segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

BA: festa com bolo de maconha acaba com 22 recolhidos por polícia


Uma denúncia anônima acionou policiais civis e militares por causa de uma festa de aniversário em Porto Seguro, no sul da Bahia, na madrugada desta quinta-feira. Entretanto, ao chegar no local indicado, a polícia encontrou, além dos jovens barulhentos, drogas, bebidas alcoólicas e restos de um bolo feito com chocolate, cerejas e maconha.

Bolo de festa de aniversário de jovem de 18 anos era recheado de maconha e cerejas. Foto: Futura Press

Bolo de festa de aniversário de jovem de 18 anos era recheado de maconha e cerejas

De acordo com o delegado Rafael Zanini, o bolo foi um presente para a aniversariante, que completava 18 anos, mas não foi apreendido porque já tinha sido consumido pelos convidados. "Quando chegamos, o bolo já tinha sido consumido e por isso não conseguimos apreendê-lo, mas conseguimos encontrar porções de cocaína, maconha e muita bebida alcoólica". Segundo ele, 22 pessoas foram detidas, encaminhadas à delegacia e liberadas em seguida.
 
O delegado afirmou ainda que a festa de aniversário começou na noite de terça-feira e aconteceu em um barracão entre as praias do Delegado e Apaga Fogo. "A cabana foi montada na praia, em espaço público e aberto. Quando os policiais chegaram, muita gente ainda conseguiu escapar pela orla mesmo. Pedimos apoio da Polícia Militar para prender as pessoas. No momento, cerca de 50 pessoas estavam no evento", disse Zanini.
 
Dos 22 detidos, dez eram menores de idade e 12, adultos. "Em depoimento, apenas uma adolescente nos disse que tinha consumido maconha. A faixa etária dos convidados era de 17 a 25 anos, sem contar com os pais da aniversariante", disse Zanini.
 
"Apreendemos as máquinas de fotografia e celulares de alguns dos convidados, que tinham a foto do bolo da festa de aniversário", afirmou.
 
O caso foi registrado e interpretado como apologia ao crime e uso de drogas, auxílio ao consumo de drogas e crimes relacionados ao Estatuto da Criança e do Adolescente, segundo o delegado.

Fonte: ANTIDROGAS

domingo, 30 de janeiro de 2011

sábado, 29 de janeiro de 2011

Aprofundamento na Espiritualidade da Pastoral da Sobriedade


Aconteceu dia 23/01/2011 (Domingo dia do Senhor), das 08 as 17hs na Cidade de Juazeiro do Norte, um Aprofundamento na Espiritualidade da Pastoral da Sobriedade em comemoração aos três anos de Grupo da Pastoral naquela cidade.

O evento abrangeu não só a cidade de Juazeiro, mas também toda a Diocese do Crato, convite feito esse também as cidades visinhas como Barbalha, Missão Velha entre outras cidades do Cariri Cearense.

O Evento contou com a presença do Coordenador de Formação Rogério Melo e com os Agentes de Juazeiro. Esperamos que com esse evento, o resultado venha somar com o grande trabalho que já é realizado na Região Sul do Estado.

Agradecemo o apoio do Frei Barbosa e a organização do evento, a Coordenadora Diocesana do Crato Terezinha Siebra.




"Sobriedade e Paz, só por Hoje, graças a Deus".

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

A fácil entrada para o alcoolismo

Noite e madrugada dos sábados, várias pessoas se aglomeram nas mesas de bares e nas boates.

Sentados em volta de uma mesa ou dançando ao som de baladas e DJs, moças e rapazes entre 18 e 40 anos, em média, se divertem e consomem bebida alcoólica abusivamente. São copos e copos de cerveja, whisky, caipirinhas, etc.

Outra situação frequente na vida dos brasileiro é o churrasco de fim de semana, momento em que a família e os amigos se reúnem para confraternizar e tomar uma cerveja. Mas o que as duas situações têm em comum? Ambas são regadas à bebida alcoólica.

De acordo com estatísticas da Organização Mundial de Saúde, o alcoolismo é a segunda doença que mais mata no mundo; uma em cada oito pessoas que bebem, ou seja 12% da população mundial, é atingida pela doença.

A linha que separa uma pessoa que bebe socialmente de uma alcoólatra e muito tênue.

Conforme explica os psicólogos especialistas em dependências químicas, as pessoas que consomem álcool apenas em festas e reuniões de amigos, podem ser consideradas consumidoras esporádicas.

O dependente de álcool é aquele indivíduo que bebe sem conseguir parar, não só para sentir prazer, mas sim, para abrandar os sintomas de abstinência e estresse. No entanto, isso não quer dizer que o bebedor de fim de semana não pode se tornar um dependente do álcool, explica o especialista.

Segundo ainda os especialistas, o alcoolismo é uma doença progressiva e incurável, podendo levar a pessoa que faz uso constante do álcool à loucura, ou até mesmo à morte prematura. Uma das principais causas da dependência alcoólica é a pré-disposição física, que aliada a obsessão mental pela bebida, instala-se na pessoa até dominá-la por completo. Isso acontece independentemente de sexo, idade, raça ou posição socioeconômica.

Dados divulgados por órgãos ligados a Organização Mundial da Saúde revelam que o consumo excessivo e conflitante de bebidas alcoólicas está presente como causa em 60% dos acidentes fatais de trânsito, 54% dos acidentes de trabalho, 50% das internações e 75% das reinternações em hospitais psiquiátricos, 80% dos crimes envolvendo violência e 90% dos crimes contra mulheres e crianças. Além disso, o comportamento dos dependentes alcoólicos podem provocar desajustes, angústias, privações e sofrimento a todos que os cercam.

O alcoólatra costuma negar que tem algum tipo de problema. Ao contrário ele vê o álcool como algo que alivia a tensão e lhe dá coragem .

Em geral, quando a pessoa encara que está doente e busca tratamento é porque já teve muitas perdas, comentam os especialistas. Mesmo não sendo de imediato,um dos tratamentos mais procurados são os grupos de ajuda mútua, que apresentam os maiores índices de recuperação de dependentes do álcool.

Os efeitos diretos e indiretos do consumo de álcool no organismo afetam os sistemas nervoso central, cardiovascular, gastrointestinal, respiratório e endócrino. Segundo os médicos especialistas, os alcoólatras podem sofrer de perda de coordenação motora, infarto, câncer de cabeça e pescoço, pneumonia, anemia, derrame, convulsões, hipertensão, hepatite e cirrose entre outras enfermidades.

Segundo ainda os especialistas em dependências químicas, chama a atenção para o fato de o grupo familiar ser de fundamental importância na formação e recuperação de uma pessoa que se envereda no vício do álcool.

Os adolescentes têm apresentado um padrão de beber excessivo e frequente. Vale ressaltar que a média de idade do primeiro contato de crianças com o álcool é entre 12,5 e 12,8 anos, segundo dados do Centro Brasileiro sobre Drogas e Psicotrópicas. O costume de beber ou não também é fortemente influenciado pelos familiares, podendo a família tornar-se fator de risco ou de proteção, segundo os especialistas.

Fonte: Jornalista Paulo Nogueira - Membro da Associação Brasileira de Jornalismo Científico - jornalistapn@netsite.com.br

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

O hábito do consumo de esteróides e suas consequências

Uma recente pesquisa, realizada com 500 usuários de hormônios masculinos, nos Estados Unidos, revelou que 78% deles não tinham motivos esportivos para o consumo, 60% usavam doses consideradas muito altas, 99% usavam formulações injetáveis que eles mesmos aplicavam e 13% admitiam práticas de risco, como o reuso de seringas e o compartilhamento de agulhas. Além disso, 25% dos usuários de hormônios masculinos associavam outras drogas aos esteróides, como o hormônio de crescimento, por exemplo.

Um dos primeiros efeitos colaterais do abuso de androgênios é a acne. Esses hormônios levam à hipertrofia das glândulas sebáceas com aumento de sua secreção e proliferação de bactérias causadoras da acne. Os suplementos de proteína Whey, usados largamente em academias e fora delas, agravam esse efeito colateral dos hormônios masculinos, pois a proteína do soro do leite, utilizada nesse produto, tem um forte efeito estimulante da insulina e um efeito sinérgico aos andrógenos, causando acne.



Ao lado da hipertrofia das glândulas sebáceas, a preocupação com relação ao abuso de andrógenos, principalmente em associações hormonais, é a potencial indução de proliferação celular, envolvendo outras glândulas e órgãos, aumentando a possibilidade do câncer, aterosclerose e infarto. Não é rara a veiculação através da mídia de casos de jovens atletas que sucumbem diante da toxicidade cardiovascular do hormônio masculino e suas associações milagrosas, com infartos e mortes súbitas mal explicadas, acometendo corpos jovens com corações hipertrofiados como seus bíceps.

