas de abrigo em Sobral para recebê-las, voltam às ruas.
A relação entre a exploração sexual e uso de entorpecentes é outro ponto preocupante para o Conselho Tutelar de Sobral. De acordo com Raimundo Edson, a maioria dessas garotas faz uso de drogas lícitas e ilícitas, principalmente o Crack.
Ele destaca a falta de políticas públicas municipais, em relação ao controle do fluxo dessas meninas nos pontos de exploração, já conhecidos e mapeados.
O conselheiro revela ainda que várias garotas já procuraram a entidade, pedindo ajuda para sair do vício do Crack, e por não dispor de local para abrigar e tratar as jovens, o Conselho tem buscado a parceria nas casas de recuperação de Fortaleza e Caucaia.
Fonte: CE. Agora
Nenhum comentário:
Postar um comentário