quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Após decisões conflitantes STJ suspende processos por bebida ao volante

Estão suspensos no STJ (Superior Tribunal de Justiça) todos os processos que questionavam provas contra motoristas acusados de dirigirem bêbados.

A medida foi adotada após duas decisões opostas terem sido tomadas por duas turmas do próprio tribunal.
A 6ª turma decidiu, em outubro, trancar uma ação penal contra um motorista de São Paulo que se recusou a se submeter ao bafômetro, impedindo a prova da violação da lei. Como a Lei Seca determina uma quantidade específica de álcool para caracterizar o crime (seis decigramas de álcool por litro de ar expelido dos pulmões), o teste foi considerado imprescindível.

Já em dezembro, a 5ª turma do STJ, com outra composição de ministros, decidiu o contrário e negou habeas corpus a um motorista do Rio Grande do Sul que se recusou a passar pelo bafômetro, mas teve a embriaguez constatada em exame clínico.

Para uniformizar o entendimento, o STJ decidiu que caberá agora à 3ª seção, que tem ministros das duas turmas, decidir sobre o tema, em um caso específico no Distrito Federal com data ainda indefinida.

Para o advogado e consultor Luis Henrique de Araújo, a notícia de suspender os processos não agrada à sociedade e mais grave do que isso expõe falta de preparo para uma nova lei. "Notem, que nossos legisladores acabam por criar normas, sem fechar todo o cerco jurídico que envolve a conduta cotidiana do cidadão, e deixa a descoberta certos fatos sociais, e que os magistrados são obrigados a julgarem nos termos da escrita da lei, colocando a sociedade na maioria das vezes, em descrédito com a justiça", analisa.

Para Araújo o Judiciário suspendeu os julgamentos por cautela. "Foi para pacificar os julgamentos. E tenho certeza que esta decisão foi para proteger a sociedade. Pois certo estou, que muitos sociólogos de plantão, irão criticar esta posição agora, afirmando que é um absurdo. Mas, aguardemos, para ver o que acontece", conclui.


Fonte: ABEAD(Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...