O uso de suplementos de hormônios masculinos no homem pode levar também à redução da produção de espermatozóides e do volume testicular, aumento da próstata, desenvolvimento de mamas e sinais de feminização. Na mulher ocorre o oposto: aumento dos pelos corporais, suspensão das menstruações, atrofia mamária, calvície, engrossamento da voz e sinais mais graves de masculinização. Finalmente, chama atenção também entre os usuários de esteróides, várias complicações psiquiátricas, como o abuso de outras drogas ilícitas, transtornos do humor e comportamento agressivo com violência doméstica, além de crimes contra o patrimônio público.

Atualmente, estamos perto de ver o que aconteceu nesses últimos 20 anos de abuso de hormônios masculinos e suas associações malucas, pois os primeiros usuários ou ex-usuários estão chegando à média idade e sabemos que os efeitos tóxicos desses preparados tem efeitos a longo prazo. Ainda temos muito o que aprender para que nossos argumentos contra o uso destas drogas sejam mais convincentes para as gerações futuras, que buscam nossos consultórios com o objetivo de alcançarem "aquele corpo perfeito", praticamente ainda na infância.

Fonte: Blog Comer sem culpa

Polícia Federal encontra crack escondido em 'quentinhas' em Olinda, Pernambuco

RECIFE - Robson Ferreira da Silva, de 23 anos, e Wellington Ramos Barbosa, de 30 anos, foram presos na noite de sábado. Eles são acusados de manter um laboratório de drogas no bairro de Águas Compridas, em Olinda, Pernambuco. Com os dois, foram apreendidos mais de 15 kg de crack pronto para o consumo. A droga estava armazenada em bandejas de 'quentinhas', sacos plásticos, caixas de papelão e panelas.

A prisão dos acusados foi resultado de uma investigação de vinte dias realizada pela Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), da Polícia Federal (PF). Segundo o órgão, o laboratório mantido em Olinda desde dezembro de 2010, ficava em um imóvel alugado por Robson Ferreira. Todo o esquema era coordenado por um presidiário, tio de Robson. No laboratório acontecia a transformação de pasta base de cocaína em crack.

Além da droga, foram encontrados na casa de Robson uma espingarda calibre 12, com três munições intactas, balança de precisão, forno micro-ondas e mais de R$ 3,7 mil. O Uno em que Robson e Wellington estavam no momento da prisão, também foi apreendido.

Os dois foram encaminhados para o Centro de Observação e triagem Professor Everardo Luna (Cotel). Eles foram autuados por tráfico de entorpecentes, associação e posse ilegal de arma de fogo e se foram condenados podem pegar pena de 5 a 26 anos de reclusão.

Fonte: pe360graus.com

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Alcoolismo e os jovens

O uso de álcool entre adolescentes é naturalmente um tema controverso no meio social e acadêmico brasileiro.

Ao mesmo tempo em que a lei brasileira define como proibida a venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos (Lei nº 9.294, de 15 de julho de 1996), é prática comum o consumo de álcool pelos jovens – seja no ambiente domiciliar, seja em festividades, ou mesmo em ambientes públicos.

A sociedade como um todo adota atitudes paradoxais frente ao tema: por um lado condena o abuso de álcool pelos jovens, mas é tipicamente permissiva ao estímulo do consumo por meio da propaganda.

Jovens não relacionam cerveja ao Alcool

Basta chegar a sexta-feira de um dia quente para que os bares de todo o país fiquem repletos de adolescentes que, entre um papo e outro, bebem cerveja.
Mesmo assim, a maior parte dos jovens não associa a cerveja ao álcool. Foi o que comprovou a pesquisa de Nadir Ferreira Boa Sorte, professora da Faculdade de Educação da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), para obtenção do título de mestre.

O trabalho – “O imaginário do adolescente sobre o consumo de álcool e o processo de construção da identidade: implicações na educação e prevenção” -, concluiu que o jovem possui uma imagem ingênua da cerveja, vendo-a como diferente das demais bebidas alcoólicas.

Poucos sabem que bebida preferida contem 5% teor alcoólico e bastam seis copos para que uma pessoa apresente dificuldades de coordenação motora e reflexos.

“O jovem chega a apontar aspectos positivos. Dizem que a cerveja é fraca, que ela é mais apropriada para o jovem e que no calor o que combina mesmo é a cerveja, entre outros”, contou Nadir.

Frente à pergunta “Você acha que a cerveja é igual às outras bebidas alcoólicas?”, 34% dos jovens disseram que não, e destes, 90% apontaram esses aspectos “positivos” para justificar a diferença.

Segundo a professora, eles acreditam que os fatores internos têm maior influência do que os externos na constituição e manutenção do comportamento de beber.

“Os amigos e a família, sempre apontados, na literatura, como as maiores influências no consumo de substâncias psicoativas em geral, foram inocentados pela maioria destes adolescentes, que chamam para si a responsabilidade”, afirmou a professora da Uneb.

Para a professora, ao negar a variável externa, o jovem chama para si a responsabilidade de seus atos em uma tentativa de obter o reconhecimento social da ascensão ao estatuto de adulto.

Uma curiosidade da pesquisa: a palavra “álcool” só aparece uma vez e a palavra “droga” duas vezes entre as 1517 palavras dos questionários.

“Isso talvez ocorra porque a palavra droga é um signo ideológico e, como tal, já possui uma riqueza significativa deformada pela cultura, utilizada com novas intenções, isto é, não mais com seu sentido científico, mas com uma grande carga negativa”, concluiu.

Fonte: Clique Saúde

Caminhada reduz a vontade de comer e de fumar, aponta estudo

Estar acima do peso é uma preocupação de muita gente. Fazer dietas e exercícios pode ajudar a reduzir o peso e ainda a eliminar certos vícios, como é o caso do cigarro.

Segundo um estudo realizado em 2008, fazer caminhada acelerada ao redor do quarteirão ajuda a aliviar a vontade de comer ou mesmo de fumar.

Para a realização do estudo, os especialistas separaram um número de pessoas que chegavam a comer pelo menos duas barras de chocolate por dia, a ficarem três dias de abstinência. Foi constatado que, se os participantes caminhavam cerca de 15 minutos em uma esteira em ritmo acelerado, a probabilidade do sofrimento sem chocolate era menor.

Outra pesquisa também comparou a questão da caminhada com o vício do fumo. Caminhadas rápidas chegam a reduzir a vontade de fumar, além dos sintomas de abstinência e do aumento do tempo entre um cigarro e outro.

Atualmente, diversas doenças são causadas pelo excesso de peso e pelo consumo indiscriminado do fumo. Portanto, uma medida simples e de baixo custo como a caminhada pode ser uma solução importante no combate a estas doenças - explica o enfermeiro e tutor do Portal Educação, Alisson Daniel.

Fonte: Bem-Estar

Mulheres fumantes possuem maior risco de ter câncer de mama

O cigarro não faz mal apenas aos pulmões. Uma pesquisa recente aponta que o vício pode aumentar o risco de uma mulher desenvolver câncer de mama, principalmente se ela começa a fumar antes da primeira gravidez.

Se o vício tem início depois da primeira gestação, mas antes da menopausa, o risco é de 4%. Esse índice sobe para 18% se a mulher começa a fumar antes de dar à luz o primeiro filho. Contudo, o perigo é ainda maior se a paciente fuma mais de um maço por dia (uma média de 25 cigarros), começou a vício antes dos 17 anos e já fuma há mais de 20 anos. O estudo, publicado no periódico Archives of Internal Medicine, foi conduzido por uma equipe da Universidade de Harvard.

Já as mulheres que começam a fuma depois da menopausa, aparentemente, têm uma diminuição nos riscos de desenvolver câncer de mama, quando comparadas àquelas que não fumam. Considerando que tanto a menopausa quanto o fumo diminuem os níveis de estrogênio no organismo, os resultados da pesquisa reafirmam teorias antigas de que o estrogênio tem uma ligação direta com o aparecimento de câncer de mama invasivo.

“Eu não colocaria o fumo na lista de fatores de risco importantes para o câncer de mama. Mas quando se olha para o subgrupo de fumantes pesados, que começaram cedo e fumam há muito tempo, os riscos se tornam bem mais sérios”, salienta Karin Michels, coordenadora do levantamento que analisou informações de mais de 110.000 mulheres ao longo de 30 anos. Do total, 8.772 desenvolver a doença durante o período.

Fonte: ANTIDROGA

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Colômbia: menina de 13 anos é apreendida com 7 kg de maconha

Uma menina de 13 anos que carregava 7 kg de maconha prensada dentro de uma mochila foi apreendida na cidade colombiana de Bucaramanga e colocada à disposição do Instituto Colombiano de Bem-estar Familiar (ICBF), informaram nesta terça-feira a polícia.

Agentes da Polícia Metropolitana de Bucaramanga, capital do departamento de Santander, estranharam o modo na segunda-feira pela rua, a interceptaram e, ao revisar sua mochila, encontraram dentro a maconha.
Conforme comandante da Polícia Metropolitana de Bucaramanga, o general José Ángel Mendoza, a menina foi usada para transportar a maconha por grupos de criminosos da cidade que se dedicam ao tráfico de drogas a pequena escala.
 
A menor ficou sob a custódia estatal Ibcf, à espera de chegada de seus pais. De acordo com relatório da Polícia Nacional divulgado recentemente, o uso de menores para transportar pequenas quantidades de droga na Colômbia aumentou em 2010 em 18% com relação ao ano anterior.

Fonte: Portal TERRA

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

FHC participa de debate internacional sobre fracasso da repressão às drogas

GENEBRA - O fracasso das políticas meramente repressivas contra as drogas dominará a partir desta segunda-feira em Genebra a agenda da Comissão Global de Políticas sobre as Drogas, grupo não governamental integrado por personalidades internacionais e coordenado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

"A guerra contra as drogas fracassou Quais, são as ações e medidas alternativas?", indaga a comissão, da qual participam, além de FHC, os ex-presidentes do México, Ernesto Zedillo, e da Colômbia, César Gaviria, e intelectuais como o Prêmio Nobel de Literatura peruano Mario Vargas Llosa e o escritor mexicano Carlos Fuentes.

A comissão também investigará, durante sua reunião de dois dias, os eventuais riscos e benefícios de eliminar "as sanções penais pela posse de maconha para uso pessoal", segundo detalha o relatório de apresentação.

A comissão estabeleceu como missão tentar resolver "a polarização" que divide "os blocos da legalização e da proibição", em torno de "uma discussão esclarecedora".

Um debate que contará com a participação do espanhol Javier Solana, ex-Alto Representante para a Política Externa e de Segurança Comum da União Europeia, buscará analisar "quais são os riscos e as vantagens de distinguir entre o tráfico e o comércio em pequena escala" e discutir qual deve ser "o tratamento médico obrigatório de qualquer vício em uma droga".

"Em muitos países, o dano causado pela proibição das drogas em termos de corrupção, violência e violação dos direitos humanos supera com folga o dano provocado pelas drogas", considera a comissão.

Uma mensagem que, provavelmente, ainda precisará percorrer um longo caminho para chegar a ser aceita por todos.

No Brasil, o funcionário indicado para conduzir a Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas (Senad), Pedro Abramovay, desistiu na semana passada de assumir o cargo, dias depois de ter gerado polêmica por defender a libertação de pequenos traficantes de drogas.

Foi a primeira baixa relevante do governo da presidente Dilma Rousseff, que tomou posse em 1º de janeiro.

A comissão, que se reúne em Genebra, também propõe revisar "o sistema de controle de drogas da ONU" e "as diferentes respostas nacionais", sem deixar de analisar os "desafios da justiça penal" a partir da constatação de que "erradicar a produção e criminalizar o consumo não reduzem o tráfico ou o consumo de drogas".

Fonte: APF

domingo, 23 de janeiro de 2011

Passo da Semana (23 a 30/01): 5º- CONFESSAR

Senhor, CONFESSO meus pecados, e publicamente, peço teu perdão e o perdão dos meus irmãos. Absolve-me!



OBS: Acompanhe e participe do:

Programa da Pastoral da Sobriedade
Fortaleza na FM DOM BOSCO 96,1:
Programa da Pastoral da Sobriedade na FM DOM BOSCO 96,1: 

   Todo Domingo às 13:00hs.


"Sobriedade e Paz, só por Hoje, graças a Deus".

sábado, 22 de janeiro de 2011

1ª Reunião da Coordenação Arquidiocesana com os Coordenadores Paroquiais

Aconteceu na manhã de hoje das 8 as 11 horas, no Centro Pastoral Maria Mãe da Igreja, nº 300, no Centro de Fortaleza, a 1ª Reunião do ano da Coordenação Arquidiocesana com os Coordenadores Paroquiais.

Assuntos em pauta:

 - Planejamento 2011;
 - Calendário de Atividades 2011.


Fotos: Giuliano (Blogueiro Sobriedade Fortaleza/Regional).











































Agradecimentos as representatividades dos grupos:

 - Área Pastoral do Vila Velha;

 - Santuário Nova Assunção;

 - Capela Nossa Senhora do Loretto;

 - Paróquia Menino Jesus ( Conjunto Industrial);

 - Igreja São José Operário (Araturi);

 - Igreja São José Operário ( Maracanaú);

 - Igreja Jesus, Maria e José (Beberibe);

 - Igreja Nossa Senhora da Conceição (Cascavel).


"Sobriedade e Paz, só por Hoje, graças a Deus".

Alcoolismo apressa divórcio, diz estudo da Universidade de Indiana (EUA)

Quem abusa da bebida também demora mais para se casar, mostra pesquisa com 5 mil pessoas.

Quem abusa do álcool demora mais para se casar. E, depois da união consolidada, divorcia-se mais rápido.
Essa é a conclusão de um estudo desenvolvido pela Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, que analisou o consumo de bebidas e as relações matrimoniais de mais de 5 mil pessoas.

Segundo o advogado Gustavo Bassini, vice-presidente da Associação Brasileira dos Advogados de Família (Abrafam), o abuso de álcool e outras drogas é um problema também para os casais do País. “É um dos principais motivos de divórcio. E, nos últimos quatro ou cinco anos, percebi um aumento de até 300% em casos desse tipo”, diz.

De acordo com a pesquisa, a dependência entre as mulheres está associada a um risco 23% maior de não se casar até os 30 anos - para os homens, esse índice é de 36%. Quando casados, homens e mulheres alcoólatras têm duas vezes mais risco de se separar. O levantamento também constatou uma proporção maior de homens com o problema: 23%, contra 8% de mulheres.A pesquisadora Mary Waldron, uma das autoras, afirma que esse é o primeiro projeto relacionado ao assunto que analisa uma gama tão variada de faixas etárias. No início do recrutamento, em 1980, os voluntários tinham entre 28 e 92 anos. Eles foram acompanhados por cerca de 10 anos.

Bassini conta que 25% dos casos de divórcio atendidos em seu escritório de advocacia estão relacionados ao consumo abusivo de álcool e drogas por um dos parceiros. Em 80% das ocorrências, o parceiro problemático é o homem. Em situações como essa, a separação acaba em briga judicial.

“Após várias tentativas de curar o cônjuge e internações em clínicas, a mulher acaba desistindo do marido.” Então, entra com o pedido unilateral de divórcio e, muitas vezes, a outra parte nem responde ao processo. “Nessa fase, a pessoa não tem interesse em nada a não ser consumir a bebida", destaca.

Para a psicóloga Vânia Patrícia Teixeira Vianna, da Unidade de Dependência de Drogas (Uded) do Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o alcoolismo é um grande fator de risco para o relacionamento familiar. “Não se pode dizer que ele é o único, mas é um dos elementos que podem levar a desentendimentos e à separação precoce”, explica.

Patrícia acredita que é importante estar atento aos sinais de alerta para o consumo exagerado. Constatados os fatores de risco, o ideal é procurar ajuda de um profissional especializado. Na Uded, é possível participar da triagem para tratamento pelo telefone (11) 5549-2500.

Sinais de alerta

Um desses fatores, isolado, não caracteriza alcoolismo, mas a associação entre eles pode indicar um comportamento de risco:

- A pessoa, que antes bebia só aos finais de semana, passa a beber quase todos os dias;

- Começa a faltar em compromissos por causa da ressaca;

- Desenvolve problemas de saúde potencializados com o uso de álcool, como gastrite ou úlcera;

- Passa a frequentar só lugares com bebidas (por exemplo, deixa de ir a uma festa infantil porque  lá não haverá álcool);

- Faz várias tentativas de beber menos, mas não consegue cumprir suas metas.


Ping Pong com a professora Mary Waldron

Por que estudar a relação entre alcoolismo e casamento?

Poucas pesquisas examinaram o impacto do consumo excessivo de álcool no tempo de casamento. Vários reportam associações entre o consumo precoce com futuro alcoolismo e também com casamento precoce, mas a maioria desses trabalhos não seguiu os indivíduos depois dos 30 anos.

O resultado surpreendeu?

Sim, surpreendeu especialmente os resultados sobre casamentos tardios. Vários trabalhos anteriores haviam reportado associação entre consumo de álcool precoce com casamento ou coabitação precoce.

Há relação entre quantidade de bebida consumida e qualidade do casamento também?

Não examinamos a quantidade ou a frequência da bebida nem a qualidade do casamento. Nossa análise era da relação entre história de vida da dependência do álcool e o tempo das transições matrimoniais.

Fonte: O Estado de São Paulo

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Filho de Michael Douglas terá que testemunhar contra traficantes de drogas
























      Cameron com o pai, Michael Douglas

Michael Douglas venceu sua batalha contra o câncer, mas ainda precisa vencer os problemas do filho, Cameron. Segundo o blogueiro Perez Hilton, o filho do ator foi chamado pela Justiça americana para testemunhar no julgamento de uma dupla de traficantes, os irmãos David e Eduardo Escalera, e pode estar correndo risco.

Os promotores querem que ele fale sobre as vezes em que comprou grandes quantidades de cocaína e crystal meth (metanfetamina) com a dupla em boates.

Fonte: Site EGO

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Cocaína que seria levada para o Ceará é apreendida

Policiais do DOF (Departamento de Operações de Fronteira), com apoio da Polícia Militar de Caarapó, apreenderam na tarde desta terça-feira (18), por volta das 16h30, na rodovia MS-156 na entrada de Caarapó, 31 quilos de cocaína que estavam escondidas em um compartimento no tanque de gasolina de uma Blazer, de cor prata, placas BAC-8989, de Londrina (PR).

O condutor do veículo e proprietário do entorpecente, Luiz Cláudio Salvador, de 42 anos, morador de Londrina, disse ter adquirido a droga em Ponta Porã e que a levaria para Fortaleza (CE), onde cada quilo chega a ser comercializado por até R$ 25 mil. Essa seria sua terceira viagem.

Luiz Cláudio recebeu voz de prisão e foi encaminhado juntamente com a droga apreendida para a Delegacia de Polícia Civil de Caarapó.

Fonte: Jeozadaque Garcia, com DOF - Midiamaxnews

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Oxi, droga mais letal que crack, chega ao Piauí e vicia adolescentes

GAV e Seduc encontraram caso de família inteira com vício em crack. Preocupação agora é com proliferação do oxi.

O Grupo dos Amigos da Vida (GAV) confirmou hoje em entrevista a TV Cidade Verde que a Oxi, a nova droga mais letal que o crack, já chegou em Teresina. Outra novidade presenciada pelo grupo em parceria com a Secretaria Estadual de Educação foi uma pesquisa que constatou a existência de 2.714 crianças dependentes de drogas – crack, maconha, cocaína e a Oxi - em Teresina. A pesquisa foi realizada com pessoas com idades entre 11 e 17 anos.

Segundo o coordenador do GAV, Miranda Neto, a pesquisa também constatou a existência de uma família em que o pai, a mãe, a avó e os filhos de 6, 10 e 11 anos estão todos dependentes de crack.
Os órgãos que cuidam de dependentes em Teresina são os centros comunitários. "Estão todos lotados. Vamos fazer uma reunião na próxima semana para ver uma solução. Precisamos agora partir para o combate. A sociedade culpa os gestores, mas a família precisa abraçar essas crianças, antes que a droga chegue", disse Miranda Neto, em entrevista ao Jornal do Piauí.

A maior preocupação agora, segundo o coordenador, é a chegada da oxi, nova droga mais letal do que o crack. A Polícia Rodoviária Federal alertou, no início do segundo semestre do ano passado, para a chegada da droga no Estado.

O coordenador da Fazenda da Paz, Célio Barbosa, também já afirmou que há muitos dependentes de oxi sendo cuidados no local.

As famílias que quiserem procurar ajuda podem ligar para a sede do GAV, no telefone 3231-3556.

Fonte: Cidade Verde

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Vem ai: Aprofundamento na Espiritualidade da Pastoral da Sobriedade

Acontecerá dia 22/01( Domingo do Senhor), das 08 às 17hs na Cidade de Juazeiro do Norte/CE, um Aprofundamento na Espiritualidade da Pastoral da Sobriedade em comemoração aos quatro anos de existência do Grupo da Pastoral da Sobriedade daquela cidade. O evento vai abranger não só a cidade de Juazeiro mas sim toda a Diocese do Crato. Convite esse feito também as cidades visinhas como Barbalha, Missão Velha entre outras do Cariri cearence.

O Aprofundamento contará com a presença do Coordenador de Formação da Pastoral da Sobriedade Rogério Melo e com os Agentes de Juazeiro.

Esperamos que esse evento venha só a somar com o grande trabalho que já é realizado na Região Sul do Estado.

Agradecemos o apoio do Frei Barbosa e a organização do evento, a Coordenação Diocesana do Crato, Terezinha Siebra.

Maiores informações:


Rogério Melo (85) 8687-9628



"Sobriedade e Paz, só por Hoje, graças a Deus". 

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Governo federal lança o site Enfrentando o Crack

No ar desde o fim de 2010, é parte integrante do "plano que não aconteceu" de acordo com o presidente da CNM.

Derivada da mistura da cocaína com bicarbonato de sódio e água, o crack cada vez mais vem tomando posição de destaque entre as drogas ilícitas. O último relatório sobre a droga em nível nacional, feito em 2005, informava que 0,1% da população havia feito uso dela durante o ano anterior. Desde então, pesquisas isoladas conflitam informações. Mas a estimativa é de que 1,2 milhão de brasileiros sejam consumidores. E, para ajudar no combate à droga, desde o fim de 2010 o governo federal disponibilizou o site Enfrentando o Crack.

O site pretende reunir informações sobre a droga, disseminar o conhecimento e orientar tanto usuários quanto famílias, instituições, profissionais de saúde pública ou quaisquer pessoas interessadas em compreender o assunto em seus diversos aspectos, inclusive psicológico e social. A iniciativa visa também divulgar as melhores práticas de enfrentamento da droga.

De acordo com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), a iniciativa é importante para instruir a população. Mas também serve para fazer um banco com notícias, como a que revela a diminuição de 49,5% no consumo de drogas ilícitas entre estudantes do ensino fundamental e médio. Os resultados são referentes ao país todo, mas até o início de março serão liberados os dados por estado.

A iniciativa do site é parte integrante do Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas, lançado em maio de 2010 pelo então presidente, Luiz Inácio Lula da Silva. O plano recebeu severas críticas do presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, em dezembro de 2010. "É um programa que não aconteceu, praticamente nenhum centavo chegou" afirmou.

Desde o dia 04, já estão disponíveis os resultados dos editais do plano. Eles visam a ampliação do número de leitos a usuários de crack e outras drogas, além da capacitação de profissionais. Serão construídos centros de referência, comunidades terapêuticas e casas de acolhimento transitório com os R$ 410 milhões destinados pelo governo. Ainda não existem datas estimadas para a entrega dos serviços contratados.

Integram o Plano mais de uma dezena de órgãos e instituições do governo federal, poder judiciário e sociedade civil.

Fonte: ABEAD(Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas).

sábado, 15 de janeiro de 2011

Reunião da Coordenação Arquidiocesana da Pastoral da Sobriedade

A Coordenação da Sobriedade Fortaleza convoca todos os Coordenadores Paroquiais para se fazerem presentes na Reunião da Coordenação Arquidiocesana da Pastotal da Sobriedade.

DATA22 de janeiro de 2011 (Sábado) 
HORA: 08:00h
LOCALCentro Pastoral Maria Mãe da Igreja, nº 300 - Centro - Fortaleza.

Contamos com a presença de todos.


Maiores informações: 


ROGÉRIO MELO - 8687-9628.

Coordenação Arquidiocesana.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

SANTO DAIME - Novo tipo de Droga é encontrada no Rio Grande do Sul

Uma mulher acusada de trazer uma droga nova ao Rio Grande do Sul foi presa em Canoas na região metropolitana de Porto Alegre. A psicóloga Lizandra Kolman Marin de 30 anos é investigada por traficar DMT, que é sete vezes mais alucinógeno que o LSD.
A droga é feita de uma planta de origem amazonense,que após ser refinada em laboratórios de São Paulo, estava sendo enviada para o Estado dentro de cartas dos Correios.
Menos de um grama da droga era vendido entre 80 e 100 reais para os consumidores. O delegado Fernando Oliveira aponta que após nove meses de investigação, a apuração continua.
Junto com a mulher, além da droga DMT, foi apreendido LSD, maconha e dinheiro, inclusive dólares.

Fonte: Jornal Eletronico Rondoniaovivo

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Combate às drogas: Ceará tem projetos aprovados por órgãos federais

A Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) e o Ministério da Saúde aprovaram projetos de sete comunidades terapêuticas do Estado. O objetivo principal é a ampliação do número de leitos e serviços destinados aos usuários de crack e outras drogas no País. O Ceará foi o quinto colocado no número de projetos aprovados.

De acordo com o presidente do Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas (Cepod), Hermann Normando, o Ceará contará com mais 123 leitos, para tratar dos usuários de drogas. “Existem hoje 35 leitos disponibilizados pela Secretaria de Saúde do Estado, além das comunidades terapêuticas”, destaca Hermann.

Em todo País foram aprovados 78 projetos provenientes de 12 Estados e do Distrito Federal (DF). Eles serão beneficiados com o apoio financeiro do Governo Federal para utilização de 985 leitos de acolhimento aos usuários de drogas em comunidades terapêuticas de 76 municípios.

O Governo Federal destinou R$ 410 milhões para as ações imediatas previstas no Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas, que serão utilizados na execução dos projetos aprovados. O Plano foi instituído pelo Presidente da República, através do Decreto nº 7.179 de 20 de maio de 2010, para tratar da prevenção, do tratamento e da reinserção social dos usuário de drogas lícitas e
ilícitas. A ideia é estruturar, integrar, articular e ampliar as ações voltadas para dependentes químicos, contemplando a participação dos familiares e a atenção aos públicos vulneráveis como crianças e adolescentes.

Projetos em números em todo País:

Aprovados em todo País - 78
Estados beneficiados - 13
Total de leitos - 985

No Ceará:

Aprovados - 7Total de Leitos - 123

Comunidades Beneficiadas no Estado:

Associação Ágape - 20 leitos
Projeto o Martelo de Jesus - 20 leitos
Obra Social Nossa Senhora da Glória Fazenda Esperança - 20 leitos
Centro Espírita Fé, Esperança e Caridade - 20 leitos
Centro de Recuperação Nova Vida - 20 leitos
Fazenda Esperança  - 20 leitos
Crema - 3 leitos

Fonte: Henrique Silvestre / Joslen Herbster - Assessoria de Imprensa da SSPDS

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Pesquisa mapeia drogas do "Boa Noite Cinderela"

Você está em uma festa, segura um copo de bebida e dança ao som da música. Um estranho se aproxima, coloca um líquido no seu copo e você continua bebendo, sem se dar conta. Então, perde a consciência de seus atos, a capacidade de discernimento, apresenta dificuldade de resistir a ameaças, se sujeita a ordens de estranhos e pode até mesmo apagar. Você foi vítima do golpe conhecido do boa noite, Cinderela.

O objetivo é auxiliar a polícia na identificação das drogas utilizadas no golpe durante investigações de assalto e estupro. O aluno do curso de mestrado em Química da UFABC (Universidade Federal do ABC) Diogo Lima da Silva, 24 anos, realiza desde 2009 estudo que pretende desenvolver um teste rápido de detecção das substâncias em bebidas.

Com orientação da professora Elizabete Campos de Lima, o trabalho mapeou as três principais drogas usadas no golpe: GHB (ácido carboxílico), GBL (um derivado desse ácido) e 1,4-Butanodiol. A diluição é feita em três tipos de bebidas: água, refrigerante e energético.

As drogas foram cedidas pela Polícia Científica de Santo André ou vieram de amostras apreendidas em Mogi das Cruzes. "A eletroforese (processo de separação de substâncias) foi o método que obteve melhores resultados com as drogas quando diluídas em água. O próximo passo é fazer a separação quando a substância está diluída em refrigerante ou energético", destacou Silva.

As drogas utilizadas no boa noite, Cinderela permanecem de uma a duas horas no sangue e 12 horas na urina. "Por isso é importante desenvolver método que auxilie a polícia, permitindo que bebidas suspeitas possam ser analisadas com rapidez", explicou o pesquisador.

Perigo

Para ser vítima do golpe, basta ingerir dois gramas de qualquer uma dessas substâncias. Com 0,7 grama, porém, é possível sentir efeitos semelhantes à ingestão de álcool, como euforia e maior sociabilidade. Por isso, essas drogas são utilizadas também por jovens em raves e casas noturnas, comercializadas como ecstasy líquido.

A quantificação das drogas em amostras apreendidas pode ajudar a polícia a traçar rotas do tráfico. Uma das possíveis utilizações do trabalho desenvolvido na UFABC é determinar a origem das drogas apreendidas, por meio da composição de cada amostra.

O trabalho de Silva foi um dos 12 escolhidos para se apresentar no 2º Encontro Nacional de Química Forense, que ocorreu no início de dezembro em Ribeirão Preto e reuniu os principais pesquisadores da área do Brasil e Exterior, além de peritos federais e estaduais e estudantes.

Não largar copo na mesa ou no balcão ajuda a evitar golpe

Não há estatísticas sobre o boa noite, Cinderela no Grande ABC. A Secretaria de Segurança Pública explicou que o golpe é, geralmente, um meio para cometer delitos como sequestros, roubos, estupro, e por isso cada ocorrência é registrada conforme o crime cometido.

Segundo o especialista em segurança pública Jorge Lordello, há dois grupos básicos de ocorrências relacionadas à prática de dopar as vítimas: com fins econômicos e sexuais. "Há casos em que o criminoso pretende assaltar a vítima, roubar a casa ou o carro. Em outros, os golpistas querem dopar a pessoa para abusar sexualmente".

E o que fazer para se proteger? Para Lordello, a pessoa não deve deixar de se divertir em festas e baladas, mas precisa ficar atenta. "Não se pode abandonar o copo na mesa ou no balcão do bar e depois voltar para pegá-lo. Também é indicado segurar a bebida com uma mão e tampar o bocal com a outra, para evitar que estranhos coloquem alguma substância ali". Aceitar bebidas de outras pessoas, nem pensar.

O especialista alertou ainda que se deve ter cuidado com estranhos nas baladas. "Aceitar ou dar carona pode ser extremamente perigoso. É melhor anotar o telefone ou e-mail e conhecer melhor a pessoa antes de se relacionar", destacou

Fonte: Camila Galvez - DIÁRIO DO GRANDE ABC

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Com chegada do crack, criminalidade explode no Maranhão

Volume de crack apreendido em São Luís aumentou 540% em um ano. Hoje, 80% dos assassinatos têm ligação com tráfico de drogas.

O volume de crack apreendido em São Luís em 2010 aumentou 540% em comparação com o ano de 2009. Segundo a Delegacia de Entorpecentes da capital do Maranhão, em 2010 foram apreendidos 64 quilos da droga. Em 2009, foram 10 quilos. Pesquisas recentes afirmam que, hoje, cerca de 10 mil moradores da cidade são usuários de crack. São Luiz tem cerca de 1 milhão de habitantes. Portanto, o número de usuários de crack chegaria a 1% da população.

Segundo o titular da Delegacia de Entorpecentes de São Luís, Cláudio Mendes, o aumento expressivo da quantidade de droga apreendida reflete uma mudança de comportamento dos traficantes da capital maranhense. “Antes, a preferência era pela maconha. Mas, agora, muitos traficantes passaram a adotar o crack como principal fonte de renda”, declarou o delegado. “É um fenômeno que acontece em praticamente todo o país. No Maranhão, essa tendência acentuou-se a partir do ano passado”, complementou Mendes. Pelas investigações da Polícia Civil do Maranhão, a maior parte do crack que chega à capital maranhense vem por terra, por meio da BR-222, que cruza cidades como Imperatriz e Santa Inês. A droga, pelos dados da polícia, normalmente chega a São Luís por estados como Mato Grosso e Tocantins.

Mudança

A invasão do crack em São Luís não somente trouxe um novo tipo de traficantes como também mudou o comportamento da violência urbana da capital maranhense. Os homicídios são mais violentos e a maioria deles tem ligação direta com o tráfico de drogas.

Dados do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) de São Luís indicam que 80% dos assassinatos na capital têm ligação com o tráfico de drogas. Somente em 2010, foram registrados 498 homicídios em São Luís, uma média de 1,3 assassinatos diariamente. Esse número é 46% superior à quantidade de homicídios registrada em 2006. “Combater o tráfico de drogas é essencial para se reduzir os homicídios. Essa é uma realidade em todo o Brasil”, finaliza o secretário de Segurança do Maranhão, Aluísio Mendes.

O psiquiatra Ruy Palhano, especialista no tratamento da droga, afirma que essa mudança no perfil do usuário de droga não se reflete apenas nas estatísticas da Secretaria de Segurança do Estado. “Até cinco anos atrás, a maior clientela de dependentes era predominantemente de viciados em álcool. Hoje, nós temos entre 30% e 35% de dependentes do crack”, assinalou o especialista.

Fonte: ÚLTIMO SEGUNDO Brasil

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Drogas batizadas contêm veneno de rato e até massa de pão de queijo

Análise feita pelo Instituto de Criminalística (IC) mostra substâncias utilizadas pelo tráfico.

Água de bateria, veneno de rato, remédio para emagrecer e até massa de pão de queijo. Essas são algumas das substâncias presentes na fórmula da cocaína e do crack vendidos hoje no país. A revelação é de peritos criminais do Instituto de Criminalística (IC) de Campinas, que analisam amostras de droga apreendidas pela polícia. Para aumentar o lucro, os traficantes utilizam diferentes ingredientes. Cocaína pura é quase uma raridade. Em uma amostra de cem gramas, por exemplo, 40 por cento tem cocaína e 60 por cento outras misturas que, às vezes, nem os próprios peritos sabem dizer o que é.

Os exames no IC são realizados para indicar se a substância apreendida pela polícia é mesmo ilícita ou não. Mas o que os peritos perceberam, embora não fosse essa a finalidade, é a crescente mistura de vários produtos as drogas.

O crack é a substância mais alterada, com 15 a 20 produtos adicionais. A lista inclui anestésicos e estimulantes, além de produtos para aumentar o volume, como fermento, ácido bórico e sabão em pó. Algumas pedras são coloridas, mas a polícia ainda não sabe o porquê do uso de corantes.


Fonte: ABEAD(Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas).

sábado, 8 de janeiro de 2011

Polícia destrói 20 mil pés de maconha

Quadrilha era composta pelo pai e mais cinco filhos, que cultivavam a planta.



















A Polícia Militar encontrou uma plantação de maconha na comunidade do Cacoal, próxima ao município de Bragança, no Pará, nesta sexta-feira (7). Cerca de 20 mil pés da planta foram destruídos e encaminhados para o centro integrado de policiamento da região.

Quatro pessoas foram presas na operação, todas de uma mesma família. De acordo com a polícia, a quadrilha era composta pelo pai e mais cinco filhos, que plantavam a erva para consumo e venda.

Segundo a polícia, essa foi a maior apreensão dos últimos cinco anos no nordeste do Pará. Além dos pés de maconha em tamanho pequeno e grande, a polícia também encontrou duas espingardas, chumbo para abastecer a arma, duas motos com a placa raspada, cinco bicicletas e uma balança de precisão.

Todo o material apreendido foi levado para o comando da Polícia Militar no município.

Fonte: R7

EUA: usuários dizem que remédio antifumo induz ao suicídio

A Pfizer enfrenta nos Estados Unidos centenas de ações na justiça de usuários do Champix, que afirmam que o remédio para deixar de fumar provoca depressão e tendência suicida, informaram advogados nesta quinta-feira. A vareniclina, autorizada em quase 90 países e usada por cerca de sete milhões de americanos, é alvo de ações na justiça desde o início do ano por fumantes que tentam abandonar o vício.

Um juiz federal do Estado de Alabama analisa o grande número de ações contra a Pfizer apresentadas por familiares ou antigos usuários do Champix. O promotor Ernest Cory acusou a Pfizer de negligência por introduzir o Champix no mercado americano em 2006, baseado em queixas de usuários sobre "problemas neuropsicológicos", incluindo "suicídios, tentativas de suicídio, desmaios e crises de depressão".
Segundo Cory, mais de 100 usuários do Champix cometeram suicídio e a Pfizer corre o risco de enfrentar cerca de mil ações na justiça, a maior parte ligada a suicídio ou tentativa.

Victoria Davis, porta-voz da Pfizer, rejeitou as acusações e garantiu que o laboratório "age com responsabilidade
(...). Champix é um tratamento eficiente para numerosos fumantes que querem parar e vamos defender este medicamento útil". "Não existem provas científicas de que o Champix tenha provocado os acidentes neurológicos informados" nas ações judiciais.

Fonte: PORTAL TERRA

Sociedade Vs Drogas

A dura realidade de um povo que não sabe onde buscar apoio para resolver um dos maiores problemas de todos os tempos. Drogas - A cada dia a discussão sobre o assunto se torna mais intensa e necessária na busca por uma sociedade mais segura e com qualidade de vida. Há anos nossos esforços em combater o avanço acelerado desse mal, não têm dado resultados satisfatórios. Continuamos reféns da violência causada pelos bandidos que controlam a venda de todo o tipo de entorpecente que circula em nosso país.

Mostra do incontrolável avanço das drogas está no interior do estado de São Paulo, um dos que mais sofre com os problemas causados pelo tráfico. O poder público se mostra incapaz em enfrentar o maior problema do Brasil. A má vontade de muitos políticos, que insistem em dizer que o problema é mais da família que da sociedade como um todo, facilita o avanço da violência urbana.

Sabe-se que o Crack, a droga de maior efeito destrutivo, está presente em 98% dos municípios brasileiros e está intimamente ligado ao crescimento da violência. No mundo o número de vítimas das drogas chega a 200 mil anuais. 5% da população do planeta, entre os 15 e 64 anos são usuários de drogas ilícitas.


As mortes provocadas pelo crack no Brasil na maioria estão mais ligadas à degradação social do que pelo efeito destrutivo da droga no organismo. 60% dos dependentes morreram assassinados, compondo um índice oito vezes superior à taxa geral de mortes na cidade de São Paulo e sem paralelo com outros entorpecentes.

A situação é extremamente delicada e pede ações imediatas, para que tantas famílias não continuem a ser vitimas diretas ou indiretas desse mal e isso cabe não só a sociedade, mas aos nossos governantes que necessitam juntos abrir os olhos e mudar a dura realidade desse país. Estamos todos juntos nessa incansável luta em favor das pessoas de bem e que almejam simplesmente um futuro melhor.


Fonte: By Vanderson Freizer, Almir Oliveira e Victor Valentim - Grupo UN.

Sabesp: embalagens de droga e brinquedos são jogados na privada



Embalagens de iogurte e brinquedos estão entre os itens encontrados no esgoto.

Embalagens para comércio de cocaína, brinquedos, preservativos e pontas de cigarros são alguns dos muitos itens que não deveriam estar na rede de esgoto de São Paulo, mas foram encontrados em uma estação de tratamento da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). De acordo com um levantamento feito pela primeira vez pela empresa, mais de 8 t de lixo foram retirados das grades da estação ABC, na divisa da capital paulista com São Caetano.

Os objetos foram recolhidos no segundo semestre de 2010, após períodos mais secos, para evitar a interferência do lixo das ruas que pode ser levado pela água da chuva até a rede de esgoto descoberta. Segundo o assessor de Meio Ambiente da presidência da Sabesp, Marcelo Morgado, o lixo danifica as grades que separam os objetos da água na chegada ao tratamento.

Na estação ABC, há três grades: uma grossa, com 10 cm de distância entre as lâminas; uma média, com 2,5 cm entre as lâminas; e uma fina, com 7 mm de distância. De acordo com Morgado, a maior quantidade de resíduos é retirada da grade fina. Entre os itens mais encontrados estão pontas de cigarros, cabelos, pelos de animais e fio dental. Nas demais grades, ficam retidos as embalagens plásticas e brinquedos, preservativos, absorventes, esponjas, bisnagas de pasta de dente, lâminas de barbear e até mesmo óleo de cozinha, que endurece e forma blocos.

Com os resultados, que foram apresentados em um seminário em São Paulo em novembro, a empresa quer ampliar suas ações de educação ambiental. Para Morgado, é importante esclarecer às crianças e ao público adulto o que pode e o que não pode ser descartado pela rede de esgoto e quais são as consequências do descarte incorreto para o processo de tratamento da água. Além de danificar o sistema e causar poluição, jogar objetos no vaso sanitário faz o consumidor gastar mais água, já que é necessário acionar a descarga mais de uma vez para que alguns objetos menos densos ou muito grandes entrem na rede.

Fonte: PORTAL TERRA.

Alagoas ganhará Casa de Acolhimento para dependentes químicos

Unidade será construída em Maceió e tem o objetivo de oferecer cuidado integral em saúde para os usuários de crack e outras drogas.Segundo Berto Gonçalo, com a Casa de Acolhimento os dependentes químicos contarão com um projeto terapêutico individualizado

O estado de Alagoas será contemplado pelo Ministério da Saúde (MS) com a primeira Casa de Acolhimento Transitório para Dependentes Químicos. A unidade, que tem o objetivo de oferecer cuidado integral em saúde para os usuários de crack e outras drogas, será construída em Maceió e terá a supervisão da Gerência de Saúde Mental da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).Para isso, o MS irá repassar para Alagoas R$ 120 mil e, mensalmente, serão enviados R$ 24 mil para custeio, totalizando R$ 468 mil por ano, segundo especificação do Programa Nacional de Saúde Mental, conforme o Decreto 7.179 de 20 de maio de 2010. A Casa de Acolhimento Transitório para Dependentes Químicos deve contar com 20 leitos. Lá, cada paciente deverá permanecer por um período mínimo de 40 dias, dependendo do projeto terapêutico.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Toledo, a família neste contexto é chamada a participar do tratamento. "Independente do caso, a abordagem familiar é parte integrante e indispensável no tratamento, torna-se necessária uma comunicação clara, na busca por soluções satisfatórias para todos; é desta forma que se recuperam valores perdidos e se ajuda o dependente químico" comentou.

Com esta ação, completa o gerente de Saúde Mental da Sesau, Berto Gonçalo, os dependentes químicos contarão com um projeto terapêutico individualizado. O grande benefício é que ele atuará em conjunto com os Centros de Atenção Psicossocial (Caps), em articulação com a Atenção Básica e com dispositivos interssetoriais, a exemplo da Saúde, Assistência Social, Direitos Humanos, Justiça e Educação, explicou.

Ainda de acordo Berto Gonçalo, Maceió foi escolhido para abrigar a Casa de Acolhimento Transitório para Dependentes Químicos porque possui uma população superior a 250 mil habitantes. Este foi o pontapé inicial, mas iremos trabalhar para conseguir aprovar novas unidades para Alagoas, já que a problemática da dependência química no Estado é muito grande e necessita ser enfrentada, evidenciou o gerente de Saúde Mental da Sesau.

Serviços

Entre os serviços disponibilizados na Casa de Acolhimento Transitório para Dependentes Químicos, os usuários irão contar com atividades lúdicas, a exemplo de esportes, dança e música. Por meio destas atividades, a reinserção social do dependente químico é assegurada, porque nas unidades serão promovidas diversas atividades para os pacientes, explicou Berto Gonçalo.

Fonte: ABEAD(Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas).

Cientistas chilenos desenvolvem vacina contra alcoolismo

Imunização utiliza mutação genética presente em 20% dos asiáticos. Rejeição forte faz com que as pessoas evitem o consumo da bebida.

Cientistas chilenos trabalham no desenvolvimento da primeira vacina contra o alcoolismo, baseada em uma mutação genética presente em 20% da população asiática. São pessoas que, de forma natural, sofrem consequências severas após o consumo de álcool, o que inibe o vício, segundo o médico coordenador do projeto.

Estas populações não têm um gene que produz a enzima aldeído desidrogenase, que metaboliza o álcool no organismo. Sem essa enzima, ao beber "ocorre uma reação tão forte que as pessoas não tomam o álcool", explicou o médico da Universidade do Chile, Juan Asenjo, chefe dos pesquisadores, à rádio Cooperativa.

A vacina, portanto, aumentaria os enjoos, a sensação de náusea e a vasodilatação nos viciados. "Com a vacina, a vontade de beber será muito pequena devido às reações que terá", disse o médico.

O princípio já foi testado com sucesso em ratos alcoólatras, nos quais o consumo do álcool diminuiu em 50%. "A ideia é que nos seres humanos o consumo de álcool diminua entre 90 e 95%", acrescentou.

A vacina consiste em induzir a mutação nas células do fígado através de um vírus que transmite esta informação genética. Atua sob o mesmo princípio sobre o qual são elaborados os parches e remédios utilizados para controlar o vício em álcool, mas sua eficácia seria maior porque, diferentemente das fórmulas anteriores, não depende da vontade imediata do paciente e tem menos efeitos colaterais.

"A vacina é específica para as células do fígado. Os emplastros afetam todas as células e têm muitos efeitos colaterais", explicou Asenjo.

Após demonstrar seu princípio ativo, os cientistas trabalham agora para cultivar as células necessárias para produzir o vírus em reatores e em grandes quantidades. Depois vem a fase de otimizar a produção, purificar o vírus e a aprovação por parte de diferentes comitês de ética e institutos de saúde pública.

"Durante este ano será feita a produção em grande escala e depois serão realizados testes em animais para determinar a dose. Posteriormente, em 2012, serão realizados testes clínicos de fase 1 em humanos", explicou Asenjo.

Se os resultados em humanos forem bem-sucedidos, bastaria que o paciente tomasse a vacina uma vez por mês para começar a sentir os sintomas por um período prolongado, o que desestimularia o vício.

O alcoolismo é o principal fator de risco de doenças entre os chilenos e gera acidentes de trânsito, cirrose e depressões, que são as principais causas de morte no Chile, segundo um estudo oficial divulgado em setembro de 2008.

Fonte: G1

Maços de cigarro devem receber mensagens de alerta

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) colocou em consulta pública uma resolução que proíbe a exposição de embalagens de cigarros em pontos de venda, exceto em tabacarias. O texto prevê mudanças também na embalagem, reforçando as frases de advertência. Além das mensagens que já existem, estampadas no verso dos produtos, a Anvisa pretende incluir, na frente das caixas, a frase: "Tabagismo é doença. Você tem direito a tratamento - DisqueSaúde 0800 61 1997".

A proposta do texto da resolução ficará em consulta pública até 31 de março. Passado esse período, o texto poderá sofrer ajustes. Para a diretora executiva da Aliança de Controle do Tabagismo (Actbr), Paula Johns, a medida pode representar um fim da estratégia adotada pela indústria de cigarro para driblar a proibição da propaganda.

- Atualmente, mesmo em locais permitidos, a indústria prefere colocar pilhas de embalagens de forma que apenas a marca do cigarro fique aparente.Com essa manobra, as empresas deixam de usar os cartazes de publicidade, que, obrigatoriamente, trazem mensagens de advertências.

O aumento do espaço de frases de alerta - incluindo as mensagens na frente dos produtos - pode representar um baque para a indústria do tabaco. Especialistas em prevenção do tabagismo dizem que, durante anos, fabricantes usaram as embalagens como um instrumento de propaganda. Com frases de advertência, sobretudo acompanhadas de imagens impactantes sobre malefícios do cigarro, as embalagens acabam perdendo essa função.

Em menos de dois meses, essa é a segunda medida que a Anvisa coloca em consulta pública sobre cigarro. A outra proposta prevê a proibição da adição de produtos ao tabaco, como aromatizantes.

Fonte: OLHAR DIRETO ONLINE.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Pesquisadores inventaram vacina que bloqueia o prazer causado pela cocaína

Uma nova vacina testada nos EUA provou ser eficaz para combater o prazer causado pela cocaína. Em pesquisa financiada pelo Instituto Nacional sobre Abuso de Drogas (Nida) dos EUA, cientistas combinaram pedaços de um vírus causador do resfriado e partículas que imitam cocaína, criando um composto que induz o sistema imunológico a combater o princípio da droga antes que ele chegue ao cérebro.

No estudo, divulgado ontem na revista científica "Molecular Therapy", os pesquisadores usaram ratos como cobaias. Nesses animais, o efeito da vacina durou 13 semanas.

"Nossos dados mostram que podemos proteger ratos dos efeitos da cocaína, e achamos que o mesmo procedimento pode ser promissor para tratar a dependência de cocaína em humanos", diz o líder da pesquisa, Ronald G. Crystal, da faculdade de Medicina Weill Cornell, nos EUA.

Segundo o médico, hoje não há vacinas contra nenhum tipo de dependência química nos EUA. Ele ressalta que existem outras tentativas de criar uma vacina contra a cocaína, mas esta é a primeira vez que se consegue algo que não exija caras e múltiplas aplicações, fazendo com que seja simples o caminho para o próximo passo: testar o medicamento em humanos.

A esperança dos pesquisadores é de que a vacina seja eficaz para quem já é viciado em cocaína e esteja tentando parar de usá-la. "A vacina pode ajudá-los a parar esse hábito. Se eles usarem cocaína, uma resposta imunológica vai destruir a droga antes que ela alcance o centro de prazer do cérebro", diz o pesquisador.

Fonte: O Estado do Maranhão

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Espanhol é preso ao tentar transportar cocaína de Fortaleza para Guiné-Bissau

Na bagagem do passageiro foram encontradas peças de roupa embaladas a vácuo em sacos plásticos contendo cocaína "engomada", com peso bruto de 11,6kg

Um cozinheiro espanhol foi preso em flagrante, no Aeroporto Internacional Pinto Martins, portando cocaína oriunda de São Paulo, com destino a Bissau - capital de Guiné-Bissau, no continente africano. A prisão foi efetuada por agentes da Delegacia de Repressão a Entorpecentes de Fortaleza.
Na fiscalização feita na bagagem despachada pelo passageiro, de 44 anos, foram encontradas peças de roupa embaladas a vácuo em sacos plásticos contendo cocaína "engomada", com peso bruto de 11,6kg.

Após receber voz de prisão, o acusado se sentiu mal e foi encaminhado ao Instituto Doutor José Frota (IJF), no Centro da Capital, para ser medicado. Depois de receber alta, o homem foi interrogado e declarou que receberia 5 mil euros pelo transporte da droga.

O preso foi indiciado por tráfico internacional de drogas, cuja pena varia de cinco a 15 anos, podendo ser acrescida de 1/6 até 2/3. Ele está recolhido na Superintendência da Polícia Federal à disposição da Justiça Federal.

Fonte: O POVO online

Mulheres são mais propensas a beberem em resposta a emoções negativas

Resultados de pesquisa mostraram que beber demais é mais prejudicial para as mulheres, fisica e psicologicamente.

Um novo estudo realizado por pesquisadores da Rutgers, nos Estados Unidos, revelou que as mulheres são mais propensas do que os homens a beberem em resposta à frustração ou mágoa.Um crescente corpo de pesquisa mostra que beber demais é mais prejudicial para as mulheres do que para os homens, fisicamente e psicologicamente.

" As mulheres metabolizam o álcool de maneira diferente dos homens, mas as diferenças não param por aí" , disse a pesquisadora Elizabeth Epstein. As mulheres são mais propensas que os homens a beber em resposta às "emoções negativas", como sentimentos de frustração ou mágoa. Eles são mais propensos a beber sozinhos. Eles são menos propensos a procurar tratamento. E eles tendem a sentir mais vergonha de seu problema. A maioria das mulheres, em algum momento, esconde o seu grau de bebida, e sentem que têm de esconder e mentir. Isso é um fardo terrível para as pessoas suportarem."


Quando as mulheres obtem ajuda, as suas motivações variam. "Talvez elas sintam que fizeram algo tolo em uma muitas festas. Talvez eles sintam uma dor e fiquem com medo, ou vão ao médico e descobrem que as enzimas hepáticas estão elevadas. Talvez um dos cônjuges tenha feito um comentário sobre encontrar um monte de garrafas de vinho vazias na lixeira", disse Epstein.

A boa notícia é que o conhecimento sobre o tratamento eficaz está crescendo. Antes de 1995, quase todas as pesquisas de tratamento de alcoolismo focavam em homens. Desde então, os pesquisadores começaram a examinar se as mulheres se beneficiam de abordagens únicas.
Segundo Epstein, agora é claro que as mulheres se beneficiam de grupos de gênero único, o tratamento de problemas como depressão ou ansiedade, e tratamento adequado em torno de preocupações específicas biológicas e emocionais do sexo feminino.

Os Alcoólicos Anônimos (AA) tem desenvolvido reuniões só de mulheres e o AA funciona para aproximadamente 40 % das pessoas que frequentam. "Para os outros 60% há outras alternativas, como a terapia cognitiva-comportamental e prevenção de recaída", disse ela. Epstein aconselha as mulheres a se absterem da bebida, a fim de compreender o impacto que o álcool tem nas suas vidas. Algumas mulheres podem realmente aprender a se tornarem "bebedores sociais", mas ela aconselha as outros - com um problema com álcool no passado, a pararem.


Fonte: isaúde.net

Estudo confirma associação entre cigarro na gravidez e o risco de aborto

Embora as mulheres sejam aconselhadas a parar de fumar antes de engravidarem, muitas permanecem fumando na gestação, colocando em risco a saúde do bebê. Nessa linha, um novo estudo realizado no Japão com 1,3 mil mulheres que já passaram pela gravidez aponta que fumar excessivamente no início da gestação pode mais que dobrar os riscos de sofrer um aborto no primeiro trimestre de gravidez. Além disso, segundo os autores, o tabagismo é associado ao parto prematuro e ao baixo peso do bebê ao nascer.

Publicado na edição de dezembro da revista Human Reproduction, o estudo da Universidade de Osaka mostrou que, entre as 430 mulheres que sofreram um aborto no primeiro trimestre de gestação, 7% fumava pelo menos 20 cigarros por dia; contra apenas 4% das mulheres que tiveram seu bebê normalmente. De acordo com os autores, isso significa que aquelas que fumavam muito na gestação tinham mais de duas vezes mais chances de sofrerem um aborto, comparadas às grávidas não fumantes.

Os pesquisadores destacam que a maioria dos abortos ocorre nas primeiras oito semanas de gestação e, principalmente, por causa de uma variedade de anormalidades genéticas que não podem ser evitadas. Entretanto, certos hábitos podem estar associados com um aumento do risco de morte do feto, incluindo o consumo de álcool em excesso, uso de drogas e o tabagismo.

Embora os resultados do novo estudo não comprovem que o cigarro seja a razão principal para o aumento do risco de aborto, os pesquisadores destacam que essa relação permaneceu significativa quando foram considerados os hábitos de consumo de álcool das voluntárias e seu histórico de abortos anteriores. Por isso, o estudo fortalece as recomendações para que as mulheres abandonem o cigarro enquanto estão tentando engravidar, ou imediatamente quando descobrem que estão esperando um filho.

Fonte: Revista Human Reproduction

Uma noite sem bebida alcoólica

Conselho Municipal Sobre Drogas de Franca promove campanha "Balada de Boa".

"Balada de Boa - Uma noite sem bebida alcoólica".
O Conselho Municipal Antidrogas de Franca promove, no próximo dia 12, uma campanha de conscientização para o consumo moderado de álcool na cidade. A iniciativa pretende mostrar aos moradores de Franca que é possível se divertir sem o consumo desse tipo de bebida.

O evento acontece no período noturno em um estabelecimento, localizado na rotatória da Avenida Champagnat. Toda a população pode participar. A entrada no local será gratuita.

Membros do Conselho Antidrogras estarão no local para passar informações e orientações às pessoas que forem ao evento.

Panfletos educativos serão distribuídos ao público presente.

O presidente do conselho, Aurélio Luís da Silva informou que o álcool é a droga lícita mais consumida no país e a terceira maior causa de mortalidade no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

"Pretendemos promover uma reflexão sobre o consumo exagerado de bebidas alcoólicas e também fazer as pessoas repensarem o conceito de que para se divertir é preciso beber. Nós entendemos que a bebida é uma opção é não uma prerrogativa para diversão. O que as pessoas têm que entender é que a bebida causa dependência e, consequentemente, danos à saúde e sociais".

Atualmente, 14 membros fazem parte do Conselho Municipal e estes se reúnem na última sexta-feira de cada mês, no auditório "Fábio de Salles Meirelles", no Parque Fernando Costa.

O Conselho tem o papel de levar conhecimento, promover discussões e promover ações para o combate ao uso de drogas.

Comercialização

A venda de bebidas alcoólicas representa, em média, boa parte do faturamento das lojas de conveniência. No entanto, sua comercialização neste tipo de estabelecimento é alvo de grandes controvérsias.

Muitas cidades criaram leis próprias para desestimular a venda de bebidas alcoólicas em lojas de conveniência com a justificativa de que a maior parte de seus consumidores é motorista e, consequentemente, bebida com direção não combinam.

No entanto, a restrição de vendas de bebidas alcoólicas pelos postos e lojas de conveniência não resolve o problema de embriaguez na direção. Afinal, é possível consumir bebidas alcoólicas em qualquer outro local, como bares e restaurantes, e depois sair dirigindo.

Atribuir a responsabilidade por este tipo de problema aos postos e lojas de conveniência é, no mínimo, ter uma visão estreita desta situação. Dados de uma pesquisa realizada pelo Instituto Ibope em 2005, demonstram que apenas 1% do consumidor que compra bebida alcoólica em lojas de conveniência bebe no local.

Já as margens de vendas de cigarros são baixas, girando em torno de 9%, mas o produto é um chamariz para que o cliente entre na loja e acabe comprando mais, segundo pesquisa. Além disso, é preciso que o estabelecimento comercial tenha responsabilidade ao vender o produto, que é proibido para menores de 18 anos.

Fonte: ABEAD(Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas).

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Drogas batizadas contêm veneno de rato e até massa de pão de queijo

Análise feita pelo Instituto de Criminalística (IC) mostra substâncias utilizadas pelo tráfico.

Água de bateria, veneno de rato, remédio para emagrecer e até massa de pão de queijo. Essas são algumas das substâncias presentes na fórmula da cocaína e do crack vendidos hoje no país. A revelação é de peritos criminais do Instituto de Criminalística (IC) de Campinas, que analisam amostras de droga apreendidas pela polícia.

Para aumentar o lucro, os traficantes utilizam diferentes ingredientes. Cocaína pura é quase uma raridade. Em uma amostra de cem gramas, por exemplo, 40 por cento tem cocaína e 60 por cento outras misturas que, às vezes, nem os próprios peritos sabem dizer o que é.


Os exames no IC são realizados para indicar se a substância apreendida pela polícia é mesmo ilícita ou não. Mas o que os peritos perceberam, embora não fosse essa a finalidade, é a crescente mistura de vários produtos as drogas.


O crack é a substância mais alterada, com 15 a 20 produtos adicionais. A lista inclui anestésicos e estimulantes, além de produtos para aumentar o volume, como fermento, ácido bórico e sabão em pó. Algumas pedras são coloridas, mas a polícia ainda não sabe o porquê do uso de corantes.


Fonte: ABEAD(Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas).

Tendência ao alcoolismo aumenta risco de obesidade

Pessoas com histórico familiar de alcoolismo compensam o impulso de beber comendo alimentos calóricos, segundo pesquisa da Universidade de Washington (EUA).

Como o alcoolismo e a compulsão por comida estimulam as mesmas áreas do cérebro, quem tem tendência a beber pode substituir o álcool por junk food.Isso vale especialmente para mulheres, dizem os médicos, que publicaram a pesquisa na revista "Archives of General Psychiatry".

"Muito do que comemos hoje tem mais calorias do que os alimentos dos anos 70 e 80, e contém certos tipos de calorias em especial uma combinação de açúcar, sal e gordura que estimulam mais os centros de recompensa do cérebro", afirmou Richard Grucza, médico que participou do estudo.

A equipe de Grucza comparou a evolução dos vícios e da obesidade em pesquisas nacionais feitas nos EUA em 1991 e 1992 e em 2001 e 2002, envolvendo quase 80 mil pessoas.

Eles descobriram que em 2001 e 2002 mulheres com histórico familiar de alcoolismo tinham 49% mais risco de serem obesas do que pessoas livres dessa tendência. O mesmo foi observado nos homens, em um grau menor.

Grucza afirma que o estudo sugere que o alcoolismo e a obesidade têm uma hereditariedade cruzada, assim como acontece com alcoolismo e dependência química. Isso pode ser atribuído a mudanças ambientais, como o aumento do consumo de junk food.

O estudo se soma a um conjunto de evidências que liga o abuso do álcool à obesidade entre as mulheres.
A compulsão por comida ligada ao alcoolismo pode ajudar a explicar os índices crescentes de obesidade nos EUA, que dobraram de 15% da população no fim dos anos 70 para 33% em 2004.

Laboratórios estão atentos a essa ligação para formular novos remédios emagrecedores.
Em dezembro, uma nova droga chamada Contrave recebeu apoio de um grupo de conselheiros do governo americano. Ela combina uma substância usada para combater alcoolismo e dependência química com um antidepressivo. O objetivo da droga é controlar compulsão, apetite e aumentar o metabolismo.


Se for aprovada pela FDA (agência americana que regula remédios e alimentos), o Contrave será o primeiro remédio contra obesidade a ser aprovado depois de uma década sem novos medicamentos contra o problema.

Fonte: ABEAD(Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...